Spitfire Mk. IX engine 1/48 – Eduard Brassin 648112
Escrito por Eduardo Mendes   
Seg, 25 de Novembro de 2013 00:00

 

Set

 

SPITFIRE MK. IX ENGINE 1/48 – EDUARD BRASSIN 648112 

Introdução

Uma das razões do sucesso de vários dos principais aviões de combate ingleses da II Guerra Mundial (Spitfire, Hurricane, Lancaster, Mosquito, Halifax, entre outros) foi o emprego de um dos mais fenomenais motores a pistão jamais construídos, o Rolls-Royce Merlin.

Concebido no início dos anos 30, o Merlin era um motor 12 cilindros em “V” de 27 litros, pesando pouco mais de 750 kg nas versões da série 60, objeto deste kit. Os motores dessa série podiam desempenhar impressionantes 1700 HP, algo em torno de 25 vezes a potência de um automóvel 1.0 moderno.

Os Merlin da série 60 começaram a ser testados no final de 1941 equipando o protótipo do Spitfire Mk.III, e seriam adotados nos Spitfires Mk.IX a partir de 1942 (Merlin 61), início de 1943 (Merlin 63) e final de 1943-44 (Merlin 66).

 

 

O kit

O conjunto vem embalado em uma elegante caixa preta de papelão, forrada internamente por esponjas que protegem nada menos que cinco saquinhos ziploc de peças, num total de 46 peças em resina e mais uma folha de photoetches.

 

 

box  bags 

 

 

Além do motor em si, acompanham também as peças necessárias para montar o motor no kit, ou seja: anteparas, suportes (parte deles em PE), escapamentos (em dois tipos, "fishtail" e "redondo") e a capota em resina, com espessura em escala e acabamento primoroso, interno e externo. O detalhamento das peças e a qualidade da moldagem são simplesmente deslumbrantes!

 

 

pcs  blck  block2  ccase 
exh  covers  cowl  PE 

 

 

As instruções, um folheto de 4 páginas, contêm uma lista de peças, referência de cores (Gunze), uma foto do motor montado mas não pintado e 16 ilustrações mostrando de forma didática os passos para a montagem. O folheto pode ser baixado aqui no site da Eduard.

 

Conclusões

Trata-se de um conjunto impressionante que complementará com brilho o excelente kit 1/48 do Spitfire IX produzido pela Eduard. Pode-se ver que a engenharia do kit já levava em conta a instalação deste motor, o que certamente fará a sua montagem menos trabalhosa do que os sets de detalhamento que exigem cirurgias mais complicadas para a sua adaptação.

Pela qualidade e detalhe das peças oferecidas este motor pode perfeitamente ser montado e apresentado como um kit separado. Basta construir um suporte adequado, como os usados nas unidades de manutenção (que tal, Eduard?), para fazer com que este set de detalhamento ganhe vida como um modelo independente. Eu, por sinal, pretendo fazer isso com este Merlin...

Recomendadíssimo para modelistas com experiência no manejo de peças em resina e PE.

 

 

Agradecemos à Eduard pelo exemplar deste review.

 alt

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum