Mirage IIICJ - 1/48 - Eduard (Weekend edition)
Escrito por Henrique Castro   
Ter, 04 de Fevereiro de 2014 00:00

alt

 

Mirage IIICJ - 1/48 - Weekend edition

Eduard - 8494

História

O Dassault Mirage III é considerado um dos caças supersônicos europeus mais bem sucedidos. Foi adquirido por 20 países e contou com uma produção superior a 1400 unidades. Seu desenvolvimento conciliou duas conquistas almejadas por muito tempo: a construção de um caça em delta de alto desempenho e um projeto que atingisse velocidade na faixa de Mach 2 e 2,5. No primeiro caso, a Dassault recebeu a influência de vários projetos de caças em delta que chamaram a atenção (pesquisas que tiveram início ainda na Segunda Guerra Mundial). No segundo caso, os projetistas franceses sabiam que um caça operando com velocidade que levava quase ao limite da temperatura suportada pelo alumínio, dificilmente seriam superado, o que dava boas perspectivas de vida operacional e exportação. Além disso, o Mirage pretendia ser o caça europeu a fazer frente contra os Migs.

Os aparelhos protótipos, designados Mirage IIIA, atingiram Mach 2 em 1958, e Mach 2.17 no ano seguinte, em voos nivelados. O primeiro avião produzido em série, Mirage IIIC, voou em 1960 e logo foi exportado para Israel e África do Sul. No Oriente Médio, durante a Guerra dos Seis Dias e a Guerra do Yom Kippur, os Mirages israelenses superaram os Migs, o que resultou num aumento de vendas da Dassault. Alguns consideram, no entanto, que seus méritos foram exagerados, considerando-se as deficiências de treinamento dos adversários. Também não faltaram críticas as asas em delta, que dificultavam seu desempenho em combate (devido ao comportamento pouco expressivo em curvas) e na aproximação para pouso. Outro problema residia nos impulsores franceses, que não apresentavam uma potência tão boa quanto a produzida por países como Reino Unido e Estados Unidos para caças da mesma geração. Porém, o Mirage III era confiável e um genuíno Mach 2, que podia ser adquirido por um valor relativamente baixo.

Referências:

MAIS famosos aviões de guerra, os. v. 1. Rio de Janeiro: Globo, [1991]. p. 81-86.

NEWDICK, Thomas. Aviões de guerra: insurreição, Vietnã, Oriente Médio e a guerra global contra o terror: 1948 até os anos 2000. v. 2. São Paulo: Escala, 2010. p. 237-255.

O Kit

O kit possui 167 peças separadas em 9 grades. Como se trata de um Weekend edition, já é esperado que apenas a versão ilustrada na arte da caixa esteja disponível para montagem.

  • Mirage IIICJ - No.259, 101st Tayeset, ChelHa'Avir, operation Branch, Summer, 1970.

Uma escolha que agrada bastante, pois apresenta uma bela camuflagem e Israel foi um dos países no qual o Mirage foi testado em combate e ganhou fama.

As peças apresentam bons detalhes, com linhas em baixo relevo muito agradáveis para a escala. O canopy é de ótima qualidade, fino e apresentando uma boa transparência. Pode ser montado aberto ou fechado. O interior é simples, mas satisfatório. No caso de se optar pelo canopy aberto, a aquisição do PE de detalhamento oferecido pela Eduard pode ser uma boa opção. Entre as peças transparentes estão também as luzes de navegação e o kit já conta com o espaço aberto para seu posicionamento. As rodas e os trens de pouso também agradam com seus detalhes. Os equipamentos disponíveis para os suportes do caça são bastante completos e atendem bem as configurações de montagem. Com exceção dos lançadores de foguetes, todos contam com decais:

  • 2 lançadores Rocket Jl 100R (esse item contou com uma errata do manual de montagem);
  • 4 tanques de combustível externos, sendo 2 de 500l e 2 de 625l;
  • 2 mísseis Matra 530C (Porém só um pode ser usado segundo as instruções);
  • 2 mísseis AIM-9D Sidewinder G2

O kit conta ainda com a possibilidade de montar uma escada de acesso ao cockpit e, para quem gosta de usar figuras, há um piloto que vai apoiado na escada, como se estivesse prestes a subir para tomar seu assento. Os decais aparentam uma ótima qualidade e não foram economizados. O manual não é colorido e consiste em um pequeno folheto com 12 páginas que atendem muito bem a montagem. Para ter acesso ao manual colorido disponibilizado pela Eduard basta clicar aqui.

Algumas peças apresentam rebarbas, mas não chegam a atrapalhar a montagem, pois são simples de serem removidas. Os maiores problemas concentram-se nos encaixes das peças. É preciso atenção e paciência para se chegar a um encaixe preciso, pois os pinos guias são insuficientes ou simplesmente não garantem a posição mais acertada. Algumas fendas precisarão ser corrigidas, aparecem em pelo menos dois pontos do encaixe das asas, nas tomadas de ar e em um dos lados do estabilizador horizontal.

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

A Eduard possui dois acessórios para seu Mirage IIICJ que podem ser adquiridos separadamente, são eles:

Photoetches (PE)

O set de photoetches apresenta peças coloridas e uma excelente qualidade de detalhes, colaborando bastante para se atingir um maior realismo, principalmente em relação ao interior do Mirage. Ele vem com alça de disparo do acento ejetável, cintos de segurança, painel frontal e laterias, painel para mira, alguns instrumentos que vão no canopy, um par de pequenas grades para o bocal do jato, além de melhorias para fuselagem, compartimentos de trens de pouco e tanques externos de combustível. As instruções são apresentadas em ambos os lados de uma pequena folha. Com exceção da ausência da indicação de um corte que precisa ser feito em uma das peças, o manual não deixa dúvidas sobre a montagem.

alt alt alt alt

 

Mask

A máscara para facilitar a pintura do canopy e das rodas também é oferecida pela Eduard. Esse item conta também com máscaras para algumas das luzes.

alt alt alt

 

Conclusão

O Mirage IIICJ da Eduard não é um kit surpreendente, mas agrada e oferece uma boa experiência de montagem. Não se trata de um kit fácil, porém não chega a apresentar problemas que tirem o prazer de montá-lo. Recomendado.

 

Agradecemos a Eduard pelo envio deste exemplar para avaliação 

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum