Ferramentas para cortes circulares da DSPIAE
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 24 de Outubro de 2019 08:44

cpa geral

 

Cortar formas circulares tem vários usos no modelismo principalmente para mascarar rodas ou pintar insígnias. Existem vários métodos para se fazer isso, gabaritos conjugados com o uso de lâminas, compassos que tem lâminas e uma das pontas, são as duas ferramentas mais comuns. Ambas dependem de alguma habilidade e não são muito práticas para um trabalho repetitivo. A Dspiae apresenta esta nova ferramenta, em duas opções, que é uma revolução pela precisão e principalmente pala facilidade em se fazer os círculos, mas a diferença principal é que com ela podemos fazer círculos de até 1mm de diâmetro o que simplesmente não é possível com os métodos convencionais. As duas opções têm o mesmo núcleo central, e se diferem pela base externa.

 

DSPIAE MT-C

Este é o modelo mais completo, o conjunto é todo fabricado com excelente qualidade de acabamento, o núcleo da ferramenta é formado por um rolamento de aço inox, e o corpo é em alumínio anodizado. A ferramenta vem completamente desmontada e um manual simples, só com ilustrações está no interior da caixa. Todas as ferramentas necessárias a montagem são encontradas dentro da caixa. Neste modelo mais completo, o rolamento é envolvido por uma base de alumínio que dá uma melhor pega na ferramenta (vide vídeo abaixo) além disso ela vem com três laminas com corte em ângulos de 30, 45 e 60 graus o que dá maior flexibilidade no uso, permitindo cortar materiais de diferentes espessuras. A porca que vai na mola permite se ajustar a tensão na lâmina de corte. Na embalagem existe um pequeno imã, mas não há qualquer menção a ele no desenho da embalagem que mostra as peças e a montagem. Intui que ele deve ficar na parte interna da mola, assim quando a lâmina for inserira na parte inferior ele faz com que esta não se solte facilmente, mas ao mesmo tempo permite que ela gire livremente sobre o próprio eixo o que é essencial para o corte circular. Com ele a mola fica forçada e torta, mas isso não altera o funcionamento e a lamina não cai ao levantar a ferramenta. São fornecidos adesivos antiderrapantes para serem colocados na base da ferramenta o que evita que ela escorregue durante o uso.

 

Capa pc (1)
iman

 

man

 

 

 

 

DSPIAE MT-EC

Como já dito esta opção tem o mesmo núcleo da anterior, mas sem as abas laterais substituídas por um anel externo, e neste caso é fornecida apenas a lâmina de 30 graus para materiais de pouca espessura, servindo perfeitamente para folhas de papel e adesivos finos. Também neste caso é fornecido um adesivo antiderrapante para ser colocado na base da ferramenta o que evita que ela escorregue durante o uso.

 

pc (1)

 

 

O Uso

Depois de montada o uso da ferramenta é bastante simples, basta inserir a lâmina, colocar a ferramenta sobre o material a cortar e girar, sempre no sentido indicado na peça que segura a lamina. Uma trava permite o deslocamento e travamento da lâmina para se variar o raio do corte, que pode ser lido na escala, através de um indicador em alumínio. Então se quiser um círculo de 4 cm de diâmetro o apontador deve estar no 2. Nos testes que fiz esta indicação foi precisa, mas é necessário alinhar corretamente o ponteiro na hora da sua montagem. Como teste coloquei o ponteiro no 1,5 e obtive um circulo com exatos 3 cm de diâmetro. Como o processo de corte não é centralizado com a ferramenta, não é fácil determinar onde ele vai ocorrer. A Dspiae vende em separado um conjunto que permite determinar o ponto exato do centro do corte ( MT-CL ), mas ele só serve para a ferramenta mais completa e o procedimento não é muito simples. Por outro lado, fazer círculos concêntricos não é difícil, basta seguir um procedimento simples, que eu mostro no vídeo abaixo.

 

midi (1)
furo (1)

 

Videos mostrando o corte simples e como fazer cortes concentricos usando a ferramenta mais simples, MT-EC

 

 

 

 

 

Conclusão

Qual das duas opções vale mais a pena? Se a questão financeira for essencial, é uma ferramenta cara, opte pela mais simples, o resultado é o mesmo, custando menos da metade do preço, e se precisar das outras lâminas é possível adquiri-las em separado ( MT-CB ). A principal desvantagem é que a falta das abas laterais dificulta um pouco a pegada e na hora do giro a mão que faz girar pode bater na que está segurando a ferramenta, isso aconteceu num dos cortes que podem ser vistos no vídeo. Outra desvantagem é que com ela não é possível usar o adicional que localiza a posição do corte.

Vale a compra? Se o que você faz são círculos eventuais e com diâmetro grande, os métodos falados no início deste artigo, com alguma prática, vão resolver o problema por uma fração do custo destas. Mas se você precisa de muitas repetições e, principalmente, se precisa de diâmetros bem pequenos, então é uma ferramenta que vale o que custa.

 

Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio das ferramentas para review

hbeasy

 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum