Associação de Plastimodelismo do Rio de Janeiro
Evento 2018, inscrições abertas
Escrito por APRJ   
Sáb, 21 de Julho de 2018 00:00

cartaz 2018 c jpeg

 

 

 

Inscrições abertas, clique aqui

 

Data do evento confirmada, 21 e 22 de Julho de 2018, no Salão Nobre do Tijuca Tenis Clube

 

O tema para o Salão 2018 será Alemanha

 

As temáticas secundárias já estão definidas:

1- Aviação Militar:

- Aviões de fabricação alemã, a hélice, com marcações de outros países
- Aviões a jato de fabricação estrangeira com marcações alemãs.

2- Aviação Civil:

- Aviões a jato fabricação estrangeira com marcações de empresas aéreas da Alemanha
- Aviões a hélice de fabricação alemã com marcações estrangeiras

3- Militaria:

- Veículos/blindados de fabricação alemã pós 1945 com marcações de outros países
- Veículos/blindados de fabricação alemã anteriores a 1945 (nclusive) com marcações estrangeiras

4) Figuras/Vinhetas:

- Guerreiro de Tribos Germânicas
- Melhor figura do exército de Frederico, o Grande, da Prússia

5- Navios:

- Navios ingleses envolvidos na "Caça ao Bismarck".

6- Diorama:

- Veículos alemães em forças internacionais. (Kfor, Ifor, ISAF e etc.)
- Guerra do Deserto : Equipamentos alemães, capturados por outras naçãoes.

7- Ficção:

- Melhor Maschinen Krieger

8- Carros:

- Melhor carro de Fórmula I estrangeiro dirigido por piloto alemão
- Melhor carro de competição estrangeiro dirigido por piloto alemão

Prêmios especiais:

Melhor Luft46
Melhor Panzer46

100 anos do fim da primeira guerra;

- Melhor avião da primeira guerra
- Melhor tanque da primeira guerra
- Melhor navio da primeira guerra
- Melhor figura da primeira guerra
- Melhor diorama da primeira guerra.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Posters eduArt
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 17 de Maio de 2018 00:10

CAPA2

 

Aproveitando as belas ilustrações que usa em suas caixas, a Eduard disponibiliza para compra estas imagens ampliadas em posters que podem ser comprados individualmente. Recebemos estas belas ilustrações feitas por Katerina Borecki, Piotr Forkasievcz e Adam Toobi respectivamente para as caixas do He-280 (8068-ART), Spitfire HF MK. VIII (70128-ART)e para o Fw 190 A-5 (82143-ART). Cada ilustração vem numa caixa de papelão resistente e protegia dos dois lados por uma folha branca para evitar qualquer dano no transporte. O papel é de ótima qualidade e a impressão muito bem feita sem qualquer falha.

 

p1

 

Um exemplo de como fica um destes posters depois de emoldurado.

exemplo

 

São ilustrações muito bonitas e de ótima qualidade, ideais para decorar as paredes de quem gosta de tipo de desenho. Para aqueles que sempre gostaram de recortar a tampa das caixas, para fazer um poster, agora tem uma nova opção de excelente qualidade. Existem outras ilustrações disponíveis para compra no site da Eduard.

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
 
 
 
 
 
 
 
Ak Real Colors
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 12 de Junho de 2018 22:23

capa

AK Real Colors

A AK lançou uma nova linha de tintas para militaria, totalmente diferente do que tinha no catálogo até agora e com um enorme gama de cores, são um total de 114 opções incluindo os vernizes e as tintas translucidas. . Não só a formulação das tintas é diferente, mas as próprias cores foram desenvolvidas por um grupo de especialistas no assunto.

A tinta

A nova linha é uma laca acrílica, quem conhece as tintas Tamiya a Gunze não vai sentir dificuldade com esta nova fórmula. A tinta vem em potes de 10 ml, podendo ser compradas avulsas ou em jogos de 3 ou 4 cores agrupadas por assuntos específicos. No rotulo encontramos a descrição da cor, o código da Ak e o código da tabela oficial equivalente, RAL, FS, BSC e etc. As cores foram desenvolvidas por um time de 4 especialistas, cada um com conhecimento em um dos principais ramos da militaria. O resultado deste estudo está em um livro, editado pela própria AK.

vidro (1)

 

tintas (1)

 

 

Quem abrir o pote vai de imediato identificar o cheio bastante característico deste tipo de tinta, neste caso muito parecido com o da Gunze. Segundo a Ak as vantagens desta nova fórmula são:

  1. Facilidade na aplicação com o aerógrafo dando grande fluidez e com propriedades auto nivelantes, ou seja, mesmo se encharcar uma determinada área a tinta vai “esticar” ao secar não deixando marcas.
  2. Grande compatibilidade com vários tipos de solventes, solventes acrílicos, solventes para tintas laca, solventes para tintas automotivas, todos podem ser usados. Só não se recomenda usar solventes vinílicos.
  3. Grande resistência depois de aplicada, a tinta adere bem ao plástico, seca com um acabamento fosco, e pode receber os vários produtos usados para desgaste e envelhecimento sem problemas.
  4. Grande compatibilidade com outras tintas de química semelhante, podendo ser misturada a cores de outros fabricantes sem problemas.

Teste prático

Nós recebemos dois conjuntos de cores, que vamos testar de várias formas, neste primeiro contato aproveitei uma montagem em andamento e resolvi testar o Cinza escuro alemão, mais conhecido como Panzer Grey, antes, porém, fiz alguns testes numa sucata.

Como a tinta tem a mesma base da acrílicas da Tamiya, testei com os diluentes mais usados nesta tinta: o X-20A da própria Tamiya, Thinner tempo 2002 e Álcool Isopropílico, o aerógrafo usado foi uma Badger Patriot, com bico fino.

Tanto com o solvente da Tamiya quanto com o Thinner, o resultado foi parecido, a tinta escorria mais do que eu esperava, tornando o controle da cobertura mais difícil. O acabamento ficou com um suave semibrilho. No entanto, em ambos os casos, uma vez seca a tinta não apresentou qualquer marca de escorrido, se comportando como anunciado pelo fabricante. O melhor resultado na aplicação eu obtive com o álcool isopropílico, cobertura foi fácil sem nenhum escorrido e o acabamento ficou mais fosco, como o anunciado pelo fabricante. Abaixo um vídeo mostrando a aplicação com o álcool isopropílico.

 

 

 

 

 

Em seguida apliquei diretamente no modelo, o acabamento ficou muito bom e a cobertura foi fácil, o passo seguinte será a aplicação dos efeitos de desgaste para ver como a tinta se comporta.

t (1)

 

 
Bf 109G-6 Canos de Descarga - 1/48 - Eduard BRASSIN # 648402
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Qua, 30 de Maio de 2018 00:00

IMG 6564

Eduard BRASSIN # 648402

O conjunto de canos de descarga para o Bf 109G-6 - 1/48 da Eduard é vendido em uma embalagem do tipo blister, em plástico transparente, com uma apresentação bastante atraente. O conjunto é composto de duas peça em resina cinza, de altíssima qualidade, com detalhes refinados e isentas de rebarbas ou formação de bolhas. Acompanha também uma folha de fotogravados em metal natural, com oito peças para montar as proteções dos canos de descarga. 

IMG 6575

O manual, impresso em cores, com 02 folhas formato A3, possui instruções claras e detalhadas para a perfeita montagem do conjunto. O manual traz indicações dos números das peças do conjunto e das peças do modelo onde o set será montado, assim como a indicação da montagem dos fotogravados que acompanham o conjunto. Este também apresenta a indicação das cores para a pintura das peças, com os código das tintas acrílicas/lacas das séries Aqueous, Mr.Color e Mr.Metal Color, da marca japonesa Gunze. Clique aqui para ver o manual. 

Sem dúvida alguma os conjuntos de resina da Eduard  para detalhamento do Bf 109G-6 da marca acrescentam um incrível nivel de detalhamento no modelo da marca tcheca, permitindo ao modelista aproximar ainda mais o kit da representação real do caça alemão. Os conjuntos são altamente recomendados para os modelistas que buscam o máximo detalhamento do modelo desse famoso caça. 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
Modern Brazilian set nº 1 e 2 - Hataka
Escrito por André Cardoso   
Qua, 04 de Julho de 2018 00:00

DSC02838

 

As tintas Hataka são de excelente qualidade e fornecidas em três linhas: red line - tintas acrílicas para aerógrafo; blue line - tintas acrílias para pincel; orange line - tintas lacquer para aerógrafo. São excelentes tintas e com um ótimo acabamento. Nesse review, apresentamos os sets 1 e 2 Modern Brazilian, com as pinturas para Mirage III, Mirage 2000, AMX e Tucano. Testei as tintas  utilizando um aerógrafo HS Ultra, com ponta 0,2, portanto fina, e o resultado foi excelente. Não precisei diluir a tinta e no curso da utilização poucas foram as vezes em que necessitei "jatear a tinta no papel" para limpar o bico. As cores dos sets representam bem o esquema de pintura dos caças brasileiros, e me impressionou a cor metálica alumínio semi-matt (alumilac) de fácil aplicação e excelente cobertura. Seguem as fotos com os testes realizados em colheres plásticas, permitindo testar a aderência e cobertura da tinta.

 

Item HTK-AS74

 

Modern Brazilian set nº1 - cores da esquerda para direita: Mod Eagle Grey (FS36176); European I Green (FS34092); Atlantic Grey (FS36187); Pearl Grey (FS36493); Sky Grey (FS36463); Air Defence Grey (FS16473)

 

DSC02835

 

Item HTK-AS78

 

Modern Brazilian Set nº2 - Cores da esquerda para direita: Fog Grey (FS36293); Intermediate Blue (FS35164); Dark Ghost Grey (FS36320); Light Ghost Grey (FS36375); Gunship Grey (FS36118); Semi-Matt Aluminium "alumilac"

 

DSC02832

 


 

 

 

Conclusão

Mais uma excelente opção de tintas acrílicas para pintura dos aviões brasileiros. Espero que a Hataka a lance nas outras linhas, bem como produza os sets com os demais esquemas de pintura das aeronavas da FAB, Marinha e Exércio Brasileiro. Altamente recomendado.

 

Agradecemos a Hataka pelo material para recebido para este review

 

 
 
 
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>

Página 1 de 5

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum