Grumman E-2 C Hawkeye 2000 – Kinetic 1/48 (48016)
Escrito por Marcos Di Stephano   
Ter, 17 de Agosto de 2010 23:23

Kinetic 1/48 (48016)

Histórico

O Grumman E-2 Hawkeye foi projetado e desenvolvido durante os anos 1950 e início dos anos 1960 pela Grumman Aircraft Company para a Marinha dos Estados Unidos (US Navy) para operar em porta aviões fazendo missões “Airborne Early Warning” (AEW).

Este avião turboélice bimotor é o substituto do anterior E-1 Tracer, que foi rapidamente se tornando obsoleto nos anos 60. A performance do E-2 foi sendo melhorada com as versões E-2 B, e E-2 C , onde a maioria das mudanças foram feitas para o radar e comunicação de rádio, devido aos avanços da eletrônica, circuitos integrados e outros componentes eletrônicos.


O Kit

O kit é apresentado em uma caixa que me parece muito justa para a quantidade de peças contidas nesta, de forma que as tirando de dentro, e, não arrumando direitinho, a caixa não fecha direito.

São mais de 180 peças no total, feitas de plástico reciclado, com pouca rebarba ou nenhuma, são divididas em 12 galhas em plástico cinza claro, acondicionadas em um único saco com exceção das peças transparentes que vieram em um saco separado para maior proteção das mesmas.

Este é o terceiro modelo desta fabricante chinesa, sendo o primeiro o F - 86 1/32 e o segundo a já extensa série de F-16 1/48. Neste lançamento, algumas diferenças podem ser notadas, vejamos:

- Pequeno manual de montagem com 12 páginas.
- Inclusão de um pequeno livreto com pequenas fotos coloridas fazendo um “walk around” da aeronave. As fotos, apesar de pequenas, são de ótima qualidade. Basicamente fotos do interior, dobradura da asa, radar, trem de pouso e algumas fotos externas e em vôo.
- Decal cartograf.
- Instrução de pintura e decais em preto e branco, ao contrário do F-16 que era colorido.
O kit apresenta detalhamento tanto em baixo quanto em alto relevo, adequado à realidade da aeronave.
Começando pelo interior, que me pareceu simplório para a escala e o nível de exigência dos plastimodelistas de hoje, apesar de pouco aparecer depois de montado com a fuselagem fechada. Painel de controle em alto relevo e assento bem simples.

Detalhamento do interior do kit ainda apresenta opções de radar no bico da aeronave e a da esquerda em caso de o modelista querer fazer a porta da aeronave aberta, como abaixo. O kit pode ser feito ainda com os flaps abaixados, sempre uma boa opção para esta escala. Na montagem do “cowling” do motor existe a opções de peças em sua lateral (H-14 ou H-16) e (H-15 ou H-17), mas a instrução não apresenta quando deve usada uma ou outra.

Para modelistas iniciantes, a escolha de se posicionar a asa dobrada pode ser um problema, pois a gravura no manual de montagem não é clara, com figuras pequenas gerando dúvidas para quem monta.

O trem de pouso me pareceu um tanto quanto simples, com pouco detalhamento nas peças, entretanto, a Kinetic oferece pneus com a representação de peso.

Fazendo o "dry fit", ou teste a seco para testar os encaixes. 

O primeiro teste de encaixe serão as duas metades da fuselagem e mais o seu interior, e neste caso, a Kinetic poderia ter usado a “parede” que separa o interior da aeronave para o cockpit como um guia para facilitar o encaixe das duas fuselagens. Isso ajuda muito ao plastimodelista quando temos fuselagens compridas.

O “cowling” foi encaixado sem as partes de dentro dele, como podemos ver pela instrução, com as peças (recheio) podemos ter algumas surpresas nos encaixes. Asas, como se vê não tem um encaixe "entusiasmador", no entanto, profundores vão bem, sem esforço.

Testando o encaixe do radar em cima. Vemos que essas peças possuem detalhamento em alto relevo, muito cuidado na hora do emassamento.

As transparências são adequadas, sem apresentar distorções.

 

Decais e versão de pintura

Decais Cartograf de excepcional qualidade, com cores firmes e impressão no registro para uma única versão de pintura, do esquadrão VAW-120 "GReyhawks" da Marinha Americana, com set de estencils completo.

Conclusão

A Kinetic lançou um kit de uma aeronave que ainda não havia no mercado na 1/48. O modelo do Hawkeye só era encontrado na escala 1/72, pela Fujimi e Hasegawa, e na 1/144 pela Revell. A versão 2000 só mesmo o excelente Hasegawa.

O modelo impressiona muito por seu tamanho, beleza da aeronave e pela opção de asas dobradas. São 367 mm de comprimento e uma envergadura de 512 mm, mas é um kit trabalhoso, pois seus encaixes estão um pouco longe de serem ótimos. Muito putty e lixa pessoal.

Não sei se é do interesse da Kinetic fazer modelos com melhores encaixes, como os da Tamiya ou da Revell alemã, já que em relação ao modelo do F-16AM não houve muito progresso. Isso pode requerer mais investimentos em engenharia e tecnologia na elaboração de peças de plástico que ela pode não estar interessada em fazer agora. Mas antes disso, ela podia melhorar suas instruções de montagens, por exemplo.

Agradecemos a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum