S-300PM/PMU (SA-10 Grumble) - Modelcollect 1/72
Escrito por Edson Alves   
Seg, 24 de Outubro de 2016 00:00

 

Item UA72052

 

O S-300PMU é a versão de exportação do S-300PM (já revisado por nós aqui), lançado em 1992 com melhorias como mísseis com uma ogiva menor, mas maior alcnace (por volta de 150km), e vendido para vários países dentro da esfera de influência russa.

 

A Modelcollect cada vez aumenta mais sua família de veículos baseados no chassis Mas-7910, e traz mais um kit desta família. Uma caixa grande e com boa proteção para as peças, tras 10 árvores (sendo uma com as peças para a versão em questão), transparências, fotogravados, pneus de borracha e decais (genéricos, não são para nenhum veículo específico), além do manual de instruções.

Como sempre, o nível de detalhamento é muito bom, com destaque para o conjunto lançador e os tubos dos mísseis. Inclusive os mísseis, que são bem detalhados, mas á não ser que você monte os tubos abertos, eles não serão vistos. Igualmente para o motor, que também fica completamente escondido, já que a grade dianteira é moldada sólida no chassi da cabine.

Outros pontos contra o kit: os faróis moldados na cabine, a linha de injeção nos pneus (que nesse tipo de material serão difíceis de serem removidas), a falta de fotogravados para a proteção dos faróis do pára-lamas dianteiro.

Esta é a árvore que diferencia este do outro S-300 PM lançado pela Modelcollect - um conjunto com o estepe e seu guindaste para remoção, que fica no lugar (atrás da cabine) da estação de controle dos mísseis. Neste caso, o 'Grumble' é 'escravo' de um outro veículo dotado de estação de radar para guiar os mísseis.

O manual é um caderno em papel especial, contendo um texto em inglês com informações sobre o veículo, e as etapas de montagem.

As instruções ainda continuam um pouco confusas (o grande ponto fraco da Modelcollect) - veja o exemplo abaixo: na montagem do interior da cabine aparece o retrovisor, o que seria impossível, e logo depois o retrovisor aparece em seu lugar original, do lado de fora da cabine... Recomendo uma leitura atenta do manual antes de começar a montagem para evitar este tipo de confusão.

O guia de pintura sugere quatro opções diferentes, com o referencial de cores feito pela MIG.

CONCLUSÃO:

A indústria bélica russa é repleta de veículos das mais diferentes finalidades, e só recentemente este vasto território vem sendo explorado devidamente. Parabéns à MODELCOLLECT por trazer kits de tão boa qualidade para esta escala.

 

Agradecemos à Modelcollect o exemplar deste review

alt

 

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum