P-51D Mustang "Royal Class" Dual Combo - 1/48 - Eduard # R0020
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Jr   
Sex, 22 de Maio de 2020 00:00

r0020 z1

Eduard # R0020

Dando sequência ao lançamento da nova linha de modelos do P-51D Mustang, a Eduard apresanta a já tradicional versão Royal Class " Dual Combo" do famoso caça americano. Compõem o conjunto peças para a montagem de dois modelos das diversas versões disponíveis na caixa, entre elas a versão D-5, sem a barbatana dorsal, nunca lançada na escala 1/48. Um enorme conjunto de decalques com 14 opções de marcações nas diversas versões oferecidas na caixa. Quatro conjuntos de resina com 14 peças no total. Dois conjuntos de fotogravados para montar dois modelos de qualquer das versões oferecidas. Um incrível conjunto para a alegria dos modelistas fãs do caça americano e da marca theca.

O kit  tem o já conhecido padrão da marca, riqueza de detetalhes, ótima representação e injeção de boa qualidade ainda que com alguns problemas que veremos mais a frente. O interior é muito bem detalhado, banco radio, consoles, bateria, estrutura interna, painel de instrumentos e pedais tudo muito bem representado. O interessante aqui é que o painel de instrumentos, mira e pedais, são colocados no lugar numa fase mais adiantada da montagem, com o kit já praticamente pronto, uma abordagem diferente da usual. O porão de rodas é muito bem representado, e montado a parte, sendo inserido já pronto entre as duas metades das asas.

As asas são bem representadas com ótimos detalhes, mas aqui temos o primeiro problema. A separação entre os dois porões de roda é uma barra muito fina que aparentemente sofre alguma deformação no processo de desmoldagem. Estava embarrigada e ao tentar voltar a posição ela se quebrou. O que comprova a deformação. Uma solução melhor seria moldar esta peca junto com o interior ou fornecê-la em separado. As metralhadoras são peças separadas assim como os ailerons e flaps. As rodas são bem representadas, com detalhes nítidos, dos pneus e boa representação nas pernas do trem de pouso e as portas tem os detalhes internos.

Temos dois tipos de descarga, com e sem a cobertura, e aqui o segundo problema. Nos dois casos a abertura dos escapamentos tem falhas de injeção, e este é um problema de difícil solução. Parece ser uma falha no processo de moldagem, já vi outros com o mesmo problema, não sei se a Eduard vai tomar alguma providência se for mesmo um problema generalizado. As hélices, temos os três tipos na caixa, são bem moldadas, sem conexões nas partes visíveis e para isso moldadas em duas peças que se encaixam no centro.

f01 f02 f03 f04
f05 f06 f07 f08
f09 f10 f11 f12
f13 f14 f15 f16

Compõem esta versão quatro conjuntos de resina, dois conjuntos de rodas completas, contendo cinco peças em resina cinza, cada conjunto com um desenho dos gomos dos pneus diferentes, e dois conjuntos de canos de descarga distintos. Todas as peças de alta qualidades, sem rebarbas ou falhas, finamente detalhadas. 

r01 r02

r03

Acompanham o modelo, três folhas de decalques contendo as marcações das 14 opções de pintura oferecidas nesta versão, dois conjuntos de estênceis e uma pequena folha com detalhes de uma das opções de marcação. Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do caça americano. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

d01 d02

O manual de instruções tem 32 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do P-51D Mustang, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual.  

Esta versão Royal Class "Dual Combo" oferece 14 opções de pintura, são elas:

0001 0002 0003 0004
0005 0006 0007 0008
0009 0010 0011 0012
0013 0014

Dando continuidade a esta nova série do P-51D, a Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário caça, mas isso é só o começo, certamente diversos modelos e opções de pintura serão apresentados na sequência. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.   

 Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum