Spitfire Mk. IXc Late Version 1/72 Profipack – Eduard #70121
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 06 de Setembro de 2016 00:30

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Spitfire Mk. IXc late version 1/72 Profipack – Eduard #70121

 

Introdução

Após o lançamento, há cerca de três anos atrás, do fantástico kit 1/48 do Spitfire IX a Eduard cumpre a promessa de lançá-lo na “mãe de todas as escalas”, 1/72. O que temos então?

Como kit da série profipack, a caixa traz 07 (sete!) árvores de peças em poliestireno, uma das quais de transparências, uma folha de peças em metal fotogravado, uma folha de máscaras para as transparências do cockpit e duas folhas de decais, uma das quais com marcações para seis diferentes aviões e outra com os estênceis básicos. O manual de instruções, em papel couché colorido, é em formato de caderno A5 e tem nada menos de 20 páginas. Decora a caixa uma belíssima ilustração do LO-D de Pierre Clostermann, do Esquadrão 602 “City of Glasgow” da RAF, em algum dia logo após da Operação Overlord, junho-julho de 1944. Assina a ilustração, emoldurável, a competente artista checa Katerina Borecka.

O Kit

Apesar do elevado número de peças, especialmente para a escala, o kit basicamente é uma redução ligeiramente simplificada do kit 1/48. A engenharia basicamente foi toda preservada, com algumas inovações muito bem vindas, como por exemplo a simplificação da fixação dos escapamentos do motor para um sistema mais convencional, que permite que os canos sejam adicionados posteriormente à pintura. Alguns pontos de montagem mais complicada continuam como no kit 1/48, como é o caso da parte superior da capota do motor no nariz, certamente em função da dificuldade de moldar uma peça inteiriça em estireno. Uma solução rápida para o trabalho de montagem dessa área, que por sinal nada tem de impossível, pode ser o uso de uma peça em resina (A Eduard já anunciou essas peças para o próximo mês e certamente outros fabricantes também oferecerão isso logo logo).

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Assim como o kit 1/48, a Eduard optou por oferecer uma árvore específica para a versão da caixa e algumas árvores “comuns” a todas as versões de Spitfires. Assim, a árvore H traz as metades da fuselagem de um Mk.IX “razorback” e as asas tipo “C”, dois tipos de lemes de direção, dois estilos de capota do nariz, dois tipos de parte inferior do nariz (clássica e com o filtro universal Vokes) e dois estilos de raiz de asa.

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As árvores A e B trazem uma infinidade de peças para o detalhamento do cockpit , radiadores, rodas e pneus (separados), hélice, pernas para o trem de pouso, portas de acesso, bombas e, novidade positiva, três estilos de tanque suplementar – dois “slipper”, um de 30 e outro de 90 galões e um tipo “charuto”, com os respectivos suportes e tudo o mais.

Sobre as árvores A e B, um comentário. Embora delicadamente detalhadas, as peças não estão no mesmo nível de acabamento das magníficas superfícies externas e mesmo das árvores de peças miúdas do kit 1/48. Os pontos de fixação das peças nessas árvores parecem mais espessos, e o detalhe é mais “macio”, já mostrando algumas minúsculas rebarbas e sutis linhas de desalinhamento entre as metades de algumas das peças. Nada que comprometa a montagem ou o acabamento final, mas essas pequenas falhas incorporam a necessidade de cuidados na montagem que a Eduard já superou há tempos em outros kits. Dá a impressão de que essas árvores – que aparentemente serão comuns aos demais kits de Spitfires 1/72 – foram terceirizadas em outra fábrica, ou pelo menos a elaboração dos seus moldes.

Alguns pontos em particular destoam um pouco do kit, como é o caso dos escapamentos. Enquanto que no kit 1/48 as saídas de gases são finamente perfuradas, no kit 1/72 elas simplesmente são sólidas. É um caso nítido de onde é vantajoso usar um conjunto de escapamentos em resina. Felizmente, como neste kit a fixação dos escapamentos é bastante mais fácil, é apenas um caso de gastar mais alguns poucos dólares e adquirir um conjunto como o Eduard 672110, já lançado.

 

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As árvores D e E contêm os três estilos de profundor aplicáveis à família Mk.IX, Mk.VIII e Mk.XVI, os dois tipos de aileron (para as asas dos Mk.VIII e IX/XVI) e as pontas das asas convencional e HF (as pontas das asas “clipped” estão na árvore H e/ou na de transparências para facilitar a pintura).

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A árvore C, que provavelmente será única para toda a “família”, traz as transparências para a cobertura do canopi (em 3 peças, para a opção “aberta” e 2 peças para a opção “fechada”, além da capota em bolha para os Spits das últimas séries), dois tipos de colimador, a lente da luz de posição ventral, espelho retrovisor e as pontas das asas tipo “clipped”.

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A folha de fotogravados traz o tradicional conjunto de painel de controle, cintos de segurança e caixa de controle do rádio coloridos, muito bem impressos e realísticos. Completando a folha, as faces dos radiadores, os ganchos de retenção dos tanques suplementares tipo slipper e algumas outras miudezas que completam agradavelmente o modelo. O único problema realmente é o tamanho das peças, pois se algumas já eram suficientemente delicadas na 1/48, imaginem na 1/72...

Uma pequena máscara com os elementos necessários para facilitar a pintura dos canopis é oferecida, uma adição sempre muito bem vinda nas edições Profipack da Eduard.

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Os decais são impressos pela Eduard e são belíssimos, com perfeito registro e, espero, tão bons de aplicar quanto os fornecidos ultimamente pela fábrica. A mencionar apenas o tom do vermelho dos cocares e do flash do leme, talvez um pouco vivo demais se comparado com o usualmente retratado como o “Insignia Red” usado pela RAF na época.

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As marcações são as mesmas propostas no kit 1/48 original, portanto sem surpresas aqui. São todas muito interessantes e historicamente representativas:

A.  LO-D, Spitfire LF Mk.IXc, MJ586, Pierre Clostermann, 602 Sqn., Longues sur Mer, 07/07/1944

B.  DU-N, Spitfire HF Mk.IXc, ML296, F/Lt Otto Smik, 312 Sqn., North Weald AB, final de Agosto de 1944

C.  WX-D, Spitfire LF Mk.IXc, MH712, W/O Henryk Dygala, 302 Sqn., verão/outono de 1944

D.  UF-Q, Spitfire LF Mk.IXc, MJ250, 601 Sqn, Itália, verão de 1944 (em alumínio polido)

E.  YO-D, Spitfire LF Mk.IXc, ML135, capt. Jerry Billing, 401 Sqn, Tangmere AB, 07/06/1944

F.  YO-D, Spitfire LF Mk.IXc, ML135, capt. Jerry Billing, 401 Sqn, França, 01/07/1944

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Por fim, as instruções, com a apresentação habitual dos kits Profipack da Eduard. Nelas o modelista encontra uma breve história do avião, mapas das peças nas árvores, lista das cores necessárias (pelo padrão da Gunze) instruções de montagem, esquemas de pintura e um esquema de posicionamento dos estênceis. Tudo muito claro e objetivo. As instruções podem ser baixadas neste link.

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Conclusão

Este é, na minha humilde opinião,  simplesmente o melhor Spitfire 1/72 injetado disponível.

Um kit desses fura qualquer fila. O meu já está na bancada, alguma coisa adiantado, e posso assegurar que é uma montagem rápida, tranquila e prazeirosa ao extremo. Eis algumas fotos da montagem em andamento, estritamente com o que vem na caixa. As falhas, acreditem, são causadas pela mão pesada deste modelista. Acho que o melhor elogio ao kit veio de um amigo desavisado que viu as fotos e perguntou: “Legal! É o kit 1/48?”...

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Este certamente é apenas o início de uma “família” de Spitfires Merlin série 60. Para os próximos meses podemos esperar Spits XVI, VIII, com asa “E”, com capota em bolha... além da grande quantidade de conversões que serão possíveis a partir desse magnífico kit básico: Mk. VII, Pr.Mk.X/XI, Mk. XIV/XVIII (com nariz Griffon, que tal um conjunto Brasin, Eduard?), F.21, Seafires... se o céu praticamente não tinha limites para o Spitfire, assim também é para o modelista habilidoso com um kit desses nas mãos.

Para os modelistas que desejarem montar este kit e já possuírem como eu uma boa coleção de decais, a Eduard oferece este mesmo kit básico (somente as peças em estireno, sem decais, fotogravados, nem mesmo as instruções) a um custo substancialmente baixo na versão Overtree (70121X). 

Veredito?

Altamente recomendado para todos os modelistas, um pouco menos para os muito iniciantes em função da complexidade e do número e tamanho das peças. Palavra de um apaixonado pelos Spitfires e adepto da escala 1/72.

 

 Veja aqui os complementos da Eduard para este kit

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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