IL-10 FLY 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Sex, 06 de Julho de 2018 22:31

capa

73038

 

O Avião

Projetado para ser o sucessor do bem-sucedido IL-2 Sturmovik, o IL-10 trouxe uma serie de melhorias basedas na experiencia de combate do seu antecessor. O projeto previu um melhor desempenho a baixa altura para permitir melhores chances no combate com os caças da época, além disso uma serie de melhorias foram feitas para garantir mais segurança a tripulação. O tanque de combustível que ficava entre o piloto e o artilheiro foi movido para frente, isso permitiu diminuir o espaço da cabine e prover também o artilheiro com proteção de blindagem. A blindagem frontal dianteira inferior também foi aumentada melhorando a resistência do aparelho ao fogo de terra. Os primeiros modelos ficaram prontos em 1944, mas problemas com omotor só permitiram colocar o avião em combate em 1945, assim teve pouca participação contra os alemães. Seu uso mais intenso na segunda guerra foi feito contra os japoneses na Manchúria. Após a guerra o aparelho continuou em serviço, principalmente em países aliados do soviéticos , sendo utilizado pela China, Korea do Norte e países da cortina de ferro. Uma versão foi produzida sob licença na Tchecoslováquia sob o nome de Avia B33. Em suas várias versões o IL-10 ficou em serviço ativo até 1972.

foto

 

O kit

O kit da Fly é o primeiro IL-10 com linhas de painel rebaixadas e um kit muito superior aos até então existentes. A linhas de painel são finamente gravadas e perfeitamente adequadas a escala. O interior da fuselagem tem bons detalhes, adequados a escala. Painel de instrumentos com detalhes em decal, assento, manche, piso e alguns detalhes nas laterais internas da fuselagem. Completa o conjunto uma metralhadora bem detalhada para escala (o cano deve ser trocado se se for fazer a versão Tcheca). As rodas, em duas metades, são bem detalhadas, assim como as pernas do trem de pouso e a bequilha. O porão de rodas é liso e fechado por paredes em relevo na parte inferior da asa. A hélice não tem pontos de contato com as árvores nas pás e o cone é bem detalhado. Os detalhes do entelamento das superfícies de controle são bem feitos e sem exageros. As transparências, que vem embaladas em separado, são de boa qualidade translucidas e sem distorções.

a1

 

t1

 

 

 

Um conjunto de peças em resina, todas num só bloco, incluem o escapamento, detalhe da entrada de ar, hastes do trem de pouso, cinto de munição e detalhe para a metralhadora e antena.

r1

 

 

A folha de decais é de ótima qualidade com cores solidas sem problemas de registro e com filme fino.

d1

 

 

O manual é excelente, papel de ótima qualidade, todo colorido, com mapa das árvores, passo a passo bem detalhado e inclui perfis com 4 vistas coloridas de cada uma das versões disponíveis no decais. Vale notar que as transparências e peças de resina são indicadas em cores próprias facilitando muito a sua identificação na montagem.

m1

 

p1

 

 

Conclusão

O conjunto do kit é excelente, detalhes, decais, manual, tudo muito bem feito. Os senões ficam por conta da falta de pinos de alinhamento, pontos de contato com as arvores um pouco grossos e a forma de apresentação das peças de resina que vão apresentar alguma dificuldade na separação do bloco. Nada disso deve ser problema para qualquer modelista com um mínimo de experiencia. Por todo o conjunto, um kit altamente recomendado.

 

Agradecemos a FLY pelo exemplar deste review

logo

 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum