Cant Z506 Airone - Italeri 1/72
Escrito por Marcelo "Tarkus"   
Qua, 28 de Outubro de 2015 20:03

alt

 

Cant Z506 Airone - Italeri 1/72

Item no. 1360

 

O CANT Z506 Airone (Garça) foi produzido pela companhia C.R.D.A. (Cantieri Riuniti dell’Adriatico), foi um trimotor hidroavião de asa baixa caracterizado pela sua extraordinária resistência e robustez. Entrou em serviço na segunda metade dos anos 30. Apesar da fuselagem e asas serem de construção em madeira, o Airone era capaz de operar em condições muito ruins de tempo. Foi usado pela Regia Aeronautica como um bombardeiro e avião de reconhecimento de longo alcance. Foi também usado para a tarefa de busca e resgate. A ótima performance de voo foi provada pela sua excelente longevidade. Alguns “506” sobreviveram no serviço civil do pós guerra até 1960 e foram usados como S.A.R. pela Força Aérea Italiana.

 

O kit:

A Italeri está relançando o antigo modelo da Supermodel do CANT Z506. Ela não apenas reinjetou, mas revisou todo o molde e fez melhorias significativas. Os relevos foram rebaixadas e as peças, que antes eram mais grosseiras, foram agora modificadas e estão mais delicadas. A principal diferença está no interior, que ganhou todo o conjunto do cockpit (inexistente no Supermodel); Uma árvore completamente nova foi acrescentada com todas as partes necessárias. Infelizmente o interior da fuselagem continuou sem detalhes, apesar de ainda poder montar o kit com a porta aberta.

alt alt alt
alt alt alt

 

 

As transparências continuam as mesmas, podendo serem montadas com algumas janelas de acesso na posição “aberta” no canopy; e contam ainda com a base para o posicionamento do modelo. Uma peça opcional que não é explicada na montagem é a transparência da parte inferior do nariz; Não há indicação de qual esquema deve ser usada, necessitando pesquisa sobre o avião específico para saber qual utilizar.

Além disso o kit vem com uma pequena folha de Photoetched para acrescentar ainda mais detalhes a algumas partes como motores, cockpit, escada de acesso e o painel de instrumentos, onde estranhamente o PE não vem com os instrumentos perfurados como conhecemos; Aqui o PE deve ser colado no local e depois aplicado sobre ele o decal dos instrumentos (?), o que considero o mesmo de se colar o decal sobre o plástico injetado. Bons modelistas poderão considerar a possibilidade de furar o PE e inverter o processo, mas isso é um detalhe que não prejudica o modelo.

 

alt

 

 

A folha de decais é boa, com seis opções de pintura. O registro é muito bom, mas o filme parece ser um tanto grosso. Possui ainda todos os números para se fazer aviões específicos de acordo com o gosto do modelista.

 

alt

 

Marcações:

Regia Aeronautica, 287ª. Squadriglia, 6º Gruppo, Sardegna, Italy, 1942.

Regia Aeronautica, 171ª. Squadriglia, 82º Gruppo, Taranto, Italy, 1942.

Italian Co-Belligerent Air Force, 149ª. Squadriglia, 82º Gruppo, Taranto, Italy, 1944.

Luftwaffe, Seenotstaffel 6, Venezia, Italy, 1944.

Luftwaffe, Seenotstaffel 6, Ravenna, Italy, 1944

RAF, HK977 (Captured), Kalafrana, Malta, 1942. (com códigos para HK978 e HK979 incluídos)

 

alt alt alt
alt alt alt

 

Detalhes e diferenças. O que mudou em relação ao antigo Supermodel.

No Supermodel os detalhes de pintura estavam na parte externa da caixa, e sem nenhuma indicação de Esquadrão, Grupo ou ano.

 

alt alt alt

 

O modelo da Italeri ganhou uma árvore para os detalhes do cockpit, inexistentes no Supermodel.

alt alt alt alt alt

 

O interior mudou para a acomodação do novo cockpit. No Supermodel existiam dois encaixes para os bancos, não havia piso.

Italeri

alt

 

Supermodel

alt alt

 

As linhas de painel foram rebaixadas, ganhando aspecto mais delicado e fiel.

Italeri

alt

 

Supermodel

alt

 

Os flutuadores e partes móveis ficaram mais delicados  e fiéis.

Italeri

alt

 

Supermodel

alt

 

Os Pilotos foram retirados.

Italeri

alt

 

Supermodel

alt

 

 

Conclusão:

O kit é distribuído pela Italeri sob licença da Aeronautica Militare, cujo selo holográfico vem estampado na bela caixa. Para o modelista que não teve oportunidade de conseguir o antigo modelo da Supermodel, valeu a espera! E a Italeri dá sinais de que virão outros neste estilo ao colocar a logo “Historic Upgrade Series”.

Um avião único, que merecia moldes novos. Parabéns a Italeri. Recomendo a todos.

 

 

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

alt

 

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum