Vehicle Ground Set 6 - Academy 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qui, 17 de Dezembro de 2009 00:00
 

Histórico:

O set é composto por 3 veículos:

M3:

O M3 foi desenvolvido para dar ao exercito americano uma maior mobilidade a infantaria, seu desenho utilizou o sistema de esteiras Kégresse, um sistema inventado pelo francês Adolphe Kégresse e utilizado pela primeira vez na Rússia em 1905.O sistema era constituído de uma esteira de interiça de borracha e um conjunto de suspensão móvel, tudo acionado por uma grande roda tratora.

O M3 foi utilizado em diversas versões durante a guerra e foram produzidas mais de 40.000 unidades.


Ford GPA:

Com o início dos combates na Europa verificou-se a necessidade de um veículo leve capaz de atravessar homens e carga onde pontes houvessem sido destruídas pelo inimigo. A Ford que já fabricava o Jeep entrou na disputa usando o seu já testado chassis combinado com uma superestrutura fabricada pela Sparkman & Stephens, um tradicional fabricante de barcos. Tendo sido o desenho vencedor cerca de 12.000 GPAs foram produzidos. No entanto seu desempenho foi considerado sofrível. O veículo era muito pesado e instável na água. Em terra era muito lento e muitas vezes ficava atolado em terrenos alagados onde o Jeep tradicional passava com facilidade. A produção foi encerrada no início de 1943 sendo a maior parte da produção remanescente envida para a Rússia onde era um veículo bastante apreciado.

Harley-Davidson WLA:

Com as expansão do exército americano em 1940 a Harley-Davidson desenvolveu o modelo WLA para atender as exigências militares. Devido a entrada dos EUA na guerra a produção foi muito aumentada chegando a um total de 90.000 unidades, grande parte dela indo para os soviéticos. Com o termino da guerra muitas foram vendidas como sobra para uso civil e muitas estão rodando até os dias de hoje.

O kit:

As árvores são injetadas num plástico verde, o que não é uma boa escolha para veículos com pintura em verde devido a dificuçdade de ser ver onde a tinta esta sendo aplicada, sem rebarbas ou problemas visíveis de injeção.

Os detalhes variam bastante. Os externos tanto do M3 como do GPA são bons e mesmo as partes internas são bem detalhadas como por exemplo a chapa xadrez no piso do M3. Por outro lado alguns detalhes são bem pobres. A .50 que vem no M3 é muito ruim, e a roda tensora pobre em detalhes. Os pneus da WLA são totalmente lisos sem qualquer semelhança com o real.

Detalhes do M3:

Detalhes do GPA:

Detalhes da WLA:

O manual de instruções é simples, em preto e branco, com instruções claras e fáceis de seguir. Apenas uma versão de pintura do M3 e do GPA são oferecidas. A WLA não tem qualquer instrução de pintura ou opção de decais.

Os decais são bem impressos, mas a cor do papel de suporte não ajuda na sua visualização. Nesta caixa veio incluído um tubo de cola.

Conclusão:

A Academy parece ter tido a intenção de fazer um kit fácil de montar mais dirigido aos iniciantes. O casco do GPA assim como a cabine do M3, feitos em peças inteiriças demonstram esta intenção. O GPA é o único nesta escala e os detalhes pereceram razoáveis para esta escala. O M3 tem algumas simplificações, mas é muito melhor que o da Airfix. Um esteira separada seria bem vinda. A WLA peca pela falta de detalhe nos pneus, mas o resto do modelo é bem detalhado para a escala.

Infelizmente não são fornecidas transparências para os para-brisas nem mesmo um desenho que sirva de gabarito para o corte de peças em acetado. No fim o conjunto é bastante interessante e indicado para quem gosta de fazer dioramas.

 

Acompanhe a montagem deste modelo

Montagem



Obrigado a HOBBY EASY pelo modelo deste review.

Kit ofertado pela HobbyEasy
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum