PZL 37B II Loz
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 17 de Outubro de 2019 08:31

Capa

72515

 

O avião

Desenvolvido no final dos anos 30, o PZL-37 Los (Alce) era um bombardeiro médiode dosis motores bastante avançado para sua época. O avião chamou a atenção de outros países e foram desenvolvidas novas versões para atender o mercado externo, ainda que com o começo da guerra nenhuma venda tenha sido efetivada. O avião teve participação bastante ativa no rápido conflito com os alemães, tendo sofrido pesadas perdas devido a falta de proteção de caças. Com a capitulação polonesa pouco mais de 25 unidades foram evacuadas para a Romênia sendo incorporadas a força aérea deste pais e usados contra os soviéticos.

PZL-37 Los

 

 

 

 

O Kit

O kit da IBG tem ótima qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas e detalhes nítidos. As linhas de painel são fina e bem definidas perfeitamente adequadas a escala. O interior da fuselagem e muito detalhado, as paredes internas mostra, todos os detalhes estruturais bem como equipamentos e pentes de munição das metralhadoras. O cockpit tem os bancos com assento detalhado, manche alavancas e painel de mostradores com representação em decal. Completam os detalhes internos as metralhadoras, suportes e outros pequenos detalhes. As superfícies de controle são bem detalhadas em peças separadas podendo ser montadas em posição de acionamento. Motor e hélice são muito bem representados, mas será preciso cuidado ao separar as hélices da árvore já que o ponto de contato está nas pás. O porão de bombas pode ser montado aberto ou fechado e são fornecidas as bombas com boa representação. O trem de pouso é bem detalhado, com as rodas duplas bem representadas.

arv (1)

 

 

 

As transparências são nítidas e sem distorções apresentando uma leve rugosidade que pode ser melhorada com um leve polimento e incluem as transparências para a luzes de navegação.

 

trans (1)

 

 

A folha de fotogravados inclui cintos, detalhes do motor, partes internas do porão de rodas, miras cobertura da bequilha e uma cobertura na ponta da cauda que deve ser dobrada usando um gabarito (peça C38) fornecido com o kit. Vem protegida por um filme plástico que evita que as peças voem na hora de cortar.

 

pe

 

Os decais da Techmold são muito bons, cores sólidas, sem falhas de registro e com o filme fino. Mesmo os pequenos estênceis são perfeitamente legíveis. Com eles é possível fazer as quatro versões diferentes ilustradas no manual.

dec (1)

 

perf (1)

 

 

O manual, em cores, com papel de boa qualidade, traz o mapa das arvores e indicação de pintura com os códigos de cinco fabricantes de tintas. O passo a passo é bem ilustrado em 23 etapas de montagem e uma etapa extra mostra o posicionamento dos estênceis.

manu (1)  
       
   

 

 

 

Conclusão

Com mais este belo lançamento, um kit muito bem injetado e com ótimos detalhes de um avião pouco conhecido, a IBG firma a sua posição como um ótimo fabricante de kits de aviões na 1/72. Imperdível para quem se interessa por aviação polonesa do período ou mesmo para quem quer um modelo com ótimos detalhes de um avião que fará diferença na coleção.

 

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum