SU-25 UB/UBK 1/48 da KP
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 21 de Agosto de 2011 15:22

 

 

 

SU-25 UB UBK 1/48 da KP

 

O Avião

Da avaliação dos combates no Vietnan surgiu a necessidade do desenvolvimento de aeronaves de ataque ao solo que pudessem operar em campos pequenos e improvisados, com grande capacidade de carga para armamentos e boa proteção contra danos. O SU-25 foi desenvolvido segundo este conceito. O SU-25 UB (treinador) tinha dois assentos com o instrutor sentado atras em posição mais elevada, mesmo sendo um treinador ele tinha toda a capacidade operacional em termos de armamento do SU-25 monoplace. A versão UBK (exportação) foi comprada e utilizada por vários países, incluindo Checoslováquia, Macedônia, Bulgária, Peru e Iran.

O Kit

A Kp já tinha a versão monoplace que foi recentemente relançada sob o selo de Eduard com o acréscimo de acessórios em resina e photoetch. Agora a própria KP lança a versão biplace numa nova série chamada de Masterline Series. Os acessórios não são os mesmos usados e pela Eduard, sendo as resinas e PEs totalmente novos e voltados para este kit.

O manual em papel couche e formato A4 é dos melhores que já vi. As instruções seguem a forma de capítulos cobrindo cada etapa da montagem. Além disto existem seções especificas para aplicação de máscaras, configuração de armamento, mapa de colocação dos stencils e etc. As seis versões oferecidas são apresentadas em vistas coloridas, incluindo ambas as laterias, o que não deixa qualquer duvida quanto a pintura. A indicação das cores é feita pelo nome e números de referencia das tinta Gunze acrílicas e esmalte.

As arvores do kit são praticamente as mesmas da versão monoplace com a troca da arvore da fuselagem que também trás um diferença nos armamentos onde as bombas são substituídas por misseis S-24B. A qualidade da injeção é bastante boa, com a linhas de painel bem definidas e adequadas a escala. Detalhes internos ( painéis laterais e consoles) , rodas e trem de pouso são bem feitos e com bons detalhes. Por outro lado os misseis S-24B que vem na nova arvore tem os detalhes pouco ressaltados e praticamente invisíveis fugindo bastante da qualidade geral do resto do modelo. O principal problema deste kit é, sem dúvida, o ponto de ligação das peças com as arvores, são grossos e muitas vezes invadem a própria peça. Vai ser preciso bastante cuidado na hora de separar as peças das arvores, cortando o ponto de ligação longe da peça e um bocado de lixa para aparar os excessos.

As peças em resina são muito bem feitas, os detalhes dos bancos são impressionantes, os painéis laterais e consoles que já são muito bons nas peças injetadas são ainda melhores nas suas versões em resina. O detalhe do cabeamento que passa por trás dos bancos é um dos melhores que já vi. Outros detalhes internos como manches e etc. também são substituídos por equivalentes melhores em resina. O único ponto negativo aqui é que a KP colocou todas as peças em um único saco dentro da caixa. Alguns detalhes mais frágeis acabaram sendo quebrados (nada que não possa ser reparado pelo próprio modelista) pelo choque durante o transporte com as peças mais pesadas. Seria interessante que pelo menos as peças mais delicadas, como os bancos por exemplo, viessem embalados de forma a protege-los contra o choque com outras peças.

A transparência é boa mas pode se beneficiar de um leve polimento e uma camada de future. O canopy é feito em uma peça única e para mostra-lo aberto, o que é quase obrigatório com um interior assim tão detalhado, será preciso corta-lo em 3 lugares diferentes, uma tarefa delicada que pode levar a perda da peça. A KP bem que poderia fornecer um canopy extra para o caso de algum problema.

Acompanha o kit uma folha de PE que além de cintos, painel (com instrumentos em acetato) e outros pequenos detalhes, tem peças para complementar os detalhes do canopy. No mesmo pacote tem uma folha de máscaras pre cortadas para ajudar na pintura do canopy e rodas.

A folha de decais é excelente. As cores são sólidas não existe qualquer falha de registro. A quantidade de stencils oferecida vai agradar mesmo o modelista mais exigente. As versões oferecidas são:

I- Corpo Aéreo da Guarda Revolucionária Islâmica, Irã, maio de 2009
II- Grupo Aéreo 1, Esquadrão Aéreo 112, Força Aérea Peruana, 2005
III- 30° Regimento de Ataque ao Solo Força Aérea da Checoslováquia, 1992
IV- 101°Esquadrão de aviação, Força Aérea Macedônia, 2006
V- Vermelho 91 do Esquadrão de Cães Acorrentados da Força Aérea Russa, 1999
VI- 22° Esquadrão de Ataque da Força Aérea Búlgara.

 

Imagem

Imagem

Imagem

 

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

 

 

Imagem Imagem

Imagem

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Imagem

Imagem

 

 

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem

 

 

Imagem

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

 


Conclusão:

 O kit é muito bom e com os acessórios de resina, PEs, máscaras de pintura e decais abundantes e de excelente qualidade, é quase uma compra obrigatória para os fans de aviação a jato militar.

 

Este modelo pode ser comprado aqui: LuckyModel

 

Obrigado a Kopro models pelo exemplar deste review































 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum