Spitfire story The Few, Eduard 1/48
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 01 de Dezembro de 2020 11:11

P1130912

11143

Seguindo na sua linha de Spitfires 1/48 a Eduard agora lança o que certamente foi o mais icônico da dos modelos, a versão Mk I/II. O primeiro conjunto a sair é esta caixa dupla de edição limitada batizada de Spitfire story, the few, fazendo alusão ao famoso discurso de Winston Churchill sobre a batalha da Inglaterra. Na caixa temos dois modelos completos do Spitifire Mk I, early e late, uma figura de resina, decais para 10 opções de marcação, fotogravados, e máscaras de pintura.

O modelo é muito bem injetado, sem rebarbas ou falhas, o único problema que encontrei foi uma marca de retração nas descargas. Os detalhes são nítidos e bem representados para a escala. O kit contém duas fuselagens para as duas versões, early e late, mas as diferenças são mínimas, a principal é uma pequena entrada de ar junto a parte frontal da carlinga, que só existia no modelo late. Os detalhes são muito bem representados, seja no interior, como nos trens de pouso, passando pela reprodução das linhas de painéis e rebites. As superfícies de controle são moldas em separado o que permite sua representação em acionamento, os profundores são interligados de modo que mantenham um mesmo ângulo em qualquer posição. Como de hábito nos modelos da Eduard as arvores contém diversas peças, algumas destinadas a outras versões. Temos por exemplo quatro tipos de hélices, três para este kit, incluindo uma com duas pás e canhões de 20 mm. As descargas, com já dito, são as únicas peças com problemas de injeção e não tem as aberturas , então temos algum trabalho aqui. Rodas e trens de pouso são bens representados, mas a Edward oferece peças de resina e metal, compradas em separado, para substituir estas partes, como também para as descargas.

ar (1)

 

 

As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translucidas.

TR (1)

 

 

A folha de fotogravados, contém painel de instrumentos, cintos, grelhas e outros pequeno detalhes.

pe

 

São 3 folhas de decais, uma com os estênceis, uma com as letras e a terceira com as marcações permitindo fazer 10 versões diferentes, os decais são bem impressos com cores sólidas e sem problemas de registro, o filme parece mais grosso que o usual da marca. Mas estes novos decais permitem que o filme, caso se queira, seja retirado depois dos decais aplicados.

st (1)

 

let (1)

 

dec (1)

 

Com elas é possivel fazer 10 versões diferentes.

Clipboard01
         

 

 

 

A figura de resina que acompanha o kit é muito bem detalhada, e apesar de não haver qualquer menção sobre isso o rosto me lembrou o famoso piloto inglês Douglas Bader.

fig fig1

 

 

 

O manual, que pode ser visto aqui , é muito bem detalhado e contém no deu início um resumo da história do avião, incluindo fotos.

man

 

 

Conclusão

Um belo lançamento da Eduard, deste avião que certamente é um dos mais famosos da segunda guerra e na versão que ficou marcada pela vitória na batalha da Inglaterra. Uma ótima pedida para quem gosta do Spitifire em suas versões iniciais e deseja um kit diferenciado.

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum