Mig-21 PFM Profipack - 1/48 - Eduard # 8237
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Ter, 14 de Janeiro de 2014 00:00

 

alt

Eduard # 8237

Histórico

O Mig-21 é provavelmente o mais conhecido caça moderno soviético, sendo o primeiro caça soviético a atingir Mach 2. Foi produzido do final dos anos cinquenta até o 1985, sendo o caça supersônico mais produzido da história, com o total de 11.496 unidades produzidas pela União Soviética, pela Índia (FL e M) e pela Tchecoslováquia (F-13). Integrou as forças armadas da União Soviética, dos países do Pacto de Warsóvia e de diversos clientes aliados, somando aproximadamente 50 países de todos os continentes, exceto da Oceânia.

 A primeira versão do Mig-21 foi a versão F, que acompanhada da P e da F-13, formam a primeira geração do caça soviético, que foi produzida até o início dos anos sessenta. A geração seguinte e composta das versões PF, FL, PFM, R, S, N e PD, que foram produzidas até o final dos anos sessenta. A terceira geração teve início em 1968 e inclui as versões M, SM, MF, SMT e bis, entre outros. Simultaneamente foram produzidas diversas versões de treinamento, designadas Mig-21U, UM e US. No curso da Guerra Fria, o Mig-21 teve diversos oponentes, entre eles o Northrop F-5 Freedom Figther, o Dassault Mirage III e outros.

A versão representada no modelo da Eduard, foi produzida para as forças armadas soviéticas e para exportação para países do Pácto de Varsóvia e outros clientes. Equipada ocm uma turbina Tumanskiy R-11F2-300 e armado com canhões gêmeos GSh-23, de 23mm e duzentos balas, possuía também pontos de fixação sob as asas que podiam carregar mísseis RS-3US, R-3S e R-3R, pods de foguetes UB-16-57, foguetes não guiados S-24 e bombas de até 500kg. A designação NATO para o Mig-21 PFM era "Fishbed F". 

 

alt

 

O kit

Lançado através de uma grande promoção intitulada "Mig-21PFM Cold War Tarantula", na qual a Eduard faz questão de enfatizar que este modelo não é uma reedição das versões anteriores produzidas pela Eduard, mas sim um modelo totalmente novo. A Eduard mostra todas as diferenças detalhadamente, através de fotos de todas as árvores do kit com o apontamento de cada mudança realizadas no novo molde, análise esta apresentada abaixo.

 

 

 

 

Todas as versões anteriores representavam a terceira geração do caça russo, a MF, SMT e a Bis, já o novo modelo representa uma das versões da segunda geração do Mig-21, com todas as suas diferenças para a terceira geração! Coforme o detalhamento abaixo:

A árvore "M" é totalmente nova, vejamos as diferenças:

1- Fuselagem esquerda (nova peça);

a - Ausência do sensor de ângulo de pitch;

b - posição diferente de duas pequenas portas de manutenção;

c - adicionadas "barbatanas", note novas linhas de painel;

2 - Fuselagem direita (nova peça);

a - "Barbatanas" removidas, note novas linhas de painel.

3 - Cobertura no nariz, em frente do cockpit, novas portas de manutenção e escotilhas, ausências do encaixe para o tubo do pitot (nova peça);

4 - Racks Mansun (nova peça);

5 - Novos racks (nova peça);

6 - Mísseis para os racks Mansun (novas peças, como mesmo desenho do MF);

7 + 8 - Formato diferente dos freios aerodinâmicos e suas aberturas (nova peça);

9 - Nova escotilha para a garrafa de pressão situada na frente do painel (nova peça);

alt

 alt

 A árvore "N" também é totalmente nova:

10 + 11 - A coluna da fuselagem tem nova forma (nova peça);

12 - Novo suporte de fixação do canhão GP-9 (nova peça);

13 - Novas peças do interior;

14 - Mundança na construção da entrada de ar da coluna da fuselagem (nova peça);

15- Antena na parte superior da fuselagem, atrás do canopy (nova peça);

16 - Novo pitot, instalado na parte superior do nariz (nova peça);

  alt

alt

A árvore "L" também tem novidades:

17 - Seção inferior da asa (nova peça);

a - Novas linhas de painel e rebites;

b - Novo formato do freio aerodinâmico frontal;

c + e - Ausência de elementos referentes ao canhão GSh - 23. Novo formato da interseção da asa;

d - Novas linhas de painel;

18 - Seção superior da asa (nova peça);

a - Novas de painel e rebites;

b - Portas de inspeção ovais; 

alt

 alt

 A árvore transparente;

21 - Mudanças na mira;

22 - Tela do radar adicionada;

alt 

 Aa árvore "C", "D" e "E" são compartilhadas com as árvores dos modelos anteriores. 

 alt

 alt

 alt

 Além destas modificações nas árvores, houve uma alteração no photoetche da versão Profipack, onde foram adicionadas novas pequenas peças.

Além das árvores acima apresentadas, acompanha o modelo duas folhas de PE, uma colorida com detalhes do interior da cabine de pilotagem e outra metálica com detalhes externos do caça, e um jogo de máscaras de pintura para o canopy e para as rodas do modelo.

A Eduard, simultaneamente ao lançamento Mig-21PFM, apresentou acessórios em resina da linha BRASSIN para o modelo, são eles: O jogo de rodas (Eduard # 648110), a cabine de pilotagem (Eduard # 648111) e a tubeira de exaustão da turbina (Eduard # 648117). 

O  manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Mig-21 PFM, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as intruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques dos stencils dos armamentos e do avião, tudo muito claro e bem impresso. 

alt  alt  alt  alt 

Os decalques das marcações foram produzidos pela famosa marcar italiana Cartograf, já os decalques dos stencils são de fabricação da própria Eduard. Os decalques oferecem 5 opções de pintura.

alt  alt 
  • Força Aérea do Povo Vietnã, 921º Regimento de Caça, 1968;
  • Força Aérea da Tchecoslovaquia, 11º Regimento de Caça, Zatec AFB, Março, 1991;
  • Escola Superior da Força Aérea Baurnal, Bases Aéreas de Kamen na Obi / Slavgorod, União Soviética, 1988;
  • Força Aérea do Eguito, Base Aérea de Inshas, início da década de 80;
  • Força Aérea Polonesa, 1ºt Esquadrão do 62º Regimento de Caça, Poznan – Krzesiny AB, 1994.
alt  alt  alt 
 alt  alt  alt

 Conclusão

Seguindo o sucesso dos modelos anteriores da família Mig-21 lançados pela Eduard, esse novo kit, totalmente revisado, confirma a qualidade do material oferecido pela marca tcheca, mantendo a mesma facilidade de construção e precisão de encaixes de todos os Mig-21 já lançados, mas abrindo um novo leque de possibilidades de pinturas de diversos países por se tratar de uma versão de exportação do caça russo. Para os amantes da avião moderna russa, trata-se de mais um objeto de desejo a ser alcançado! Recomendo tremendamente o modelo para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.  

 

 Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

 alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum