St. Chamond French Heavy Tank - Takom 1/35
Escrito por Edson Alves   
Seg, 20 de Janeiro de 2014 00:00

Item No. 2002

O veículo:

Com a chegada dos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, finalmente os fabricantes estão dando a atenção merecida a este tema, que sempre teve poucas opções em kits injetados. A Takom saiu na frente com seu Renault FT-17 na 1/16, seguida pela Meng com o mesmo modelo na usual escala 1/35. E agora temos, também pela Takom, um outro tanque emblemático - o St. Chamond. 

Ele era uma adaptação de tratores agrícolas, e teve 400 unidades fabricadas entre 1917 e 1918, e atuou em todas as frentes francesas. Seu armamento era um canhão de 75mm e quatro metralhadoras. 

Mas não foi um veículo com grande sucesso. Seu motor não tinha potência suficiente para deslocar o seu peso, sua mecânica era complicada, e principalmente, suas esteiras eram curtas em relação ao comprimento do tanque, o que fazia com que tivesse dificuldade para atravessar as valas e trincheiras invariavelmente encontrava pela frente a todo o momento. Modelos posteriores tentaram resolver este problema, mas sem grande sucesso. Foi substituído pelo superior FT-17, e vários exemplares foram transformados em transporte de munição para artilharia.

O kit:

Vem embalado em uma resistente e bela caixa de papelão, com exemplos de pintura para os dois possíveis modelos desta edição. São 7 galhas embaladas individualmente e mais uma peça do chassi, também embalada. O kit não contém PE nem transparências.

 

O kit se faz valer de todas as modernas técnicas de produção, fazendo com que o detalhamento das peças seja muito bom! 

A figura do comandante que acompanha o modelo é muito bem esculpida.

As esteiras são link-by-link, e funcionais, ou seja, sua montagem permite que elas sejam móveis. Além disso, foi reproduzida uma textura própria, o que dará um acabamento muito bom ao modelo.

Os decais, produzidos pela própria Takom, parecem ser muito bons, sem problemas de registro, ou espessura indevida. E a quantidade de filme é a menor possível.

Com estes decais, é possível a montagem de um destes dois exemplares históricos do St. Chamond - o Fantomas ou o Chantecoq.

O manual contém um passo-a-passo bem ilustrado e explicativo das etapas de montagem, acredito que não haverá problemas com isso.

Conclusão:

Um ótimo e oportuno lançamento, um ótimo kit! Totalmente recomendado, e espero que os fabricantes continuem a olhar para a WWI, tão cheia de veículos interessantes, mas tão poucas opções para os modelistas.

 Nossos agradecimentos a HOBBYEASY, pelo envio deste kit para review!

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum