G.91R - Meng - 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Seg, 10 de Dezembro de 2012 00:11

 

 G.91R - Meng- 1/72 item DS004

 

 O Avião.

Em 1954 a NATO (OTAN) fez um concurso para o projeto de um novo avião que deveria equipar os países membros com um equipamento padronizado. O projeto deveria atender aos requisitos de grande manobrabilidade, capacidade de ataque ao solo, capacidade de operar em pistas curtas ou improvisadas entre outros. Vários projetos foram apresentados e os três finalistas foram autorizados a produzir os protótipos. Apesar da grande pressão pela indústria francesa, que vivia forte recuperação no pós guerra, o vencedor, para surpresa de muitos, foi o projeto da Fiat. No entanto interesses políticos e econômicos acabaram diminuindo muito o escopo do projeto. Os franceses, inconformados com a derrota, preferiram desenvolver seu próprio projeto, os ingleses não tiveram interesse, os americanos que haviam se comprometido a comprar 50 unidades para equipar a força aérea turca, abandonaram a ideia e preferiram desenvolver seu desenho próprio a partir de um projeto também derrotado pelo G-91. Outros países também desistiram da compra. No fim apenas Itália e Alemanha acabaram adquirindo o avião. No entanto foi Portugal o único a utilizar o G-91 em combate. No período conhecido como Guerras Coloniais Portuguesas os EUA decretaram um embargo de peças de reposição para os F-86 portugueses, de forma a não privar suas forças coloniais de apoio aéreo os portugueses compraram 50 G91 da Alemanha. O exército americano chegou a testar o G-91, mas com a decisão de passar apenas a operar aeronaves de asa móvel a compara foi abandonada.  Apesar de seu uso militar o G91 ficou internacionalmente mais conhecido por ter equipado por longo tempo a esquadrilha de demonstração da Força aérea italiana, os Frecce Tricolori, que neste ano de 2012 completou 30 anos de operação.

 

 

fo2.jpg image by APRJ
FiatG91Frecce.jpg image by APRJ

O Kit

O kit da Meng vem numa bela caixa de papelão semi rígido, contendo 5 arvores com peças, uma arvore para as transparências, decais e folha de instruções. Além do conteúdo convencional, a Meng colocou na caixa um belíssimo escudo dos Frecce Tricolori, em ótimo material emborrachado e com velcro na parte de trás para facilitar sua aplicação. Uma bela surpresa.

 

 

O manual é muito bom, impresso em cores, em papel de excelente qualidade, trás Instruções claras e detalhadas, relação de cores ( tintas Gunze), mapa das peças, 4 vistas coloridas para cada uma das versões oferecidas, além de um pequeno histórico da aeronave.

 

As peças são muito bem injetadas, sem falhas ou rebarbas, com linhas de painels finas e bem definidas, o únicos pontos negativos que notei foi o grande pino que deve ser retirado nas costas do assento do piloto e marcas na face internas das portas maiores do trem de pouso. O interior é bem detalhado para a escala, com assento, manche, consoles e painel de instrumentos. Um pena que os detalhes do painel de instrumentos tenham muito pouco relevo, ao contrário da bela representação conseguida nos consoles. Os porões de roda são muito bem detalhados, os trens de pouso e rodas são simples, mas adequados a escala. As asas são injetadas em uma peça única. Do modo como foram feitos os contatos com as arvores a parte de cima das asas fica totalmente livre, mas por outro lado o contado com a parte inferior é bastante grosso. Vai ser preciso cuidado ao cortar este ponto. O painel que cobre as armas é uma peça separada e são oferecidas duas verões R/1 e R/3. Os complementos são três tipos de lançadores de foguetes, bombas de 500 lbs e tanques alijáveis de combustível. Os lançadores disponíveis são os LAU-32, LAU-51 e LAU-3. Todos tem as cavidades onde se alojam os foguetes representadas apenas em baixo relevo, quem quiser uma maior detalhe aqui vai ter de abrir os furos, uma tarefa relativamente simples não ser no caso do LAU-51. No manual existe uma seção específica orientando a pintura das bombas e dos lançadores. As transparências são excelentes, finas, perfeitamente translúcidas e sem qualquer distorção, ente as melhores que já vi. Além do canopy, em duas partes, vem uma pequena peça para se fazer o colimador.

 

f7.jpg image by APRJ
f21.jpg image by APRJ
f20.jpg image by APRJ
f16.jpg image by APRJ
f12.jpg image by APRJ
f9.jpg image by APRJ
f26.jpg image by APRJ

 

 

 

A folha de decais é também excelente, sem falhas de impressão, e com filme bem fino. Notei pequenas falhas de registo  em algumas imagens pequenas, mas que só chamam a atenção com o zoom da camera. São 3 as versões oferecidas

A- G.91R/1 No 5 Frecce Tricolori, Aeronautica Militare Italina, base aérea de rivolto

B- G.91R/3 LeKG 41, 31+43 “Bull’s Eye’79

C- G91R/1 c/n042 MM6276, US ARMY, inicio de 1961

 

 

fiat0006.jpg image by APRJ

 

 

Conclusão

O novo kit da Meng é um belo modelo, bem detalhado com belas opções de montagem. A inclusão do escudo do Frecce Tricolori já valeria a compra, mas mesmo sem isso o kit é uma ótima escolha. Tomara que venha versão portuguesa. Altamente recomendado.

 

Agradecemos a Meng pelo exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum