Acessórios Eduard para o Spitfire Mk.XVI 1/48
Escrito por Eduardo Mendes   
Dom, 19 de Julho de 2015 00:20

 

 

cover

 

Acessórios Eduard para o Spitfire Mk.XVI 1/48

Na esteira do lançamento de mais um kit da família de Spitfires com motores das séries Merlin 60-70, a Eduard oferece nada menos que cinco conjuntos de detalhamento orientados para enriquecer ainda mais o já ótimo kit Dual Combo 1198 (veja o nosso review deste kit aqui).

Vamos a eles:

 

49725 – Spitfire Mk.XVI 1/48

 

Uma folha de fotogravados que traz alguns detalhes adicionais para uma unidade dos Spitfires que podem ser montados a partir do kit 1198 da Eduard. A folha praticamente repete o já oferecido para o Mk.IX e para o Mk.VIII em edições anteriores (49660 e 49708). A novidade neste conjunto para o Mk.XVI é a adição de duas peças para substituir o “roll bar” que protege a cabeça do piloto em caso de capotagem e que vêm no kit 1198 em plástico.

Boa parte do que é oferecido para o cockpit é pouco visível e/ou agrega pouco valor ao que vem no kit, podendo ser feita em scratch com pouco trabalho. Alguns outros detalhes são oferecidos para fazer por exemplo as faces dos radiadores das asas e as suas aletas que modulam a sua ventilação. São peças muito boas e bem detalhadas, mas via de regra o que o kit oferece já é bastante satisfatório.

As instruções podem ser acessadas neste link.

Recomendado para quem desejar agregar mais detalhes ao já muito bom Spitfire XVI da Eduard sem ter muito trabalho adicional.

 

 20

 

648218 – Spitfire Mk.XVI Wheels – 3-spoke (Brassin) 1/48

Com a redução na intensidade dos combates e subsequentemente a paz, o uso de pistas pavimentadas passou a ser cada vez mais comum para os aviões da RAF em geral e para os Spitfires em particular. Um novo tipo de pneu foi desenvolvido pela Dunlop, e com ele uma roda especial mais adequada para esse tipo de piso. Como o conjunto pneu/roda tinha uma cambagem ligeiramente diferente com relação à usada normalmente, uma reentrância teve que ser adicionada à caixa de roda para acomodar o trem de pouso recolhido. Uma solução, diga-se de passagem, já adotada em outras versões do Spitfire anteriormente. A diferença é que essa cavidade (que na superfície superior das asas corresponde a uma “bolha”) tem um formato peculiar, em gota simétrica, facilmente identificável.

Esse pequeno conjunto em resina Brassin traz quatro peças (2 rodas e dois cubos, em resina) e mais máscaras para facilitar a pintura. As instruções podem ser acessadas neste link.

O detalhamento é excelente, e com uma boa pintura adicionará certamente muito valor ao novo Spitfire XVI da Eduard. Só não se esqueça de usar a asa (com a “bolha”) correspondente.

Recomendado!

 

 r1  r2  r3

 

48849 – Spitfire Mk.XVI Landing Flaps 1/48

Uma coisa que praticamente não mudou nos Spitfires foram os flaps. Bastante eficazes na tarefa básica de permitir menores velocidades de pouso, eles tinham acionamento pneumático e eram trazidos de volta à posição recolhida por meio de molas. Assim, em “repouso” os flaps dos Spitfires ficavam recolhidos. Alguns modelistas gostam de superdetalhar essa área, porém, e a Eduard oferece esta folha de fotogravados para permitir exibir os flaps na posição “arriada”.

Simples assim, esta folha traz os mesmos componentes que os conjuntos 48765 e 48834 para os Spitfires das séries IX e VIII, respectivamente. Você pode acessar as instruções aqui.

Recomendado para o modelista que desejar adicionar este aspecto interessante ao seu modelo (e que tenha alguma habilidade com fotogravados).

 

 

 fl1

 

 

48850 – Spitfire Mk.XVI Surface Panels 1/48

Outro lançamento para os fãs do superdetalhamento, este conjunto de fotogravados oferece uma miríade de tampas para praticamente todos os painéis removíveis do Spitfire. Para facilitar o trabalho de modificação, gabaritos também são oferecidos para guiar a abertura dos recortes correspondentes nas asas e fuselagem. Este conjunto é basicamente o mesmo oferecido sob o código 48766 para o Spitfire IX – a diferença é somente nominal, pois as peças são as mesmas. Você pode acessar as instruções aqui.

Recomendado para os amantes do superdetalhamento que queiram adicionar um pouco mais de interesse ao já ótimo kit do Spitfire XVI.

 

 sp1

 

 

49083 – Spitfire Mk.XVI Seatbelts FABRIC 1/48

Este conjunto compreende uma folha em um “papel” fibroso impresso pré-recortado a laser que, devidamente trabalhado e complementado por uma série de fivelas e passadores em fotogravado, permite fazer cintos de segurança impressionantemente realísticos para a escala. Na minha humilde opinião, das três linhas de cintos de segurança oferecidos como itens aftermarket pela Eduard (Fotogravados pré-pintados, FABRIC e SUPER FABRIC) esta é a linha que dá a melhor aparência final, embora exija um trabalho meticuloso.

O conjunto, que representa cintos do tipo Q, destina-se a equipar os Spitfires “bubbletop”, não sendo adequado para os “razorbacks” convencionais. Para estes, é recomendável nesta linha FABRIC o uso dos cintos 49062 (tipo Sutton) que servem para os Spitfires IX e VIII. Aliás, para qualquer Spitfire 1/48.

Confira as instruções para a montagem e aplicação deste conjunto aqui.

Recomendado para o modelista que deseje simplesmente o melhor em cintos de segurança para o seu modelo (e que tenha habilidade e paciência para realizá-los).

 

 b1

 

 

Agradecemos à Eduard pelos exemplares deste review.

alt

 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum