F-102 Delta Dagger - Meng Models - 1 /72
Escrito por Marcello Rabello   
Seg, 03 de Dezembro de 2012 11:17

 

 

 

F-102 A MENG KIT DS-003


Histórico e Review aqui:

 

Iniciei a montagem deste belo modelo. Não segui os passos do manual e comecei por partes que eu poderia ir adiantando enquanto outras esperam a tinta secar. Minha grande dúvida foi qual versão fazer. Para demonstrar a qualidade do kit montei sem alterações e sem inclusão de aftermarkets.


Depois de pintadas, colei todas as partes do escape. Todas as peças encaixam muito bem. Colei a baia de bombas, e mais uma vez o encaixe é perfeito. Colei as metades das asas. Aqui percebi que o encaixe junto a fuselagem não é perfeito. Fica um pequeno vão que deverei usar putty mais tarde. O conjunto do escape é colado com perfeição na fuselagem

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.Pintei todo o cockpit e assento. O único "defeito" que encontrei no kit até este momento foi a falta de cintos. O kit poderia vir com cintos ao menos no decal, como a Tamiya faz em alguns kits; Fica a dica para o fabricante.
Me permiti alterar este detalhe importante do kit colocando alguns cintos de minha caixa de sobras. O resultado é muito melhor. O painel de instrumentos é decal. O cockpit é colado por cima do porão do trem de pouso dianteiro e o encaixe na fuselagem é preciso. Colei o porão do trem de pouso principal, e mais uma vez sem problemas.

 

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Colei as asas no lugar, e como havia previsto antes, fica uma pequena diferença em uma das asas, mas nada que não se resolva. Tive trabalho para manter o conjunto no lugar e usei borrachas para sustentar. O encaixe é muito preciso e usei pouquissima lixa para ajustar. Colei as pontas das asas e também as entradas de ar sem problemas.

 

 
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Depois de bem coladas as partes, coloquei um pouco de putty na raiz da asa. Gastei muito pouco  putty. Já lixei o kit onde deveria e faltou pouco para ir para a pintura.

 

 

 

 

Bem, parti para a pintura. Escolhi a versão da boxart. Muito provavelmente comprarei outro para fazer a versão camuflada com bastante calma. Pintei o modelo de Aircraft Grey. Na verdade esta tinta é um esmalte sintético da Suvinil código Z077 que fiz naquelas máquinas onde misturam os corantes. Levei o meu catálogo FS para a loja e selecionei pela escala de cores deles a que batia. Ficou perfeito. Creio que na época gastei o mesmo que dois vidros de tinta por uma lata de 1/4. É tinta pra caramba! Pintei as portas do compartimento de bombas, tanto externamente quanto internamente (em Interior Green FS 34151 da Modelmaster 1715). O mesmo para o interior. Pintei os mísseis, também usando máscara. Mascarei e pintei a parte do exaustor com Stainless Steel da Modelmaster, depois mascarei e pintei de preto o acesso do cockpit.

 

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Mascarei as transparências usando fita transparente Scotch e recortei com um estilete bem fino. depois fiz uma segunda máscara para pintar o amarelo. Montei os suportes dos mísseis e trens de pouso. Sem problemas também. Mascarei e pintei de preto as áreas do nariz. Para wash uso a mistura de tinta acrílica, água e detergente. Deixo secar e retiro com algodão úmido.

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Resolvi deixar o freio aberto. O decal para o freio é ligeiramente maior do que a peça. Isso ajuda na hora de conformar nos detalhes e o restante é simplesmente retirado com um estilete bem fino. Depois de retiradoo excesso do wash, apliquei um verniz brilhante, e comecei a colocar os decais. Finos e de boa aderência. Não tive problema com nenhum decal. Nenhum silvering. Colei também as pernas do trem de pouso e os suportes dos mísseis. Os AIM-4 tinham uma pintura de branco e vermelho com detalhes de branco nas aletas. Estes detalhes eu fiz com decal branco recortado. Infelizmente o fabricante não pensou nisso, e é uma solução bem simples. As portas do trem de pouso possuem farois, mas no manual não fica bem claro onde encaixar. Além disso a biela que fica conectada à porta e trem de pouso dá um certo trabalho de colar. O manual não é claro quanto ao posicionamento e nem o encaixe.

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Kit finalizado!! Pintura do 431th Fighter Interceptor Squadron, 1962

 

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Aqui, uma pequena comparação lado a lado com o kit da Hasegawa. O kit da Meng é muito superior. Falta ao Hasegawa detalhes do interior do porão de rodas, um assento mais detalhado e baixo relevo. As proporções são praticamente iguais, com pequenas diferenças no formato dos tanques e detalhes menores. O kit da Meng é muito bom, mas pode melhorar com alguns itens em photoetched e resina.

 

 
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