Mil Mi-26 'Halo' - Zvezda 1/72 |
Escrito por Marcelo Rabello |
Qui, 17 de Junho de 2010 00:00 |
![]() Histórico: O Mi-26 é o maior helicóptero de transporte que alguma vez foi utilizado operacionalmente por qualquer força aérea do mundo. A aeronave começou a ser desenvolvida no inicio dos anos 70, como substituto dos modelos Mi-6, devendo cumprir vários objetivos, de entre os quais permitir às forças soviéticas transportar mísseis de um ponto para o outro do país com facilidade e garantir o apoio das forças avançadas do Pacto de Varsóvia em caso de a União Soviética decidir invadir a Europa Ocidental. O Mi-26 foi construído para permitir levar viaturas blindadas de transporte de pessoal até pontos avançados, e para evacuar ou reabastecer tropas temporariamente isoladas em caso de necessidade. O primeiro protótipo voou em 14 de Dezembro de 1977 e foi mostrado pela primeira vez no ocidente em 1981. O desenvolvimento continuou por mais dois anos e as primeiras versões de produção foram entregues em 1983. O primeiro cliente de exportação foi a Índia. O helicóptero está equipado com um rotor com oito pás em titânio e faz utilização de ligas de alumínio com o objetivo de reduzir ao mínimo possível o peso (em vazio o Mi-26 tem quase o mesmo peso do mais antigo Mi-6 embora possa transportar o dobro da carga). O compartimento de carga tem dimensões idênticas à de uma aeronave C-130 e o Mi-26 tem capacidade para transportar uma carga de até 20 toneladas. A utilização deste tipo de aeronave em situações de combate é no entanto completamente desaconselhada. Ele é relativamente lento, e pouco manobrável. Além disso, para garantir uma grande capacidade de transporte ele não tem praticamente nenhuma proteção. Em situação de conflito onde o domínio dos céus não seja assegurado, o Mi-26 é um alvo fácil pela sua dimensão e velocidade. Em situações onde o controle aéreo está assegurado, este tipo de aeronave precisa mesmo assim de ser escoltado, pelo que normalmente a sua utilização em combate implica a utilização de aeronaves do tipo Mi-24 com capacidade de ataque ao solo. O Mi-26 foi produzido em várias versões, que correspondem a um arranjo interior diferente. Entre as várias versões destacam-se: O kit: Injetado em 238 partes, incluindo as transparências, com as peças em um fino baixo relevo e muito bem detalhado. A Zvezda fez um belo trabalho neste kit. Todas as partes vem lacradas em um único bag e as transparências vem armazenadas em uma pequena caixa em separado. O manual é claro e possui todas as indicações de pintura das partes, com referência de tintas Model Master. A caixa chega a assustar pelo tamanho, e o kit idem. A lança de cauda vem separada da fuselagem, pois em caso contrario não caberia na caixa. Depois de montado o modelo ficará com aproximadamente 55,5 cm de comprimento e 11,30cm de altura, um tanto grande para um helicóptero 1/72.
![]() ![]() O manual:
![]() ![]() Decal com duas versões possíveis:
![]() As transparências vem protegidas em uma caixa e são muito bem moldadas e claras:
![]() As árvores - Molde perfeito, sem rebarbas aparentes mas com muitos pinos de injeção para serem retirados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() A parte interna também é detalhada:
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Os detalhes dos rotores são excelentes:
![]() ![]() ![]() Mais detalhes:
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Minha conclusão é que este modelo ficará muito bonito depois de montado e imponente ao lado de outros modelos de helicóptero. Minha única observação é que devo tomar cuidado com o pequenino trem de pouso e colar muito bem, pois ele irá sustentar todo o peso do kit. Para quem gosta de helicópteros grandes este é um que não pode faltar na coleção.
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