MIG-21 SMT Profipack - Eduard 1/48 (8233)
Escrito por Júlio Martins   
Qua, 15 de Novembro de 2017 00:10

8233

Eduard 8233 (relançamento)

Breve histórico

O MiG-21 é sem dúvida uma das aeronaves mais emblemáticas de todo o século XX, marcando a cara da "Guerra Fria". Esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Com asas em delta, foi o primeiro avião soviético a servir tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 com um motor de pós-combustão relativamente fraco, comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

A versão MT/SMT lançada pela Eduard é uma modificação da versão SM/MF. O MT/SMT foi uma tentativa não muito bem sucedida de capacitar o Fishbed com mais combustível. O tanque dorsal foi então aumentado, dando a caraterística corcunda ao SMT, bastante interessante. Quanto ao combustível, a modificação valeu a pena, mas a aeronave perdeu bastante de sua agressividade em manobras e velocidade. Poucas aeronaves foram construídas, e todas serviram na Força Aérea Soviética.

Estas aeronaves eram motorizadas com turbinas Tumansky R-13F-300. a Versão SMT possuia radar Saphir -21/RP-22SM. Aliás, o "S" em SMT é justamente indicando a presença do radar Saphir.

Para a OTAN, o Mig-21 "corcunda" se chamava "Fishbed K"

O Kit

Inicialmente, deve-se ressaltar a absoluta novidade do kit. Não se trata de rebox ou cópia de nada antes visto. A Eduard estudou e preparou este lançamentos por anos até chegar agora às prateleiras.

Este é o segundo kit fabricado segundo a nova tecnologia da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora, e o primeiro da nova série, o espetacular Albatros OEFFAG 253.

Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora, momento de lançar o MIG-21.

Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 9 galhas cinza médio de alta qualidade, dois sets de PE, sendo um colorido e outro natural, dois lança foguetes em resina, máscaras para pintura, livreto de instruções e decais.

Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do kit e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados.

Fuselagem e asas de detalhamento superficial em baixo relevo, fino e consistente por todo o kit. Não vejo uma linha sequer diferente das demais em alinhamento ou precisão. Flaps e ailerons moldados separadamente para posicionamento variado.

Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas.

O cockpit vem completo e bastante detalhado, entretanto, logo de início nos salta aos olhos que será impossível montá-lo sem a opção de photoetches. Os painéis laterais superiores são apenas fornecidos assim, sem peças plásticas.

Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor KM-1 muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa.

Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor.

Set de Photoetch colorido de detalhes intrincados, belíssimo! A cor do interior dos MIG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze.

Duas são as opções de painel em PE, que também conta com cintos de segurança e detalhes para o assento ejetor, além de outras miudezas para a parte externa, turbina e armas.

Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente.

Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Gostei.

Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos.

Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de kit deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto. Pontão para a Eduard!

Armamento possível para o MIG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!

- 2 x 490l tanques subalares
- 1 x 800l tanque central 
- 2 x RS-2US (AA-1 Alkali)
- 2 x R-3S (AA-2 Atoll)
- 2 x R-3R (AA-2 Atoll)
- 2 x R-13 (AA-2 Atoll)
- 2 x R-60 (AA-8 Aphid)
- 2 x S-24 240mm (foguetes)
- 8 x FAB-100 (bombas)
- 2 x FAB-250 (bombas)
- 2 x UB-16 57mm (pods para foguetes) (resina/PE)
- 2 x MBD-2-67 MER
- 2 x SPRD-99 "RATO" (foguete auxiliar para decolagem)

Decais e versões de pintura  Duas folhas da própria Edaurd, sem defeitos de registro e sem excesso de filme acompanham o kit. Uma para as versões, outra para os stencils.

A caixa oferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya.

Para a pintura, profiles em 4 vistas coloridos, padrão da empresa, muito bem indicados com cores Gunze. são 5 opções, três camuflados e dois em metal natural.

  • MiG-21MT, Serial Number 96.40.14, Dolgoye Ledovo, Russia
  • MiG-21MT, Serial Number 96.40.15, Dolgoye Ledovo, Russia
  • MiG-21SMT, 582nd IAP, Chojna Airfield, Poland, Late Eighties
  • MiG-21SMT, Krasnodar Higher Aviation Training Facility, Soviet Union, ca 1980
  • MiG-21SMT, 296th IAP, Soviet Union

Conclusão

O Mig-21 a muito tempo merecia uma representação a sua altura, e agora foi feita justiça. O melhor MIG-21 em qualquer escala, e o melhor jato soviético da 1/48, sem sombra de dúvidas.

Muitas peças, porém de montagem tranquila, instruções seguras, decais excelentes, versões coloridas e atraentes, lança foguetes em resina de alta qualidade, etc, etc, etc... são muitos os pontos de alto nível.

Sem medo de errar, é o melhor e mais impressionante kit da Eduard até agora, o que nos faz desejar muito mais!

Aqui na APRJ temos um Walkaround do MIG-21MF do Museu Asas de um Sonho. Confira!

Altamente recomendado!

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum