A2D-1 Skyshark da Anigrand 1/72
Escrito por Marcelo " Tarkus"   
Dom, 03 de Abril de 2011 00:11



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Douglas XA2D-1 Skyshark
Anigrand 1/72

Antes de comprar o kit eu procurei referências sobre o avião e encontrei este livro:

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Com ele em mãos procurei e comprei o kit.
Caixa minúscula, sem qualidade e a arte é uma folha colada com a foto.

Ao abrir a caixa vc encontra poucas peças em resina, um canopy em vac e uma folha de decais. As asas não são separadas em metades e o interior é muito pobre. Vi logo que não teria muitos problemas.


Comecei a montagem pelo cockpit, mas com mudanças. O assento fornecido pelo kit não é nem de longe parecido com o original; Busquei em minhas sobras algo compatível e encontrei um perfeito com poucas mudanças para fazer. Incluí painéis laterais usando sobras feitas de JET, das quais eu tenho o molde. Procurei decais para o painel de instrumentos e consoles laterais, embora todo este trabalhão fique quase invisível depois de colocar o canopy; Eu não quis cortar o canopy por medo, geralmente estas peças em vac são "temperamentais" e sem sobressalentes é melhor não arriscar.
Os spinners são para colar no modelo, mas resolvi adicionar um eixo e deixá-los com giro livre, o que foi fácil. Uni as metades da fuselagem, colei as asas e estabilizador e apliquei putty onde merecia, pronto! 80% do kit está montado.

 

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A pintura foi fácil, Dark Sea Blue em tudo, partes internas em Interior Green (incluíndo o cockpit) e trem de pouso Alumínio.

O kit vem com três tanques de combustível externos, mas não encontrei fotos do mesmo (primeiro protótipo) usando os três, apenas o central, usei apenas ele. O modelo representa o primeiro protótipo, com leme curto, embora a folha de decais venha com marcações para o segundo, o que é uma falha mas não tão grave pois bastou omitir as marcações "NAVY" e não incluir a logo. As insígnias da fuselagem são menores no decal (no real elas são iguais as das asas) e infelizmente nenhum stencil é fornecido, mais uma vez tive de recorrer as minhas "santas" sobras.

O trem de pouso possui um erro bobo que são os amortecedores em forma de tesoura, que não existem no real, basta retirar.

As pás das hélices merecem atenção. Elas são do mesmo tamanho, o que é errado. Quando colocadas nos spinners ficam maiores no traseiro por causa da diferença na posição deles. Depois de coladas eu alinhei e recortei, com o alicate de precisão, as pás de trás na mesma altura, depois pintei as pontas de amarelo. Usei agulhas de seringa para fazer os tubos de pitot nas asas e finalizei a pintura fazendo o esfumaçado dos escapes conforme referências. O gancho de parada também faz parte de sobras, pois o do kit além de frágil é bem ruim.

Por fim apliquei verniz semibrilhante da Acrilex.

Acredito que eu tenha levado, em tempo corrido, pouco mais de uma semana para finalizar o kit inteiro.





 
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