Fw 190A-8 1/72 Overtrees - Eduard 70111X
Escrito por Eduardo Mendes   
Qua, 30 de Dezembro de 2015 00:00

co

Fw 190A-8 1/72 Overtrees -Eduard 70111X

Introdução

Em seguida ao lançamento do ótimo FW-190 A8 na escala 1/72 (veja o nosso review aqui), a Eduard lança uma caixa simplificada contendo apenas as três árvores em estireno do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções (que de qualquer maneira podem ser baixadas neste link). As versões "overtree" destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. Claro, a esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis para o FW-190, da Eduard e de outros fabricantes.

 

O kit

O kit vem em uma caixa padrão da Eduard, com uma bela ilustração de um A8 em ação. O tamanho da caixa é justo para conter as duas árvores de estireno cinza claro e uma de transparências, esta embalada em separado das demais para evitar arranhões.

 010  020  030

A moldagem das peças é excelente, com detalhes finos e adequados para a escala. Nota-se uma impressionante atenção aos detalhes: todas as principais feições características do Fw-190 A8 básico estão presentes e bem representadas. Deve-se destacar, porém, que a partir deste kit Profipack não é possível modelar todo e qualquer A8 sem a adição de peças adicionais ou algum trabalho de conversão. Fora do escopo deste kit estão, por exemplo, os “Sturmbocks”, os “Wilde Sau” ou o avião de Priller do Dia D, que têm pequenas diferenças, por exemplo, no armamento das asas e na blindagem. Assim, recomenda-se que o modelista pesquise primeiro se o conteúdo deste primeiro kit permite a montagem de um modelo específico. Por outro lado, é possível notar a intenção da Eduard de lançar diversas outras versões do FW-190 em seguida. Pode-se observar nas árvores antenas de radar, consoles do cockpit, portas do trem de pouso, rack ventral, canhões e metralhadoras das asas, cobertura das metralhadoras do capô, uma hélice de pás largas e até placas de vidro blindado que não serão utilizadas nos modelos propostos nesta edição do kit.

A Árvore de peças “C” traz os elementos fundamentais do avião: asas, fuselagem, profundores e ailerons, leme de direção e coberturas das metralhadoras da fuselagem. O conjunto traz gravados os detalhes representando o tanque de MW50, o que indica que esta árvore será útil para FW-190 A8 e A9, mas não para versões anteriores. Temos várias opções de capota para as metralhadoras, uma específica para as MG 131 dos A8. As asas, por sua vez, apresentam as “bolhas” que abrigam as MG 151 nas baias externas - o que limita as opções de A8 que podem ser construídas a partir deste kit. O que não gostei foi o pitot moldado na ponta da asa. O modelista deverá ser extremamente cuidadoso para não quebrar essa peça, extremamente delicada, durante a montagem e a pintura. Talvez a opção mais sensata seja retirar a peça e colá-la ao final da montagem. Veremos.

 017  015  016  019
 019b  012  013  014
 011  018

A Árvore de peças “A” traz pouco mais de uma centena de peças que compreendem boa parte dos detalhes do kit. Ali estão os elementos do cockpit, conjunto propulsor, trem de pouso, armamentos, até antenas de radar. Várias dessas peças são redundantes ou não aplicáveis ao A8 padrão, o que sugere que teremos vários lançamentos nessa linha num futuro próximo. A edição Royal Class, recentemente lançada, já contém peças específicas para completar o A8 tanto como o /R2 “Sturmbock” e o /R11 caça noturno.

 021  022  023  024
 025b  026  028  029b

Por fim, a árvore “D” traz as transparências, finíssimas, sem distorções, sem deixar de lado os detalhes das estruturas delicadamente representados. Temos um para-brisa, um colimador e duas opções de canopi deslizante (um, o tradicional “reto” e o outro, mais em “bolha”, dos aviões de final de produção). Para garantir uma montagem correta, cada uma dessas opções tem duas peças diferentes, uma para o canopi em posição aberta e outra para o canopi na posição fechada, totalizando assim quatro peças diferentes para o canopi deslizante, à escolha do modelista. Completa a árvore duas peças representando o vidro blindado usado nos “Sturmbocks”, que não serão usadas nas neste kit.

 031  032

 


 

Conclusões

Este kit traz um compromisso excelente entre nível de detalhes e facilidade de montagem. Isso reflete uma postura na minha opinião correta da Eduard de fazer kits basicamente simples mas com detalhes excelentes para a escala e superdetalháveis ao extremo com a adição de conjuntos extras. Uma adição particularmente útil para este kit pode ser a folha de fotogravados 70111-LEPT, que é a mesma que acompanha a versão Profipack.

Altamente recomendado para modelistas de todos os níveis que disponham de pelo menos os decais para realizar um belo modelo de um dos mais importantes aviões de caça de tosos os tempos!

Vale lembrar que os modelos Overtree só estão disponíveis por curto periodo de tempo após o lançamento do kit completo.

 

 

Nossos agradecimentos à Eduard pelo exemplar para review

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum