BIG ED - BRONCO OV-10D 1/32 EDUARD BIG 3350
Escrito por inima   
Dom, 19 de Julho de 2015 00:30

 photo DSC06448_zps6hyq70xn.jpg

Eduard BIG 3350

 

A Eduard oferece o BIG ED para o OV-10D Bronco na escala 1/32, lançado em junho/2015, com os seguintes componentes.

 

32368 - 32830 - 32831 -JX177 - 32501

HISTÓRICO

O OV-10 Bronco é uma aeronave de ataque leve multipropósito adquirida pelos Marines, para seus esquadrões de observação executarem missões de reconhecimento. Foi projetado de acordo com um programa desenvolvido pela Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Americanos. A primeira encomenda do OV-10A foi em 1966 e o primeiro vôo no ano seguinte. O Bronco foi o primeiro avião de apoio aéreo aproximado tendo atuado no conflito do Vietnam desde 1968 e continuado operando até os anos 1980, quando foi substituído pelos A-10.

 photo Bronco00_zpsbkh1lkul.png

 

A Kitty Hawk foi a primeira a lançar um kit do OV-10D na escala 1/32 no final de 2014. É um modelo que chama a atenção. Mede aproximadamente 40 cm de comprimento e de envergadura, tem muitos detalhes e um excelente acabamento, dispondo, inclusive, de uma folha de fotogravados que agrega detalhes que não são comuns em outros kits.

 

 photo Bronco0001_zpssrrqslcc.jpg

 

 photo Bronco001_zpspougnphe.png

 

 Embora o modelo do Bronco tenha um elevado padrão, ele é candidato a alguns detalhes adicionais, principalmente por ter uma ampla cabine envidraçada.

 

BIG ED para o OV-10D Bronco na escala 1/32

 OV-10D Exterior - 32368

O conjunto de duas lâminas de fotogravados em metal para o exterior permite detalhar os trens de pouso, portas e porões de roda, embaralhador de infravermelho, degraus para acesso, portas e carenagem das metralhadoras, grades de radiadores, comandos das superfícies de controle, dispensador de flare, base dos pylons, trilhos e mísseis Sidewinder, tanques, bombas e lançadores de foguetes.

 

 photo Bronco02_zpsf1ysb3kw.jpg

 

 photo Bronco03_zpshgsb10l3.jpg

O porão da bequilha e as suas portas recebem placas de revestimento, escondendo as marcas de injeção e o braço de fechamento das portas tem as fixações substituídas por fotogravado dobrado. A bequilha recebe um detalhe lateral de fixação ao solo. Os diversos flanges do embaralhador de infravermelho são realçados com novas peças. Os degraus de acesso à cabine e suas placas internas são substituídas e ficam mais finas. As portas dos compartimentos de armas são substituídas e passam a contar com um fecho que pode configurar a posição de aberto, caso desejado. Os espaços entre os braços de suspensão das bombas são revestidos com um fotogravado detalhado e lateralmente é acrescentado um painel de acesso. Novas grelhas de entrada de ar das turbinas são fornecidas, mas não chegam a oferecer nada mais que as originais do kit. Os novos painéis de lançadores de flares é oferecido mas o aspecto conferido pela montagem da peça original é su[perior. Os trens de pouso principais recebem a representação das linhas de freios, complementação do disco de freio, nova tesoura e nova porta. As portas principais do trem principal são revestidas de fotogravado detalhado, assim como em vários locais do seu interior, escondendo as marcas de ejeção. Os ailerons e profundor recebem detalhes de conectores e atuadores que haviam sido fornecidos parcialmente no kit original. Os lançadores de flares passam a ter um painel externo, assim como as luzes de formação. As bases dos suportes subalares e dos trilhos dos mísseis têm detalhamento em toda a sua extensão. São fornecidos anéis de fixação para os mísseis Sidewinder, bem como o anel de propulsão. Os tanques externos recebem os flanges em relevo e trilho de fixação. Os lançadores de foguetes têm os terminais detalhados e as bombas recebem um detalhe próximo à cauda.

 

OV-10D SA - 32830

Este conjunto de duas folhas de fotogravados é usado no cockpit do aparelho, tanto para substituir os painéis frontais e laterais originais como para acrescentar detalhes tal como mecanismos de abertura das janelas, pedais, e assentos. Os painéis de instrumentos e também alguns itens dos assentos são pintados e autoadesivados.

 photo Bronco04_zps3c2oirsd.jpg

 photo Bronco05_zpsghoqycne.jpg

A diferença entre os fotogravados autoadesivos pintados da Eduard e os decais originais podem ser vistos nas fotos. photo Bronco00001_zpsibtyyylj.jpg 

 Entre os fotogravados pré-pintados e auto-adesivados, a Eduard fornece novos painéis, fielmente pintados, em substituição aos painéis horizontais de comando. Para a sua instalação, devem-se remover os detalhes em alto-relevo originais indicados na instrução e instalar os novos após a pintura do interior. Alguns desses novos painéis têm alavancas e interruptores a serem instaladas, ou então, uma nova caixa de fotogravado dobrado para alojar novos relógios. O assoalho traseiro da cabine recebe placa e os pedais originais são substituídos nas duas posições. Os painéis frontais e traseiro passam pela mesmo processo de instalação de fotogravados pré-pintados auto-adesivados, conferindo uma aparência bem realista e poupando ao modelista o trabalho delicado de pintura dos pequeninos detalhes em alto-relevo que foram removidos. Os assentos têm acrescentadas várias alavancas como de ejeção e de ajustes, além de substituir a parte acima do encosto para a cabeça, que deve ser vazada. Finalmente acrescenta-se o painel da mira suspensa e o mecanismo de trava das janelas de acesso da cabine que é bastante visível.

 

OV-10D Seatbelts - 32831

 Os cintos de segurança da Eduard são coloridos e detalhados com as costuras, prontos para instalação, juntamente com as fivelas e pontos de fixação, enquanto os fotogravados originais precisarão ser pintados. As correias dos cintos de segurança da Eduard são mais largas na parte do assento do que na parte do encosto. Pesquisando na internet a impressão que se tem das fotos dos cintos do Bronco é que são da mesma largura.

 

 photo Bronco06_zpsiiprap8c.jpg

 

 

OV-10D Mask JX177

A máscara contempla todas as seções de transparências da cabine bem como as rodas. No caso das transparências, são fornecidos os quatro vértices de uma moldura da área a ser protegida ao pintar, o que permite uma fácil instalação. Depois de aplicar os quatro vértices da moldura completa-se com máscara líquida ou fita adesiva. Note que a máscara é para o lado de fora das transparências. Para mascarar o lado de dentro do canopy, o modelista terá que produzir sua própria máscara.

 photo Bronco06_zpshxhdlu5a.png

 

OV-10D Remove Before Flight - 32501

Para acrescentar mais realidade ao modelo pronto, a Eduard fornece este fotogravado com as fitas de alerta para remoção das travas/tampas de segurança no solo. É um acessório muito atraente porque dá mais credibilidade à réplica do avião quando estacionado. Destaca-se que as fitas são pré-pintadas dos dois lados e já vêm com o fio e suporte para fixação, o que poupa o trabalho delicado de inseri-lo. photo Bronco5_zpsclls4eaa.jpg

 

A melhoria que esses conjuntos podem proporcionar ao modelo são muitas e podem ser vistos nas fotos abaixo depois de instalados.

 

q q q q q

 

q q q q q

 

 q  q  q  q  q

 

q q q q q

 

 

CONCLUSÃO

Para o OV-10D 1/32 da Kitty Hawk, o conjunto BIG ED da Eduard vale a pena por acrescentar detalhes fiéis e atraentes, sendo, portanto, recomendado.

RECOMENDAÇÃO

Para mais detalhes do Bronco, vale a pena consultar o artigo dos modelistas Nicolas Deboeck & François Laloux, na internet em http://www.themodellingnews.com/2015/03/big-buckin-bronco-built-up-kittyhawks.html#.

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum