Ultimate Sabre 1/48 Eduard (1163) |
Escrito por Gustavo Bunger | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Seg, 18 de Janeiro de 2016 00:00 | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Sobre a aeronave O F-86 Sabre foi um caça subsônico desenvolvido e produzido pela North American (atualmente Boing) em atendimento ao requerimento da Força Aérea Americana (USAF) para substituição do lendário caça P-51 Mustang. Era equipado com uma turbina General Eletric J47 sendo o primeiro motor turbojet axial homologado nos Estados Unidos. Seu desenvolvimento passou por nove modelos (ataque diurno, bombardeiro e todo-tempo) e teve participação decisiva na Guerra da Coréia (1950-53). Neste conflito ficou conhecido pela alcunha de "Mig Master", face às estatísticas americanas de combate aos Migs: 10 migs para cada sabre abatido ! Foram produzidas mais de 6.000 unidades de Sabre utilizadas por mais de 30 operadores mundiais, dentre eles Argentina, Noruega, Alemanha e Inglaterra com inumeras pinturas e nose arts, sendo esta variedade um dos principais motivos que tornam seus modelos tão queridos quando os F-4 Phantom.
Sobre o kit Este lançamento em edição limitada é mais uma iniciativa da Eduard em manufaturar um kit de excelente qualidade e adicionar seus costumeiros melhoramentos: resinas Brassin, máscaras e fotogravados coloridos ou não. Isto recentemente foi feito com o Phantom da Academy e a iniciativa fez muito sucesso entre os modelistas. O kit é um F-86F-30 da Hasegawa (07082) com asas mais curtas e sem os slats móveis. São 7 grades de sprues cinzas e uma com as transparências.
A injeção é perfeita e em baixo relevo com a qualidade e acuidade já consagradas da Hasegawa. O duto de entrada de ar é moldado garantindo um modelo finalizado em alto nível.
Em termos de carga subalar, o kit disponibiliza dois tanques de combustível no padrão USAF e dois mísseis sidewinder mais primitivos (B ou C provavelmente). Não há resina para substituir estes itens, mas são muito bem moldados também.
As transparências apresentam espessura adequada e são cristalinas, entretanto no exemplar do review identifiquei uma espécie de linha no sentido longitudinal do canopy, que pode exigir algum trabalho de lixamento e polimento.
Sobre os melhoramentos Sem dúvida a grande vantagem do kit é conter sets da própria Eduard para melhorar o modelo. Incluso na caixa temos:
O fotogravado (PE) para o cockpit (foto da esquerda, abaixo) é colorido e possui duas versões de painel: uma cinza e outra preta - esta cor muda conforme versão e operador do Sabre. Também apresenta os painéis laterais, alavancas e os cintos de segurança. O fotogravado externo (foto da direita, abaixo) é na cor natural do latão e traz detalhamentos para o canopy, trens de pouso e uma parte normalmente negligenciada tanto pelos fabricantes quanto pelos modelistas: as estruturas de abertura e fechamento do canopy, o que dará muito mais veracidade ao modelo final.
O cojunto de resinas qualidade BRASSIN substituem o assento ejetável e pedais, trazendo uma estrutura completa e hiper realista.
Em adição a este lançamento a Eduard possui dois produtos relacionados e comprados à parte: o F-86F-30 Upgrade Set (48863)e o kit BRASSIN 846235 F-86 WHEELS. O primeiro contém detalhamentos para os freios aerodinâmicos e o segundo sustitui os pneus e rodas injetados do kit por resinados.
O manual conta com 16 páginas, é colorido e já adiciona nas etapas de montagem o uso de todos os detalhamentos citados, tornando a montagem muito mais intuitiva.
São cinco opções de pintura disponíveis:
O kit é a escolha mais qualitativa e econômica para quem gosta dos Sabres e é francamente destinado à modelistas com experiência entre intermediária e avançada. Vale cada centavo gasto !
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review !
|