Hanriot HD. 1 'Weekend Edition' - Eduard 1/48 (8402)
Escrito por Júlio Martins   
Sex, 02 de Abril de 2010 00:00
 

Eduard 8402

 

Breve histórico:

O Hanriot HD. 1 é um caso raro na aviação. Um caça de alto desempenho para seu tempo, rejeitado para o serviço no país que o desenvelveu, a França. Italianos e belgas aproveitaram os Hanriots e obtiveram grande sucesso com eles. A Marinha americana também comprou alguns HD. 1 com flutuadores para ao serviço naval.

Sua produção inicia com um pedido francês para substituir os Nieuport 17, mas neste meio tempo, resolve-se adotar o SPAD S. VII.

Em mãos belgas, o HD.1 prova ser um caça valente e surpreendentemente bom, ficando em serviço até o final da guerra. Já os italianos receberam um numero menor de HD.1, mas licença para produzi-los. Em verdade, a Itália produziu em torno de 830 HD. 1, de um total de 1200 aeronaves construídas.

Os Italianos julgavam o Hanriot HD. 1 superior até mesmo aos SPAD XIII, e utilizaram-no em 16 de seus 18 esquadrões até 1925.

O Kit:

A edição wekeend da Eduard vem embalada na sua boa caixa rígida. Duas árvores plásticas com 74 partes, mais uma trasnparência e uma versão de decal formam o conjunto. Instruções em papel sulfite preto e branco.

A beleza do kit está em sua simplicidade. Iniciando pelo cockpit, temos piso, tanque de combustível, pedais, manche, cadeira painel e alavancas internas. Tudo bem detalhado. As estruturas internas da fuselagem também estão presentes, não havendo marcas de injeção ou distorções aparentes que possam dar mais trabalho do que o necessário.

Fechando a fuselagem, cola-se a asa inferior, que apresenta nervuras adequadas, sem exageros, profundor de entelamento igualmente detalhado e deriva.

Motor radial de nove pistões vem em seguida, coberto por cowling em uma únca grande peça, não deixando a possibilidade de marcas de colagem. Na verdade, apenas mais uma pequena parte é colada ao cowling, na área da refrigeração.

Estruturas da asa superior é o próximo passo da montagem, completada com trem de pouso, armas e hélice.

O único porém deste kit é a área do trem da bequilha. No HD. 1 esta área é “pelada”, com a estrutura da fuselagem aparente. Aqui, tudo está coberto. Um pequeno corte e alguns pedaços de estireno esticado dão conta do trabalho sem grandes problemas.

Pintura e decais:

Pintura camuflada italiana verde/ castanho sobre cinza é a única opção apresentada, como em todos os wekeend. Trata-se de uma aeronave do 81 Squadriglia Caccia/ VI Gruppo Aeroplani, Itália, 1918.

De toda sorte, é uma das opções mais bonitas que encontrei em profiles pela internet. Cocares italianos nos seis pontos, leme tricolor e ases na fuselagem. Interessante que, apesar de apresentar apenas duas cartas de cada lado, temos os quatro naipes. Copas e espadas na esquerda e paus e ouros na direita. Diferente.

As cores indicadas, como sempre, da Gunze, que são espetaculares.

Decais de cores firmes e no registro, sem erro. Produzidos na República Tcheca, apresentam, além das marcações, as costuras inferiores da lona da fuselagem e instrumentos para o painel. Interessantes e bem feitos. Minhas experiências anteriores com estes decais foram bem sucedidas, reagindo bem à superfície corrugada.

Conclusão:

Um pequeno avião de grandes possibilidades. Montagem rápida, justamente para o que se propõe o lançamento, ser um projeto de “fim de semana”.

Altamente recomendado para todos os fãs de aviação. Montagem sem problemas mesmo aos iniciantes no plastimodelismo.

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum