Gun Barrels-Flak M42 3,7cm e Flak38 20mm para Schnellboot Typ S-100 1/35
Escrito por Hendrik Schultze   
Dom, 19 de Setembro de 2010 00:00

Imagem

Set SM-35-003


Breve histórico

Flak M42 3,7cm

O canhão anti-aéreo naval Flak M42 foi projetado pela Rheinmetal-Borsig afim de suprir as carências apresentadas pelo canhão SK C/30. O projeto em si não era novo, mas sim uma evolução do canhão anti-aéreo Flak 36 usado pelo exercito alemão. Os melhoramentos consistiam em um cano mais longo e uma cadência de disparos maior. Além disto o novo canhão também tinha refrigeração a ar e um "cartucho" de 5 disparos.

O seu projeto visava uma fabricação mais simples e rápida.

Este canhão foi muito usado como arma anti-aérea em navios, U-Boots e lanchas armadas da marinha alemã. Contudo também houve uma versão adaptada para o uso do exército a chamada Flak 42 Zwilling, na qual consistia em duas armas postas uma sobre a outra como defesa anti-aérea.

Imagem Imagem Imagem

Flak 38 20mm

O canhão anti-aéreo Flack 38 foi uma resposta da Rheinmetall-Borsig as reclamações de seu antecessor: o canhão Flak 30. O desenho original do canhão Flak 30, foi desenvolvido a partir do canhão Solothurn ST-5 como um projeto para a marinha alemã (Kriegsmarine) com a designação de C/30. Este canhão disparava o cartucho conhecido como Long Soloturn, um dos mais poderosos cartuchos deste calibre.
Contudo o C/30 apresentava alguns problemas, dentre eles a baixa cadência de tiro (RPM) e o frequente travamento do cartucho na câmara. Contudo foi usado como defesa primária de uma grande variedade de embarcações da Kriegsmarine.

Uma adaptação feita pela Rheinmetall-Borsig levou este canhão para terra sob o nome de Flak 30. Suas diferenças consistiam em uma configuração mais compacta e a possibilidade de ser transportado em um reboque e disparar sobre ele.

Contudo o principal problema deste canhão era a reduzida cadência de tiros, cerca de 120 RPM. A resposta a este problema veio com um novo projeto feito pela Rheinmetall-Borsig chamado de Flak 38, o qual aumentou a cadencia para 220 RPM e diminuiu consideravelmente o peso para 420 kg. Com isso o Flak 38 foi aceito como canhão anti-aéreo pardrão do exército alemão em 1939 e também pela Kriegsmarine sendo designado como C/38.

Sendo arma padrão do exército alemão o projeto teve algumas variantes dentre as quais a versão desenvolvida pela Mauser e utilizada pelas tropas de montanha chamado de Gebirgsflak 38 (GebFlaK 38) e a variante mais conhecida deste canhão, a anti-aérea quádrupla Flakvierling 38.

Imagem Imagem Imagem

O set de detalhamentos

Baseada na Polônia, a Master Model era uma desconhecida para mim até então. Contudo se revelou uma fabricante promissora.

Com uma embalagem padrão para acessórios, o kit em questão representa especificamente dois tipos de armamento: o modelo Flack M42 o qual consiste de cano, jaqueta de resfriamento e seu corta fogo e o modelo Flack 38 que consiste em 3 canos e 3 corta fogos.

Com muita fidelidade e riqueza de detalhes, o set é de montagem precisa e fácil, necessitando nenhuma ou pouquíssima cola.

O manual, em inglês e polônes, é simples, porém claro, sem deixar nenhuma dúvida quanto o posicionamento das peças.

Imagem

Imagem

Imagem

Altamente recomendado a quem gosta de colocar um algo a mais no seu kit! :ok

Obrigado Master pelo envio deste set para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum