Sopwith Triplane - Wingnut Wings 1/32
Escrito por Marco Tullio   
Sex, 08 de Março de 2013 00:00

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Sopwith Triplane 1/32 Wingnut Wings - 32008

 

 

O Avião

O Sopwith Triplane entrou em ação em meados de 1916 como um sucessor do Sopwith Pup. O novo avião provou ser muito mais potente e manobrável que o Pup. As três asas propiciavam uma visibilidade muito maior para os pilotos além de garantir maior manobrabilidade e uma velocidade de ascensão superior aos Albatros D.II e D.III do adversário.

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O triplano impressionou de tal forma os alemães que os motivaram a investir pesadamente no desenvolvimento do seu próprio triplano, o que só se materializou ao final de 1917 com o surgimento do Fokker Dr.1.

Apesar do grande sucesso do Tripehound (como era conhecido) sua produção foi interrompida em novembro de 1917 com a chegada do famoso e muito superior Sopwith Camel. Somente 146 aeronaves deste modelo foram produzidas.

 

O Kit

O kit é injetado em 6 sprues totalizando 129 peças plásticas mais uma folha de PE com 11 peças incluindo cintos de segurança. O plástico utilizado é de boa qualidade semelhante ao da Tamiya e Hasegawa. As peças são muito bem moldadas e não apresentam flash.

Coloquei apenas algumas fotos dos sprues, manual e decais aqui porque estes estão extensivamente detalhados no próprio site do fabricante.

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O nível de detalhes nas peças é muito bom. Nas imagens abaixo é possível ver que, apesar da escala grande, são os detalhes que fazem a diferença e dão vida ao kit:

 

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Para facilitar o cabeamento, as peças vem com todos os pontos de fixação dos cabos claramente identificados por pequenos furos.

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Os decais são muito bem impressos pela Cartograf e dão ao modelista a possibilidade de escolher entre cinco esquemas de cores incluindo uma versão capturada. As cores dos decais são vivas e sem falhas ou excesso de filme. Por experiência própria, posso dizer que eles se moldam facilmente a quase todas as superfícies bem envernizadas e, no caso de peças mais complicadas, reagem muito bem com MicroSol e MicroSet. Um detalhe importante: a folha de decais inclui todos os mostradores do painel de instrumentos fielmente reproduzidos. Nas imagens abaixo é possível ver a qualidade da impressão e o nível de detalhes especialmente nos pequenos decais. O roundel inglês aparente por debaixo da cruz alemã é outro detalhe interessante.

 

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Detalhes de cada versão estão nas próprias imagens.

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Os esquemas variam de cor entre os tons PC-10 e o PC-12. Se você acha que tem dificuldade em determinar o que é a cor PC-10 (Protective Covering nº 10), não se preocupe; essa cor é tão controversa que qualquer coisa entre Olive Drab e Chocolate Brown vai te atender bem. A cor variava de acordo com o lote de tinta produzido e também com a exposição às intempéries. Se você quiser fazer um avião recém saído da fábrica o tom mais esverdeado pode ser usado e no caso de um avião bem surrado o marrom chocolate (aproximadamente FS26120) servirá. Já o PC-12 normalmente é representado pelo Chocolate Brown. O manual fornece uma tabela com sugestões de equivalência de cores da Tamiya, Humbrol e Misterkit.

As instruções do kit são fantásticas – literalmente um manual. Impresso em cores, o livreto detalha cada etapa da montagem com ótimos desenhos e fotos de época e de exemplares em museus. O manual também inclui orientações quanto ao cabeamento, mas eu aconselho sempre buscar mais algumas referências em publicações como, por exemplo, a Windsock. Caso o modelista não tenha acesso a obras de referência, a Wingnut Wings disponibiliza em seu site diversas fotos de arquivo e muitas fotos do modelo montado incluindo uma visão 360º. É sempre bom consultar o site deles porque lá são publicadas eventuais erratas do manual e também dicas para a montagem e técnicas de pintura. No caso deste modelo ainda não foram identificados erros no manual.

 

 

Comparação

Para ilustrar a preocupação da Wingnut Wings com a pesquisa de seus modelos e a atenção com detalhes seguem algumas fotos comparativas entre as peças deste modelo e o Triplane fabricado pela Roden na mesma escala. Escolhi alguns aspectos (dentre os muitos possíveis) que devem ajudar o modelista na decisão de comprar um kit da Wingnut Wings.

 

Asas

A maior diferença aqui está nas costuras da lona e na possibilidade de se instalar os flaps em qualquer posição.

 

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Cowling

A foto fala por si só. Os detalhes dos rebites e linhas de painél acrescentarão grande realismo ao modelo especialmente depois da pintura e do wash.

 

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Assento

O assento do piloto vem com a almofada, poupando o modelista do trabalho extra.

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Fuselagem

Aqui está uma das principais diferenças. A Wingnut Wings acertou nas dimensões enquanto que as dimensões da fuselagem do kit da Roden foram baseadas nas medidas de um dos protótipos do Triplane. É possível ver a diferença de aproximadamente meio centímetro no comprimento da fuselagem. Além disso os detalhes da costura são muito mais bem feitos. É possível ver também a diferença nas marcas de pinos de ejeção - apesar de presentes no kit da Wingnut Wings estas são muito mais suaves.

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  photo Sinkmarks_zpsc617c8f3.jpg   photo topfuselage_zps73ede9ac.jpg

 

Conclusão

O kit é mais uma produção da Wingnut Wings altamente recomendada. Os interessados podem adquiri-lo diretamente no site da Wingnut Wings por US$ 69,00 lembrando que o frete não é cobrado. Um preço muito justo se levarmos em conta a qualidade do kit e o conteúdo da caixa que praticamente dispensa a aquisição de produtos “aftermarket”.

 

 

Obrigado a Wingnut Wings pelo envio deste exemplar para review!

 
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