F-102 Delta Dagger - Meng Models - 1 /72
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 30 de Outubro de 2012 17:25

 

F-102A Delta Dagger - Meng Model - 1/72 Ref. DS-003

 

O Avião

O Convair F-102 Delta Dagger foi o primeiro caça interceptador supersônico, e o primeiro com a configuração de asa em delta, a ser empregado pela força aérea americana. Projetado principalmente como interceptor para enfrentar a ameaça dos bombardeiros de longa distancia soviéticos o F-102 também foi utilizado em missões de escolta durante a guerra do Vietnã . O projeto inicial foi quase cancelado devido a dificuldade do avião de atingir a velocidade supersônica, foi salvo pela adoção do principio conhecido como Regra de Área, com base no que se redesenhou o avião dando a fuselagem a silueta característica conhecida como “forma da coca-cola”, que se pode ver em todos os jatos modernos. Além dos EUA também foi operado por Grécia e Turquia, vendo combate em ambos os lados durante a invasão de Chipre em 1974.

 

img1.jpg image by APRJ
img3.jpg image by APRJ
img2.jpg image by APRJ

 

 

O Modelo

 

O kit da Meng veio preencher uma lacuna na chamada série Century, caças a jato americanos com o número 100, F-100 a F-106. A caixa é bastante pesada e se descobre o porquê ao abrir a embalagem e verificar que o kit compreende 7 arvores, todas embaladas individualmente, manual de instruções e folha de decais tudo muito bem arrumado numa caixa de tamanho ideal para quem tem pouco espaço no armário. E olhe que é um kit bastante grande.

 

O modelo é muito bem injetado, com linhas de painel em baixo relevo finas e de profundidade adequada. Os detalhes internos da cabine são adequados a escala, com o painel de instrumentos oferecendo a opção de pintura (detalhes em relevo) e/ou o uso do decal fornecido. Certamente esta é uma área em que os fabricantes de acessórios irão contribuir com os melhoramentos necessários a quem quiser deixar o canopy aberto. O trem de pouso e as rodas são bem detalhados, a porta do trem (face externa e interna) e o porão de rodas tem um belo detalhamento, muito pouco a se acrescentar aqui. A turbina tem detalhes internos e é fechada não dando o efeito de se “ver através”. Os freios aerodinâmicos podem ser montados abertos ou fechados e as abas apresentam os detalhes internos bem como os cilindros acionadores. O armamento consiste em mísseis AIM-4D e AIM-4C . Os suportes dos mísseis podem ser montados tanto estendidos como recolhidos. Existem duas opções de portas para o compartimento dos mísseis, fechadas em uma peça única ou abertas em peças separadas. Estas portas também apresentam todos os detalhes internos. Acompanha o kit tanques alijáveis de 815 lts.

 

fr31.jpg image by APRJ
fr22.jpg image by APRJ
fr21.jpg image by APRJ
fr20.jpg image by APRJ
fr19.jpg image by APRJ
fr14.jpg image by APRJ
fr13.jpg image by APRJ
fr4.jpg image by APRJ
fr3.jpg image by APRJ
fr10.jpg image by APRJ
fr9.jpg image by APRJ
fr8.jpg image by APRJ
fr7.jpg image by APRJ
fr6.jpg image by APRJ
fr5.jpg image by APRJ

 

fr11.jpg image by APRJ
fr12.jpg image by APRJ

 

 

 

As transparências são muito boas, perfeitamente translucidas e sem apresentar qualquer distorção. Ë fornecido o suporte que permite a montagem do canopy aberto. Vale notar que a arvore das transparências ,além da embalagem normal, é protegida internamente por uma segunda proteção plástica o que afasta quase completamente qualquer possibilidade de risco durante o transporte.

 

fr15.jpg image by APRJ
fr17.jpg image by APRJ
fr16.jpg image by APRJ
fr18.jpg image by APRJ

 

O manual é um show a parte, impresso em papel de excelente qualidade, colorido, contém mapa das árvores, desenhos nítidos e indicação clara quando existe mais de uma opção de montagem.

 

fr23.jpg image by APRJ
fr24.jpg image by APRJ
fr25.jpg image by APRJ

 

As três opções de marcações oferecidas ( duas em cinza e uma camuflada) são mostradas em desenhos de 4 vistas (superior, inferior e as duas laterais) com imagens coloridas de ótima qualidade.

 

fr32.jpg image by APRJ
fr33.jpg image by APRJ
fr34.jpg image by APRJ
fr35.jpg image by APRJ

 

A folha de decais, embalada com proteção individual, é de ótima qualidade. Os decais são muito bem impressos, sem falhas de registro e com cores vivas e densas que farão uma ótima representação das versões oferecidas.

São elas:

1-      431th Fighter Interceptor Squadron, 1962

2-      327th Fighter Interceptor Squadron, 1958

3-      497 th Fighter Interceptor Squadron, 1970

 

fr26.jpg image by APRJ

 

fr30.jpg image by APRJ
fr29.jpg image by APRJ
fr28.jpg image by APRJ
fr27.jpg image by APRJ

 

 

Conclusão:

A Meng não só lançou um modelo que vem preencher uma lacuna na escala 1/72 nos aviões da série Century, como fez isso em grande estilo lançando um modelo muito bem feito, seja na qualidade do kit em si, seja no acabamento das peças e riqueza de detalhes, seja na qualidade dos decais e manuais. Altamente recomendado.

 

 Agradecemos a Meng  pelo exemplar deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum