FW 190A-8 1/48 Profifack - Eduard #82147 Pt 1/2
Escrito por Eduardo Mendes   
Sex, 16 de Agosto de 2019 04:49

00-Box

 

FW 190A-8 Eduard 1/48

 

Esta é a primeira parte de um review-montagem, agora do kit que foi lançado em abril de 2019 pela Eduard. Aqui apresentamos o conteúdo da caixa e as opções de decoração. Oportunamente publicaremos um artigo descrevendo mais detalhadamente o kit e a nossa experiência com a sua montagem.

 

O FW 190A-8

O FW 190 dispensa apresentações. Basta lembrar que os projetos da última geração de caças aliados com motor a pistão (notadamente os Hawker Fury / Sea Fury e Grummann F8F Bearcat) foi fortemente influenciada pelo avião que causou um verdadeiro terror quando surgiu nos céus do Front Ocidental em 1941.

O A-8 foi a última versão do 190 com motor radial produzida em massa e começou a ser entregue às unidades nos primeiros meses de 1944. Era basicamente similar ao A-7, só que dotado de um tanque extra à ré do cockpit, que podia ser usado para combustível ou água/metanol e o pitot deslocado para a extremidade da asa. A posição do pitot e o painel circular sob a fuselagem que dá acesso ao tanque estão entre os principais elementos para a identificação visual da versão.

O armamento padrão dos A-8 era composto por duas metralhadoras de 13mm MG 131 na capota entre o motor e o cockpit e quatro canhões de 20mm MG 151/20 nas asas. Diversos exemplares tinham os canhões externos das asas removidos, o que aliviava peso e tornava os aviões mais ágeis e velozes para missões de combate a caças inimigos. Por outro lado, muitos A-8 foram adaptados para o combate a bombardeiros, recebendo blindagem extra e/ou armamento reforçado pelos canhões MK 108 de 30mm.

Mais de duas mil unidades foram fabricadas do A-8, tornando-a versão mais produzida do Focke Wulf 190. Sua produção continuou até a derrota final da Alemanha na II Guerra.

 

O kit

A primeira impressão que tive ao examinar as árvores deste kit foi de déjà vu. A concepção deste kit é muito semelhante à do (excelente) FW 190 1/72 da Eduard, do qual já montei alguns há não muito tempo, praticamente um scale-up.

A Eduard vem organizando a sua série de FW 190A de uma forma inteligente. Por meio de uma estratégia de fornecer algumas árvores comuns e outras específicas para cada versão, é possível montar os kits com maior facilidade e precisão, sem problemas como recortes para receber minúcias entre as muitas variantes. Neste review apresentamos uma visão geral do kit, com destaque para as peças que diferenciam os FW 190A-8 das demais versões.

As árvores comuns são as denominadas A, B, C e N (esta última contando as transparências). Especificamente para o A-8, o kit traz as árvores I (asas) e S (fuselagem).

 

 31-Sprue A  32-SprueB  33-Sprue C
 34-Sprue N  35-Sprue I  36-Sprue S

 

As asas (Árvore I) trazem as características da série A-8, como as bolhas sob as asas para abrigar os canhões MG 151/20 e seu sistema de ejeção de cartuchos usados. As bolhas retangulares (peças B27 e B28) também associadas aos canhões podem ser adicionadas às superfícies superiores das asas dependendo da opção de decoração escolhida; para tanto, será necessário abrir pequenos orifícios-guia nas peças I2 e I3. Diversas referências afirmam que estas bolhas retangulares estavam presentes em todas as asas de A-8s; a Eduard recomenda a sua instalação em apenas algumas das opções de decoração (B e E). Não consegui encontar referências que suportem a recomendação da Eduard a respeito da não instalação das peças B27 e B28 nas asas superiores nas opções A, C e D. Outro diferencial importante para o A-8 é a presença do painel de acesso ao tanque de MW50 situado à ré do cockpit, representado na peça  I1. As peças I1 e I3 também prevêm o pitot (C57) na ponta da asa, com uma pequena reentrância para sua instalação.

 41-Asa inf-BB  42-Asa inf-BE  43-rectBlisters B27-28
 44-MW50 panel  48-Pitot


As peças S1 e S2 apresentam corretamente os diferenciais dos A8, como a porta de acesso ao tanque de MW50 a bombordo e os paineis de acesso ao rádio (a boreste) e ao interior da fuselagem de ré (a bombordo). Ainda sobre a fuselagem, o kit oferece uma peça separada e específica para a cobertura das metralhadoras MG 131 (B3) que parece bastante correta comparada com fotos das referências.

 45-fus BE  46-Fus BB  47- B3 GunCowl

 

Como nas edições Profipack, acompanham este kit a tradicional folha de fotogravados, uma pequena folha com máscaras para pintura do canopi e das rodas e o folheto de instruções, todos muito bem realizados como de costume. Várias das peças fotogravadas são pré-pintadas, com a atual tecnologia denominada “steel” pela Eduard, com a pintura em melhor resolução e com as faces dos instrumentos já recobertas por um verniz transparente que emula os vidros dos mostradores. A definição da pintura dos cintos de segurança, em particular, é muito boa. 

Duas folha de decais completam o kit. A primeira traz marcações que permitem decorar uma de cinco opções, a segunda, um pouco menos, um conjunto completo de estênceis. Os decais são impressos pela própria Eduard e qualidade é excelente, com os decais impressos em perfeito registro, com filme fino e adequadamente elástico e bom adesivo – tudo ao par com os melhores do mercado.

 

 37-PE  38-Mask  39-Decals

Os consoles laterais do cockpit (PE23  e PE24) parecem um pouco menos elaborados que as peças em estireno C15 e C20, que trazem detalhes mais próximos aos de diversas referências (como, por exemplo, o Fugzeug-Handbuch do FW 190A-8). Uma opção, um pouco mais trabalhosa mas com potencial para proporcionar um resultado mais acurado, é usar as peças C15 e C20 pintadas e depois decoradas com os decais 41 e 42. A peça C20, curiosamente, traz o relógio moldado na posição correta, mas o decal C42 não o representa; o relógio está no canto inferior do decal 40 - basta recortar e aplicá-lo no lugar correto.  

 51-PE consoles  52-C20 RT console  53-C15 LFT console  54-Decal consoles

 

Opções

O kit traz uma interessante coleção de esquemas de pintura que é representativa de vários dos teatros onde o FW 190A-8 foi empregado e foge do lugar comum dos aviões dos ases mais famosos. Gostei da seleção.

A - 6./JG 300, München-Neubiberg, Abril-Maio de 1945. W. Nr. 171180, fabricado na FW Cottbus entre Junho e Agosto de 1944.

B - 12./JG 5, Herdla, Noruega, Primavera de 1945. W.Nr. 350189, fabricado pela FW Aslau entre Julho e Setembro de 1944.

C - Uffz. Ernst Schröder, 5./JG 300, Löbnitz, Outubro de 1944. W.Nr. 172733, fabricado pela FW Cottbus entre maio e junho de 1944.

D - Ofhr. Walter Köhne, 3./JG 1, Bad Lippspringe, Germany, May 1944. W.Nr. 731070, fabricado pela Ago-Werke em Oschersleben, junho de 1944.

E - Stab/JG 4, Jüterbog-Damm, Primavera de 1945. W.Nr. 960542, fabricado pela Norddeutsche Dornier em Wismar, final de 1944

 

 

 91-A  92-B  93-C
 94-D  95-E

Exclusivamente no site da Eduard e por tempo limitado há a opção de se adquirir somente as árvores do kit, sem instruções, decais, fotogravados e máscaras, na econômica versão Overtree. O código do produto é 82147X, que pode ser encomendado a partir deste link. Uma boa opção para quem desejar montar mais de um modelo usando os decais restantes deste kit.

 

Conclusões

O kit tem uma engenharia bem mais simples do que a das edições antigas do FW 190 1/48 da Eduard. Isto certamente facilitará a montagem e proporcionará na maioria dos casos um resultado final melhor. Os detalhes deste kit, embora simplificados em áreas como o motor e o armamento, são muito bem elaborados. Os modelistas que desejarem superdetalhar algumas áreas poderão fazê-lo mediante a aquisição de conjuntos como os que a própria Eduard oferece.

As opções de decoração saem um pouco do lugar-comum dos aviões dos ases consagrados, os decais são de excelente qualidade, os fotogravados agregam valor ao que é essencial e as máscaras são exatas.

Um belo kit na caixa, que promete uma montagem fácil e precisa. De fato, já iniciamos a montagem deste kit, que oportunamente será publicada aqui.

Altamente recomendado!

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

 

alt

 

 

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum