F1M2 - Fujimi 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 28 de Outubro de 2015 21:25

 

 

 

 F1M2 Fujimi 72266

 

O Avião

O Mitsubish F1M foi o único avião de observação de curto alcance com flutuadores fabricado em quantidade pelo Japão durante a segunda guerra. O projeto previa um avião que pudesse ser usado tanto operando em navios com a partir de bases costeiras. O primeiro modelo, o F1M1, apresentou diversos problemas de estabilidade e teve a produção suspensa após apenas 4 unidades produzidas. Os projetistas da Mitsubishi redesenharam o projeto, fazendo várias alterações principalmente nas asas e na cauda. O novo avião designado como F1M2 apresentou um excelente desempenho, sendo muito manobrável mesmo com o peso extra dos flutuadores, este desempenho excepcional permitiu que o avião acabasse sendo usado em múltiplas tarefas, não só como avião de reconhecimento, mas também com caça, escolta de comboios e mesmo como bombardeiro improvisado. Chegou-se a desenvolver um sistema de cabide de bombas para ele, mas o projeto foi abandonado.

 

O Kit

Este é um relançamento do molde da Fujimi dos anos 90 e mesmo já com bastante idade os detalhes do modelo ainda são muito bons, linhas de painel em fino baixo relevo, injeção de ótima qualidade sem falhas e praticamente sem qualquer rebarba, o que surpreende num molde já bastante usado. Por outro lado, o kit traz algumas simplificações típicas da época, motor pouco detalhado, hélice e spinner numa mesma peça, interior simples, sem detalhes laterais, compreendendo apenas assento painel e manche. Nas arvores encontramos peças que permitem montar o avião com os flutuadores completos, para montagem feita sobre um carrinho também fornecido com o kit ou flutuadores cortados na linha d’água, o que permite monta-lo em algum cenário feito pelo modelista.

 

 

 

As transparências são de boa qualidade, ainda que não no padrão de qualidade atual, no entanto trazem uma coisa pouco comum e muito bem vinda: Lentes para as luzes de navegação.

 

 

 

Os decalques, típicos de fabricantes japoneses, tem cores solidas, registro perfeito, mas o filme é bastante grosso o que pode impedir seu uso por modelistas mais exigentes. O manual em preto e branco, tem boa diagramação, mapa das peças, e indicação de pintura para 8 diferentes marcações

  • F1M2 Couraçado Nagato, Junho de 1944
  • F1M2 Couraçado Musashi, janeiro de 1944
  • F1M2 Couraçado Yamato, outubro de 1944
  • F1M2 Couraçado Mutsu, 1943
  • F1M2 Couraçado Nagato, Junho de 1945
  • F1M2 Base naval de Tateyama. 1944
  • F1M2 Base naval Sasebo, 1944
  • F1M2 Base naval Ohtsu, 1944

 

 

 

 

Conclusão

Sendo o único modelo deste avião na 1/72 já seria uma boa recomendação para os fãs de aviação naval japonesa, mas o kit vai além, permitindo, pela qualidade da injeção e detalhes externos, montar um modelo de ótima qualidade, que pode ser ainda melhor se acrescidos alguns detalhes ao seu interior.

 

Obrigado Hobbyeasy pelo envio deste kit para review !

Hobby Easy

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum