Conheça a história da Badger aerógrafos
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 16 de Janeiro de 2013 14:58


 

 

O início

August Schlotfeldt tinha uma tornearia mecânica, trabalhava para vários clientes não só fazendo peças sob encomenda como também desenvolvendo soluções para problemas específicos. Entre seus principais clientes estavam dois conhecidos fabricantes de aerógrafos, a Paasche e a Thayer & Chandler. Através destes serviços, Walter Schlotfeldt, filho de August, tomou contato com os aerógrafos e desenvolveu grande interesse por este tipo de ferramenta. Passou então a propor a seus clientes sugestões e soluções para melhorar os desenhos das peças que recebia para fabricar. Walter percebeu que havia uma forma de melhorar o sistema de vedação da agulha nos aerógrafos, fez um novo projeto e o levou a Thayer & Chandler. A proposta era a solução utilizada em praticamente todos os aerógrafos, independente do fabricante, feitos hoje: Usar um anel de Teflon para a vedação.

Aqui uma pequena interrupção para explicar o que é este material.Teflon é o nome comercial registrado pela empresa DuPont para o Politetrafluoretileno também conhecido pela sigla PTFE. Descoberto por acidente por Roy J. Plunkett em 1938, o Teflon tem duas características que o tornam muito útil como material de vedação para peças moveis:

  • É praticamente inerte, ou seja, não reage com nenhuma substancia química conhecida, salvo em casos especiais.
  • Tem o terceiro menor coeficiente de atrito entre todos os materiais sólidos conhecidos, ou seja, oferece resistência mínima ao deslocamento, mesmo quando em contato estreito com outro material.

Vedação de Teflon projetada por Walter

 

No entanto a Thayer & Chandler recusou a proposta de Walter não vendo vantagem nesta nova abordagem. Por não querer causar problemas com um dos principais clientes de seu pai Walter deixou a ideia de lado

A Virada

Tudo mudou quando August Jeschke, gerente de vendas da Thayer and Chandler resolveu sair da companhia. Ele procurou Walter e disse que se ele estivesse disposto a fabricar seus próprios aerógrafos ele tinha certeza que poderia vende-los. Walter aceitou a proposta e comunicou a seu pai a intenção de começar o novo negócio, e a reação deste foi surpreendente. August decidiu dissolver sua própria companhia, chamou os seus sete principais funcionários e comunicou que estava dando a cada um uma parte igual do maquinário da empresa junto com a sua lista de clientes, cada um poderia assim abrir seu próprio negócio. Em contrapartida cada um deles deveria se comprometer a fornecer gratuitamente, durante um período de 3 anos, as peças que Walter ia necessitar para fabricar seus aerógrafos. Assim, com uma necessidade mínima de capital inicial, surgiu em 1964 a BADGER AIR-BRUSH CO. que hoje é dirigida pelo filho de Walter, Ken Schlotfeldt.

 

Dos sete fornecedores inicias, seis ainda hoje fabricam peças para a Badger

Como uma reviravolta final, a Thayer and Chandler, que recusou a proposta de Walter, foi comprada pela Badger em 2003.

A Badger fabrica hoje uma extensa linha de aerógrafos que abrange as mais diversas aplicações além de produzir, fato pouco conhecido por aqui, uma variada linha de tintas.

 

Agradeço a Ken "Badger" Schlotfeldt, pelas informações para elaboração deste texto.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum