Chinese Z-10 Attack Helicopter - HobbyBoss 1/72
Escrito por Marcelo Rabello   
Qui, 03 de Outubro de 2013 00:00

alt

Chinese Z-10 Attack Helicopter

HobbyBoss 1/72

Item 87253

 

Histórico:

 

O Z-10 é o novo helicóptero de ataque chinês. Seu desenvolvimento começou em meados da década de 1990. O Protótipo fez seu vôo inaugural em 2003. O primeiro helicóptero foi entregue ao exército em 2009. Foi desenvolvido pela Changhe Aircraft Industries Group (CHAIG) e China Helicopter Research and Development Institute (CHRDI), e está sendo construído pela Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC).


    A principal missão do Z-10 é anti-blindados e interdição de campo de batalha. Ele também tem algumas capacidades de combate ar-ar limitadas.

    O Z-10 tem uma configuração padrão de caça com uma fuselagem estreita e cockpits em tandem escalonados. O artilheiro está sentado à frente e o piloto na parte traseira. A fuselagem tem lados inclinados para reduzir a seção transversal radar. Acredita-se que todas as áreas vitais são protegidas por placas de blindagem.


    As armas do Z-10 podem consistir de canhão de 30 mm, Mísseis guiados HJ-9 anti-tanque (comparável ao TOW-2A), Mísseis recém-desenvolvidos HJ-10 anti-tanque (comparável ao AGM-114 Hellfire) e TY-90 mísseis ar-ar. Ele também pode transportar pods de foguetes não operados.


    O protótipo é alimentado por duas turbinas canadenses Pratt & Whitney PT6C-67C, proporcionando 1531 hp cada. Pode usar o mesmo motor do helicóptero WZ-9, mas é menos potente do que o projeto canadense.

    Este helicóptero pode ser equipado com um controle fly-by-wire, com capacete integrado para o head-up display, televisão e sensores infravermelhos frontais, radares e receptores de alerta laser.


    Acredita-se que o helicóptero Z10 pertença a mesma classe que o AH-2 Rooivalk e A-129 Mangusta, no entanto, não é tão capaz quanto o AH-64 Apache.

 

alt

 

O Kit:

 

A hobby Boss nos traz este modelo na escala 1/72 em uma injeção limpa e muito bem feita. Todas as "árvores" são embaladas em sacos individuais, incluíndo os decais e peças transparentes ( que possui proteção extra em espuma de poliestireno).

O molde é em baixo relevo fino com peças muito bem detalhadas. Cockpit com consoles em relevo e decais para os paineis de instrumentos, os assentos são em duas peças e possuem os cintos em relevo. A carlinga pode ser montada aberta ou fechada. O armamento é completo: Opções para os lançadores de foguetes ou os vários mísseis (TY-90 e HJ-10) montados nos cabides - também detalhados. As pás do rotor já vem com inclinação de peso.

O manual, em Inglês e Chinês, é bem claro e ilustrado, com indicação de cores para Mr. Hobby, Vallejo, Model Master, Tamiya e Humbrol.

A construção do helicóptero em si me parece bem fácil e com poucas peças, enquanto que o armamento é mais trabalhoso pela quantidade de mísseis e cabides.

 

 

 

alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

A folha de decais é pequena e possui os stencils da aeronave. Infelizmente a opção de pintura é apenas a do que eu acredito ser um protótipo (Z10-03), já que em fotos recentes ele apareça com o escapamento lateral. O esquema de pintura vem em uma ótima folha colorida a parte no padrão HobbyBoss.

 

alt

 

 

As transparências são muito claras e possuem as portas separadas para permitir a montagem na posição "aberta".

 

alt

 

 

 

Conclusão:

Para quem gosta de helicópteros este é um modelo bem interessante para a coleção. Com peças  bem detalhadas, construção rápida e acabamento fácil o colocam no inicio da "fila" das montagens. Recomendo.

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum