Técnica: Cabeamento em aviões WWI
Escrito por Afonso Giordano   
Ter, 23 de Março de 2010 18:07

 

Material:
- Fios cirurgicos numero 0.6 (no caso, escala 1/72)
- Agulhas de dentista
- Faca X-Acto com lâmina nova
- Cola cianocrilato (Super Bonder)

O primeiro passo é, logo no inicio da montagem, furar com uma agulha de dentista ou broca fina, todos os pontos por onde passam os cabos na fuselagem, trem de pouso e o mais próximo possível dos struts. É importante que na "entrada" e "saída" dos furos, tenha uma abertura ligeiramente maior para que haja um acúmulo um pouco maior de cola justamente buscando maior resistência na colagem. Para fazer esse "cone", use a ponta da lâmina X-Acto, girando-a suavemente sobre o furo (veja figura 3).

O segundo passo é passar os fios seguindo a orientação da planta do kit e de forma coerente onde você possa colar primeiro determinados pontos. Depois de secos, puxar os cabos do lado oposto e colá-los de uma unica vez. Na figura 1, foram colados os pontos 1, 2, 3, 4 e 5. Depois de bem secos, foram puxados os fios no ponto 6 de forma conjunta e colados. Depois repetido o procedimento para o ponto 7 e assim, sucessivamente.

 

 

Vale salientar que no inicio do processo de cabeamento, os struts, as asas na parte interna, assim como a fuselagem e trem de pouso já estão pintados, ou seja, o kit está praticamente pronto.
A parte de cima da asa superior e a parte de baixo da asa inferior serão pintadas posteriormente, logo depois do cabeamento feito.

É importante que se cole dos dois lados, ou seja, pelos lados de fora e de dentro das duas asas para que na hora que se cortar os excessos os fios não se desprendam. Use uma agulha fina e Super Bonder novo, bem liquido, para escorrer para dentro dos furos por capilarização. Muito cuidado na colagem dos pontos internos, pois a pintura já está pronta e qualquer excesso de cola pode comprometer o acabamento.

Na figura 2, foram colados primeiro os pontos 8 e 9. Depois de secos, foram puxados os fios no ponto 10 e colados. Repetido o procedimento nos pontos 11 e 12.

Depois do cabeamento pronto e checado todos os pontos de cola por fora e por dentro, corta-se os excessos com a lamina X-Acto o mais rente possivel. Caso necessario, faça um preenchimento com o proprio primer usando um pincel de ponta fina e depois de bem seco, lixe com uma lixa dágua 400 ou 600.

 

 

Feito isso, é só dar acabamento de pintura na parte de cima da asa superior, na parte de baixo da asa inferior e aplicar os decais.

Existem com certeza outras tecnicas bem menos trabalhosas, mas esta é a que uso, pois foi a melhor forma que encontrei (pelo menos até o momento) de fazer um cabeamento esticado, firme e resistente.

 
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