Mil Mi-26 'Halo' - Zvezda 1/72
Escrito por Marcelo Rabello   
Qui, 17 de Junho de 2010 00:00
 

Zvezda ZVE7270

Histórico:

O Mi-26 é o maior helicóptero de transporte que alguma vez foi utilizado operacionalmente por qualquer força aérea do mundo.

A aeronave começou a ser desenvolvida no inicio dos anos 70, como substituto dos modelos Mi-6, devendo cumprir vários objetivos, de entre os quais permitir às forças soviéticas transportar mísseis de um ponto para o outro do país com facilidade e garantir o apoio das forças avançadas do Pacto de Varsóvia em caso de a União Soviética decidir invadir a Europa Ocidental.

O Mi-26 foi construído para permitir levar viaturas blindadas de transporte de pessoal até pontos avançados, e para evacuar ou reabastecer tropas temporariamente isoladas em caso de necessidade.

O primeiro protótipo voou em 14 de Dezembro de 1977 e foi mostrado pela primeira vez no ocidente em 1981. O desenvolvimento continuou por mais dois anos e as primeiras versões de produção foram entregues em 1983. O primeiro cliente de exportação foi a Índia.

O helicóptero está equipado com um rotor com oito pás em titânio e faz utilização de ligas de alumínio com o objetivo de reduzir ao mínimo possível o peso (em vazio o Mi-26 tem quase o mesmo peso do mais antigo Mi-6 embora possa transportar o dobro da carga).

O compartimento de carga tem dimensões idênticas à de uma aeronave C-130 e o Mi-26 tem capacidade para transportar uma carga de até 20 toneladas.

A utilização deste tipo de aeronave em situações de combate é no entanto completamente desaconselhada. Ele é relativamente lento, e pouco manobrável. Além disso, para garantir uma grande capacidade de transporte ele não tem praticamente nenhuma proteção.

Em situação de conflito onde o domínio dos céus não seja assegurado, o Mi-26 é um alvo fácil pela sua dimensão e velocidade.

Em situações onde o controle aéreo está assegurado, este tipo de aeronave precisa mesmo assim de ser escoltado, pelo que normalmente a sua utilização em combate implica a utilização de aeronaves do tipo Mi-24 com capacidade de ataque ao solo.

O Mi-26 foi produzido em várias versões, que correspondem a um arranjo interior diferente.

Entre as várias versões destacam-se:
Mi-26M - Versão com motores D-127 mais potentes.
Mi-26MS - Helicóptero de evacuação médica
Mi-26NEF-M - Versão para luta anti-submarina
Mi-26P - Versão comercial de transporte (63 passageiros).
Mi-26TC - Versão de transporte de carga, com guincho para suspensão de mercadoria.
Mi-26TZ - Versão para transporte aéreo de combustível.

O kit:

Injetado em 238 partes, incluindo as transparências, com as peças em um fino baixo relevo e muito bem detalhado. A Zvezda fez um belo trabalho neste kit. Todas as partes vem lacradas em um único bag e as transparências vem armazenadas em uma pequena caixa em separado. O manual é claro e possui todas as indicações de pintura das partes, com referência de tintas Model Master.
Decais para duas versões: Uma versão militar Russa e outra usada pelas Nações Unidas em um esquema inteiramente Branco. Parecem bem impressos e finos, e os stencils não são muitos levando-se em conta o tamanho do kit.

A caixa chega a assustar pelo tamanho, e o kit idem. A lança de cauda vem separada da fuselagem, pois em caso contrario não caberia na caixa. Depois de montado o modelo ficará com aproximadamente 55,5 cm de comprimento e 11,30cm de altura, um tanto grande para um helicóptero 1/72.
A parte de trás da caixa mostra o kit montado na versão militar.

O manual:

Decal com duas versões possíveis:

As transparências vem protegidas em uma caixa e são muito bem moldadas e claras:

As árvores - Molde perfeito, sem rebarbas aparentes mas com muitos pinos de injeção para serem retirados.

A parte interna também é detalhada:

Os detalhes dos rotores são excelentes:

Mais detalhes:

Minha conclusão é que este modelo ficará muito bonito depois de montado e imponente ao lado de outros modelos de helicóptero. Minha única observação é que devo tomar cuidado com o pequenino trem de pouso e colar muito bem, pois ele irá sustentar todo o peso do kit.

Para quem gosta de helicópteros grandes este é um que não pode faltar na coleção.

Obrigado HOBBYTERRA pelo envio do exemplar para review.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum