German heavy gun 17cm Kanone 18 – Revell 1/72
Escrito por João Bosco   
Sex, 20 de Novembro de 2009 00:00

 
N° Catálogo: 03176
Link para compra

Histórico:

O canhão de 170 mm – Kanone 18 - foi, junto com o canhão de 210 mm – Mörser 18 – a peça de artilharia pesada padrão da Wehrmacht, durante a Segunda Guerra Mundial. Fabricado pelas empresas Krupp de Essen, foi introduzido no Exército Alemão no ano de 1941. Posteriormente, dada a sua grande demanda, a produção foi delegada para a empresa Hanomag, em Hannover. Com uma elevação entre 0º e +50º e um cano de 8,529 metros, disparava um projétil de 62,8 kg., numa distância máxima de 28 km., a uma velocidade de 925 m/seg. Pesava um total de 23,375 t, em transporte, sendo que, em ação, o peso era reduzido para 17,520 t. Usualmente era rebocado pelo trator Sd.Kfz.9 “Famo”, sendo a sua maior desvantagem a pequena “vida útil” do seu cano, restrita a apenas 1.500 tiros.

A título de curiosidade, este canhão foi muito utilizado pelos alemães na Itália, os quais “martelavam”, quase que diariamente, as posições brasileiras na localidade de Porretta Terme, entre Pistóia e Bologna, local onde se achava localizado o Quartel General da Divisão Brasileira.

Fotos do exemplar existente no Museu Conde de Linhares – Rio de Janeiro (RJ).

 



 

O Modelo

Por ser um modelo muito bem detalhado,  possui quase 150 peças (exatas 143), está dividido em 06 árvores, protegidos por uma única embalagem de saco plástico. As peças são injetadas em plástico “dark yellow”, de excelente qualidade, sem rebarbas, sem marcas de extrusão, corretamente indicadas.

 

 

Uma curiosidade são os decals, artigo raro para um kit que representa um modelo de canhão. Fabricados na Itália, são bem impressos, para utilização de acordo com as duas versões sugeridas pelo fabricante: Rússia – Kursk – verão de 1943, ou Itália – Salerno – setembro de 1943.

 

Conclusão:

Como já esclarecido, aliás conforme indicação dada pelo próprio fabricante, não é um kit para iniciantes, principalmente pelo grande número de peças e o respectivo nível de detalhamento do modelo. Canhões de grande calibre são ainda modelos pouco comuns na escala 1/72, e este é sem dúvida uma excelente opção.


 

Obrigado a LUCKYMODEL pelo modelo deste review.

 


Kit ofertado pela Luckymodel
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum