IL-2m-3 Sturmovik - Eduard 1/72 (7410)
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 09 de Dezembro de 2010 22:42

Imagem

 

Kit 7410

 

 



Imagem


O Iliushin IL-2 Sturmovik , o tanque T-34 e a metralhadora PPsH, são as mais conhecidas armas soviéticas da segunda guerra. Tendo sido o avião mais produzido na história, mais de 35.000 unidades (mais de 45.000 se computados os IL-10) o Il-2 é tão famoso quanto controverso. Considerado por muitos como o melhor avião de ataque ao solo da segunda guerra, tinha como destaque a robustez e a capacidade de fogo. Por outro lado seus críticos alegam que o IL-2 não era um bom avião, lento, com pequeno poder defensivo, sofreu perdas catastróficas que só poderiam ser absorvidas por uma nação com os recursos humanos soviéticos. De fato muitos consideravam que ser designado para artilheiro de cauda de um IL-2, era o mesmo que receber uma sentença de morte.

Não bastasse a controvérsia sobre seu desempenho, o IL-2 também foi objeto de muita desinformação. Diversas fontes o colocam como um excelente destruidor de tanques devido a instalação do canhões NS-37 de 37mm. Ainda que armado desta forma o IL-2 pudesse realmente destruir mesmo os maiores blindados alemães, a perda de desempenho devido ao aumento de peso limitou a produção desta variante a poucos exemplares, utilizados principalmente durante a batalha de Kursk.

Tão mais eficaz quanto desconhecida e a arma que realmente tornou o IL-2 o terror das colunas alemãs, blindadas ou não, dando razão ao seu apelido de "Morte Negra", era a pequena bomba PTAB 2.5-1.5. Esta pequena arma com 1,5 quilos de explosivo podia ser acomodada no compartimento interno do IL-2 em grande quantidade. Cada IL-2 podia trasportar até 192 destes artefatos que uma vez lançados criavam um tapete de destruição medindo 70m x 15m. Qualquer blindado ou veículo dentro desta área seria irremediavelmente destruído ou posto fora de combate.

 

Imagem

Imagem

 

 

O IL-2 tinha a sua parte frontal reforçada e protegida por chapas de aço, mas todo o resto era feito de madeira. Ele foi produzido em 4 versões principais. Primeiro como monoplace, versão logo abandonada pela falta de armamento defensivo traseiro. Depois como biplace de asas retas. Uma terceira versão modificou as asas dando-lhes uma inclinação para trás de 15°. Finalmente em 1944, com a maior disponibilidade de materiais nobres, apareceu a versão final com a mesma conformação da terceira versão, mas com toda a estrutura em metal. Esta é a versão representada pelo modelo da Eduard.

O modelo

O kit da Eduard é versão weekend, isto quer dizer que inclui apenas uma versão de pintura e não contém potoetchs ou mascaras. As peças são de boa qualidade sem rebarbas ou falhas de injeção. O manual é simples, em preto e branco, mas bem explicado e com 4 vistas mostrando os detalhes de pintura e indicação de cores. Na lateral da caixa, em cores, estão repetidas as indicações de cores e duas vistas laterais do esquema de pintura utilizado.

 

Imagem

Imagem

 

Imagem

 

Os detalhes internos são básicos, painel de instrumentos, bancos e manche. As linhas de painel em baixo relevo são finas, nítidas e sem falhas. O trem de pouso e os canos de descarga tem detalhes simples mas adequados. A metralhadora traseira é uma representação apenas razoável da UBT. O compartimento de bombas não oferece a possibilidade de ser representado aberto. Acompanham o kit 4 foquetes RS-82 com boa representação.

 

Imagem

Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

 

 

 

 

 

O kit vem com dois sets de canopy o que permite a representação aberta ou fechada. As transparências são finas e sem falhas, mas infelizmente não tão translúcidas como nso kits 1/48 e 1/32 mais recentes do mesmo fabricante.

 

Imagem

Imagem

Imagem

 

A folha de decal, com uma única versão, é bem impressa com detalhes nítidos e sem falhas de registro.

 

Imagem

 

A versão oferecida é:


IL-2m-3 Chapaevtsy (herói da guerra civil russa) , Azul 22, 3° esquadrão checoslovaco.


Conclusão:

O Il-2 da Eduard é um ótimo kit, seja pela qualidade da injeção, seja pela riqueza dos detalhes. Um modelo na medida para quem procura um modelo sem muitos acessórios e bem feito.

 

Nossos agradecimentos a Edura pelo modelo deste review

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum