FMA IA 58A Pucara “Falklands War” - Special Hobby 1/72 (72047)
Escrito por Gustavo Bunger   
Qua, 18 de Agosto de 2010 10:30

Imagem

Breve histórico:

“Pucará” é o nome indígena quéchua para Fortaleza. Foi desenvolvido nos anos 60 pela na época chamada Fábrica Militar de Aviones (FMA), como aeronave de ataque ao solo e missões de contra-insurgência (COIN).

Seu primeiro vôo foi em 20 de agosto de 1969, e ficou famoso pela participação no conflito chamado Guerra das Malvinas, em 1982.
Durante o conflito, adotou 4 esquemas de camuflagem, que basicamente variavam quanto a intensidade dos tons usados.

O Kit:

A caixa tem uma apresentação muito boa, simples e destacada pela cor preta, evidenciando uma ilustração de dois Pucarás voando sobre uma planície das Falklands com a camuflagem mais utilizada na ocasião por estas aeronaves.

O kit vem com três árvores injetadas em sprue cinza, um pacote contendo seis blocos de resina com detalhamentos, um photo-etched contendo cintos, painéis e outros itens, uma pequenina folha de acetato com os instrumentos dos painéis e a folha de decalques. Há ainda uma grade contendo o canopy, injetado num fino plástico transparente.

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Apesar de conter algumas rebarbas nos sprues, estas não atingem as peças e também não são notados pontos de injeções em lugares críticos. A qualidade do plástico é muito boa, numa moldagem fina que ajuda no acabamento final nesta escala.

O manual de 10 páginas, apesar do pequeno tamanho (A5), é ricamente ilustrado é muito bem impresso e explicado, bem ilustrado e diagramado. Destaco aqui o cuidado em colocar informações sobre as cores de algumas partes antes, durante e depois do conflito pelas Ilhas.

Imagem
As linhas são em baixo relevo, bem definidas e finas. Eis alguns detalhes do acabamento das peças do kit:

Imagem Imagem Imagem

Decais e pintura

Como este kit é específico para os Pucarás usados na Guerra das Malvinas/Falklands, só há um conjunto de decais argentinos disponível, variando a numeração das aeronaves. Os decais são bem impressos, e com registro sem falhas.

Imagem

São possíveis quatro montagens distintas, como segue:

    A-511 IA 58A Brigada Aerea III/Grupo 3 de Ataque

    A-549 IA 58A Brigada Aerea III/Grupo 3 de Ataque

    A-520 IA 58A Brigada Aerea III/Grupo 3 de Ataque

    A-568 IA 58A Brigada Aerea IV/Grupo 4 de Caza

O bacana é que para cada uma dessas versões, são descritas as principais missões daquela versão e o que aconteceu com aquela aeronave.

Conclusão:

De pequeno, somente a caixa. Como se diz na gíria, é um “kitaço”, completo, bem manufaturado, e que agradará quem gosta de montar aviação da Guerra das Malvinas/Falklands. O uso de PEs e resina implicam uma montagem para modelistas em nível intermediário/avançado, mas que com certeza trará um resultado final muito bom.

Uma pena ser um kit de difícil obtenção, e mais penoso ainda ver suas lastimáveis re-edições feitas pela Airfix (que resolveu “mal” injetar as peças que neste kit vêm em resina), Gran Kit (fabricante russa, que fez uma cópia repleta de rebarbas) e pela Puky (!), que conseguiu criar uma versão “brinquedo” deste mesmo molde.

Observação: A Special Hobby possui um outro kit de Pucará contendo as marcações dos demais operadores da América do Sul; Trata-se do modelo: IA-58A Pucara “In Foreign Service”, e seu número de catálogo é 72177.

Referências:

Comparativo do Britmodeller das versões do Pucará na escala 1/72

IPMS Alto Vale

HyperScale

IPMS Uruguai

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum