Spitfire Mk XVI Dual Combo 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 29 de Março de 2017 00:10

2117

 

O Spitfire MK XVI era o mesmo MK IX equipado com um motor Packard-Merlin, fabricado nos EUA. Como havia diferenças nas peças de reposição do motor, preferiu-se dar a ele uma nova designação para evitar confusão na logística das peças de manutenção. Externamente a única diferença era o tamanho da pequena bolha sobre o capo do motor. Os MK XVI, cujo motor tinha melhor desempenho a baixa altitude, foram na sua maioria equipados com asas cortadas e a partir de 1945 fabricados com canopy tipo bolha.

Como de hábito, para marcar o lançamento de uma nova versão, a Eduard lança o MK XVI num dual combo, dois kits completos, sendo um com o canopy tradicional e outro com o canopy tipo bolha. As arvores com detalhes genéricos são as mesmas já vistas no review do MK IX, a novidade são as duas arvores contendo as novas fuselagens e as capotas do motor. Ao contrário do mesmo combo na 1/48 que continha dois tipos de asa, este tem a mesma asa para ambas as variantes, a do tipo inicial, o do tipo final tinha uma segunda bolha para acomodar a diferença de geometria do trem de pouso.

As novas arvores seguem o mesmo padrão das anteriores, linhas de painel finas e bem definidas, rebites com excelente representação na escala, sem falhas ou marcas de injeção.

 

Sendo um kit Profipack recebemos na caixa além dos kits completos:

Dois conjuntos de fotogravados coloridos para detalhamento do interior, com painel, cintos, grelhas e outros pequenos detalhes.

 

 

Dois conjuntos de máscaras ajudar na pintura das rodas e transparências.

 

 

Folha de decais de excelente qualidade, com filme fino e sem problemas de registro, que permitem fazer 8 diferentes versões, sendo 3 com o canopy tradicional e 5 com o canopy tipo bolha.

 

 

Outros detalhes e a indicação das versões oferecidas podem ser vistas no manual.

 

Para acompanhar ao lançamento da nova versão a Eduard lançou vários complementos que podem ser comprados a parte:

Fotogravados

72639 - Este conjunto inclui, banco, portas e detalhes internos do trem de pouso além de outros pequenos detalhes

 

72640 - Este conjunto inclui os detalhes internos para quem deseja fazer o flaps acionados e as portas de saída dos radiadores abertas.

Resinas

672142 - Um par de rodas com 3 furos, e uma nova bequilha, para substituir as rodas injetadas, dando mais realismo ao modelo.

 

 

672125 – Tampa do motor em peça única para substituir a do kit que vem em duas metades.

 

 

Para  aproveitar as sobras de decais, ou para só quem quer o kit básico,  a Eduard disponibiliza 4 versões Overtree 70124X 70125X 70126X e 70127X, que são caixas brancas, sem manual ou decais, incluindo apenas as arvores injetadas. Neste caso, ao contrário do combo, a Eduard oferece tanto a opção de asa inicial (early) como a asa alternativa com a segunda bolha (late). Para acompanhar estas versões é possível comprar em separado as folhas de fotogravados para ambas as versões 70124-LEPT1 e 70126-LEPT1 , que são as mesmas que vem no combo, e os conjuntos de máscaras para pintura CX469 e CX470.

 

Conclusão

 

Um belo conjunto para inaugurar a versão MK XVI, com os dois tipos mais usados e uma série de acessórios para que gosta de mais detalhes. Pena que não tenha na caixa a opção da asa late com havia no combo 1/48.

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum