Mirage 2000B/N/D - Kinetic 1/48 (48032)
Escrito por Marcos Di Stephano   
Dom, 19 de Dezembro de 2010 15:52

Mirage 2000B/N/D Kinetic 48032

Breve Histórico

O Mirage 2000 é um caça monomotor, de asa em delta, multifunção de quarta geração, fabricado pela Dassault Aviation. Foi projetado como um caça leve, de interceptação, baseado no Mirage III, no final dos anos 70 para a Força Aérea Francesa e para competir com o então General Dynamics F-16, que já havia ganho a concorrência para ser o no caça da OTAN, batendo inclusive o Mirage F-1 deste mesmo fabricante.

O Mirage 2000 evoluiu para uma bem sucedida aeronave multifunção com diversas variantes desenvolvidas. Estas incluem o Mirage 2000C monoplace e as variantes B/N e D biplace. Mais de 600 aeronaves já foram construídas e está em serviço em vários paises inclusive o Brasil.

Os Mirage 2000 franceses foram usados durante a Guerra do Golfo, bem como na ONU e nas operações aéreas da OTAN durante a Guerra da Bósnia e na Guerra do Kosovo. No verão de 2007 os Mirage 2000 franceses foram mobilizados para o Afeganistão em apoio das tropas da OTAN. Começaram a ser substituidos no serviço francês pelo Dassault Rafale, que se tornou operacional com a Força Aérea Francesa em 27 de junho de 2006.



O kit

A família do Mirage 2000 até agora não havia sido bem explorada pelos fabricantes de kits nas principais escalas do mercado, 1/72 e 1/48. Não existe esta aeronave na escala 1/32. A Kinetic lança o Mirage 2000 B/D/N 1/48 quando os poucos e já antigos kits (alto relevo e pouco detalhamento interno e externo) já são difíceis de serem encontrados pelo modelista.

O kit é apresentado em uma excelente caixa contendo 9 árvores injetadas em plástico cinza claro, embaladas em um único saco plástico e uma árvore injetada em plástico transparente embalada separadamente para proteção das mesmos, instrução e a folha de decal.


Todo o detalhamento superficial do modelo é em baixo relevo, não tem a qualidade dos Hasegawa ou Tamiya mas é muito bem feito. Algumas peças com pouca rebarba.

Começando pelo interior, o "cockpit tub" e os paineis tem detalhamento em alto relevo representando os diversos mostradores e radares do caça. Existem peças para apoio do canopy se o modelista quiser faze-lo aberto.

Passando para a fuselagem e asas, apesar deste kit ser de uma aeronave com desenhos mais simples, este apresenta um bom encaixe entre asas e fuselagem o que não acontecia com outros modelos deste fabricante como a linha de F-16 e o Hawkeye.

Os flaps podem ser colados na posição "abaixados" também. Isto já é normal em aeronaves desta escala. Porém os freios de ar não podem ser posicionados abertos ou fechados, uma falha se considerando a escala.

A parte do interior de trem de pouso, tanto o principal como o dianteiro é muito simplório. Poderia ter mais detalhes para a escala e a instrução não diz que cor devem ser pintados, assim como o interior das tomadas de ar das turbinas. O modelista terá que fazer uma pesquisa nesta área.

A kinetic desta vez acertou com a forma com que prendeu as tubeiras na árvore, no caso de alguns F-16 elas eram presas em cima das pétalas. Em uma peça que seria pintada de cor metálica isso se torna um problema.

Este kit faz três versões distintas do Mirage: B, D e N, de capacidade nuclear. As diferenças estão todas na caixa, como três derivas diferentes, uma de cada versão, tubeiras aberta e fechada e 2 noses para o B/D e para o N .

O armamento consite de 2 mísseis Magic, 2 mísseis AS - 30 L, pod Atlis e os populares tanques suplementares de combustível, tanto das asas como o central.

Quanto as transparências a Kinetic ainda está atrás de alguns fabricantes como Hasegawa, Tamiya, Revell alemã dentre outras, mas são razoáveis.

A folha de decais é muito boa, com pouco filme mas tanto os cocares franceses e gregos podem ser trocados, estão ligeiramente fora de centro. O kit apresenta as versões do Mirage 2000 B frances e BG gregos em camuflagem em tons de cinza, uma versão do D e outra do N francesas em tons de verde e cinza.

Muito se debateu, ainda antes do lançamento, acerca do formato dos canopis que parecem pouco abaolados, mas não chega a ser um problema tão grande. Não perecebo grandes dsiferença assim com o desenho real. Entretanto, o grande equívoco deste kit está no diedro das asas. Elas deveriam apresentar um  ângulo negativo, levemente inclinadas para baixo, mas não apresentam diedro algum, estando paralelas ao solo.

Conclusão

Considero este um excelente kit feito pela Kinetic, pois o mercado precisava de um kit melhor do Mirage 2000. Resta saber se será lançado também a versão monoplace. Modelistas menos experiêntes não devem ter problemas em monta-lo.

Agradecemos a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum