Flakpanzer VIII ´Maus` AA Tank - Vespid Models 1/72
Escrito por APRJ   
Ter, 06 de Abril de 2021 00:00

IMG 1207

 

Item VS720005

 

Desenvolvido por Ferdinand Porshe, o Maus VIII foi o tank de guerra nazista mais pesado construído pela Alemanha na WWII, não tendo sido, entretanto, produzido em escala industrial, considerando problemas na sua motorização, seu tamanho e peso, que comprometeriam a sua utilização, havendo relatos de que nos testes teria encalhado, e considerando o seu tamanho, não poderia avançar por pontes, o que seria prejudicial no seu emprego na guerra. Apesar de terem sido encomendados cinco blindados, apenas um protótipo do Maus foi produzido (V1), sendo que um outro ficou incompleto (V2). O principal armamento do Maus era o canhão KWP 44L/55 de 128 mm projetado pela Krupp, e possuía também um canhão co-axial de 75 mm, mas havia planejamento para versões com outros armamentos. No canal Mega Projects do Youtube há um vídeo muito interessante sobre o Maus, e vale a pena assistir.

A APRJ já teve a oportunidade de analisar o kit do Maus V2 da Vespid Models (prototipo V2)  neste review, sendo que o modelo foi montado por Augusto Versiani e pode ser visto neste link.

A versão do kit é na verdade o que se denomina de Paper Panzer, ou seja, pertence a uma série de projetos de blindados nazistas que nunca saíram da planta. Cuida-se de uma versão com a torre modificada para dois canhões de defesa anti-aérea, como mostra a caixa (German Super Heavy AA Tank).

O kit tem uma excelente injeção, sem qualquer rebarba, pontos de junção com a árvore em locais que impedem que se danifique o modelo, ótimos detalhes, com casco bem detalhado, grades vazadas (o kit possui uma folha de fotogravados para ser colocada por dentro delas), canos de alumínio de excelente fabricação e polidos, suspensão muito bem detalhada, dentes da esteira em plástico, necessitando da união de poucos links, o que facilita a montagem, e tambores em peça única, o que é bom, pois evita a necessidade de correção de emendas nesse tipo de peça curva. Em síntese, é um kit muito bem acabado e muito detalhado para escala. Chama a atenção que, apesar do nível de detalhamento, o kit não possui uma grande quantidade de peças (apenas 6 grades, sendo que duas para esteira, duas para estrutura e duas para rodantes e suspensão).

A folha de decais é básica possuindo a marcação de algumas unidades alemãs, e o manual apresenta 3 opções de pintura.

O manual é bem diagramado, em papel couche, com o passo a passo claro da montagem, não deixando margem para dúvidas.

 

IMG 1210 IMG 1211 IMG 1212 IMG 1213
IMG 1214 IMG 1215 IMG 1216 IMG 1217
IMG 1219 IMG 1220 IMG 1223 IMG 1224
IMG 1226 IMG 1227 IMG 1228 IMG 1229
IMG 1231 IMG 1232 IMG 1233

 

Conclusão

 

Mais um excelente lançamento da Vespid Models na escala 1/72, e que não pode faltar na coleção do modelista que gosta de blindados da WWII. Altamente recomendado.

 

Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review

logo

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum