Chinese New Fighter - Trumpeter 1/72
Escrito por Marcelo Rabello   
Qui, 13 de Junho de 2013 21:11

alt

 

CHINESE NEW FIGHTER

OU

CHENGDU J-10

 

Historia:

O novo caça chinês fabricado pela Chengdu, foi um desenvolvimento que contou com uma importante ajuda de Israel, que forneceu o projeto do seu caça LAVI, que foi cancelado em 1987. O J-10 foi o primeiro caça efetivamente moderno projetado naquele país e a decisão de se construir um caça do tipo delta canard, foi muito inteligente. Essa configuração é relativamente mais econômica de se construir e a eficiência aerodinâmica para manobras de combate é mais eficiente que o desenho mais convencional (Asas no meio da fuselagem e profundores na parte traseira).

O desempenho do J-10 é equivalente a de um F-16C, porém, ele é mais ágil, conseqüência dos canards totalmente moveis e dos controles FBW que garantem uma elevada manobrabilidade em altos ângulos de ataque. A China tem nesses últimos 15 anos modernizado rapidamente sua maquina de guerra. Sua força aérea, que antes era formada por centenas de aviões de segunda classe como o F-7 uma versão do MIG 21 com aniônicos ocidentais, ou os Q-5, um pequeno avião de ataque com capacidade de armas bem limitada, está agora determinada em se tornar a mais bem equipada força aérea asiática. Os J-10, serão os sucessores dos J-7, junto com os novos caças FC-1.

O motor usado é o Lyulka-Saturno AL-31 F, que é usado nos Su-27 e Su-30 chineses, com um empuxo de 12,258 Kg com pós-combustão. Com essa solução para a motorização, os chineses contam com uma otimização logística e uma economia de escala, já que um mesmo motor é usado por três tipos de caças em uso por sua força aérea. 

O armamento do J-10 é composto, de mísseis de fabricação russa R-73 Archer, R-77 Adder e por mísseis de fabricação local como o PL-8, PL-10 e PL-11, cuja tecnologia é inferior ao armamento russo. Armas ar terra, estão disponíveis na forma de bombas guiadas a laser, míssil anti-navio YJ-8K, assim como bombas não guiadas e foguetes. Como armamento interno existe um canhão calibre 23 mm, porém algumas fontes sugerem que esse canhão é em calibre 30 mm. Como todos os equipamentos chineses, o J-10 é cercado de segredos e muitas informações são estimadas. Mas não resta dúvidas que a China deu um passo importante para o seu desenvolvimento militar e tecnológico no desenvolvimento deste novo caça.


FICHA TÉCNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0.95
Velocidade máxima: mach 2,2
Razão de subida: 15.000 m/min.
Potencia: 0.95
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 24º/s (estimada)
Taxa de rolamento: 270º/s.
Alcance: 1.300 km (sem reabastecimento) Alcance do Radar: 100 a 160km dependendo do modelo.
Empuxo: Motor Lyulka- Saturn AL-31 F com 12.250 kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 15,49 m.
Envergadura: 9,75 m
Altura: 5,43 m
Peso vazio: 9750 Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Mísseis: R-73, R77, PL 4, PL 8, PL 10, PL 11, P27
Ar Terra: Bombas guiadas a laser, Míssil anti-navio YJ-8 K, foguetes e bombas de uso geral.
Interno: canhão de 23 mm

 

 

 

O kit:

A Trumpeter estranhamente não menciona o nome do avião na caixa. Quando produziu o kit em 2004 o nome deste novo caça já era conhecido desde 1998, e em 2004 foi formado o primeiro regimento deles na PLAAF, 44th Air Division baseada em Mengzi , uma província de Yunnan.

O modelo é injetado em quatro "árvores", mais a trasparência; São cerca de 90 peças e todas embaladas individualmente, incluíndo plástico bolha na "árvore" das asas. As peças são em baixo relevo, mas nada muito fino. A injeção do plástico é bem feita e sem rebarbas. Detalhes do interior se restringem a uma peça única de piso e laterais, e decais para os instrumentos laterais e painel, com coluna de controle, e assento montado em cinco peças. O trem de pouso é bem detalhado, assim como o interior dos porões. Flaps e Ailerons são em peças separadas mas para montar na posição desejada será necessário modificar (cortar) a peça dos atuadores. O armamento consiste em mísseis PL-8 e PL-10 (com bom detalhe para o escape) e possui os tanques de combustível subalares e central. O canopy pode ser montado na posição aberto ou fechado. O decal me parece um pouco grosso mas tem bom registro de impressão. O manual é bem claro quanto a montagem e as cores utilizadas (Hobbycolor). Dois esquemas de pintura são possíveis e nenhuma informação é mencionada sobre ano ou esquadrão. Ambos são de protótipos pelo que sei.

 

 

alt alt alt alt
alt alt alt alt

 

Conclusão:

A falta do nome do avião na caixa me faz parecer que a Trumpeter tinha pouco conhecimento sobre o mesmo e decidiu lançar o modelo de qualquer jeito, portanto me deixa em dúvida quanto a acuracidade do mesmo. Mas olhando os desenhos e proporções comparados as fotos existentes ele me parece bem fiel. Lamento, entretanto, a falta de decais para os caças operacionais. De qualquer forma me parece uma boa aquisição para minha coleção de caças chineses.

 

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review.Imagem

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum