Conjuntos Eduard para o Defiant 1/72 da Airfix
Escrito por Eduardo Mendes   
Ter, 12 de Maio de 2015 00:10

 

 1

 CX414 - Defiant Mk. I 1/72 Masks

Máscaras! Facilitam muito a vida dos que, como eu, detestam ficar recortando e colando dúzias de pedacinhos de fita adesiva, sabendo que o menor erro será constrangedoramente visível. Melhor confiar em fornecedores como a Eduard para fazer esse trabalho não só mais fácil como também mais preciso.

Este conjunto justifica-se ainda mais porque o Defiant tem uma torreta que possui uma infinidade de janelinhas com formas complexas (embora as suas molduras sejam razoavelmente bem definidas). De brinde, você também recebe máscaras para facilitar a pintura das rodas. Você pode conferir as instruções neste link.

Recomendado!

 1

 

 

 

 

 2

 72600 - Defiant Mk. I landing flaps 1/72

 

Como de hábito a Eduard oferece um conjunto em fotogravado para fazer os flaps do Defiant abaixados, uma opção não disponível no kit original da Airfix. Assim como muitos aviões britânicos da sua época, os flaps do Defiant eram automaticamente recolhidos após o normal alívio do sistema hidráulico do avião após o pouso, não sendo assim normal ver-se Defiants com os flaps arriados exceto quando no momento do pouso. Como é uma área rica em detalhes, alguns modelistas podem desejar mostrar essa área aberta, representando por exemplo um avião em manutenção ou durante o pouso.

A instalação deste conjunto exige o recorte de uma área extensa do bordo de fuga das metades inferiores das asas – o que trará um efeito colateral positivo, pois um dos grandes defeitos do kit é a espessura do bordo de fuga das asas. Abertos os flaps, a asa ficará com um bordo de fuga bem mais realístico, sem dúvida.

De resto, é o trabalho de dobradura usual em conjuntos de flaps e a necessária atenção com os alinhamentos na fase de instalação. Duas pequenas barras de plástico (cada uma com 31mm x 0,4mm Ø), não fornecidas, são indispensáveis para a correta montagem dos flaps. As instruções podem ser consultadas aqui.

Recomendado para os que desejarem detalhar essa área interessante do já ótimo Defiant da Airfix. Para atingir os melhores resultados é bom possuir também alguma experiência com o manuseio e fixação de peças mais complexas em metal.

 

 2

 

 

 

 

 31

 73031 - Defiant Mk. I seatbelts SUPERFABRIC 1/72

 

Com um cockpit relativamente amplo e pedindo para ser exibido aberto, o Defiant da Airfix necessita de um bom conjunto de cintos de segurança, um detalhe ausente no kit e que fica extremamente visível.

Dentro da sua nova linha “Superfabric” a Eduard lança esse conjunto específico para o Defiant, consistindo em um cinto tipo Sutton para o piloto e um conjunto de cinto ventral para o artilheiro. O registro da impressão é perfeito, e a facilidade de aplicação é máxima: veja as instruções aqui e avalie por si próprio! 

Uma nota, se você se satisfaz (ou prefere)  cintos em metal, ambos os conjuntos 73525 e SS525 os fornecem.

Recomendado para quem desejar adicionar esse detalhe tão visível com praticidade e a um custo relativamente baixo.

 32  33

 

 

 

 

 

 

  73525 - Defiant Mk. I S. A. 1/72

 

Um conjunto bastante completo de peças em fotogravado, permitindo ao modelista exigente melhorar ainda mais o já muito bom kit da Airfix lançado recentemente.

Duas folhas são oferecidas, uma colorida e com algumas peças autoadesivas (oferecida separadamente no conjunto “Zoom” SS525) e uma em metal polido.

A primeira folha contém essencialmente peças para o interior do modelo, compreendendo o cockpit e a torreta. A maior deficiência do kit na minha opinião, o decal que representa o painel de controle do piloto, é substituído por nada menos de três peças em PE superpostas, muito bem pesquisadas, que adicionarão muito em qualidade ao modelo. Essa peça por si só já justifica um investimento no conjunto de detalhamento.

Um novo assento para o piloto, completo com cinto de segurança  colorido e suporte para o manche, além de detalhes para a placa de blindagem, assoalho, cintas para as pedaleiras, painéis auxiliares diversos nas laterais e um intrincado conjunto fazendo as manetes do acelerador/mistura/passo de hélice completam o cockpit do piloto. Na torreta, recebemos um novo painel para o artilheiro (também bastante mais acurado que o que o kit oferece), manetes e os cintos de segurança. De fato, o interior da torreta pode ficar tão bom que é uma pena que ela seja oferecida fechada no kit. Com tantos detalhes internos de boa qualidade, as partes envidraçadas do kit passam a destoar do conjunto, o que aponta para a necessidade de se obter um bom conjunto em vacuform para harmonizar o modelo. Infelizmente, até agora não há vacuform específico para este kit...

A segunda folha de PE traz uma série de detalhes para o trem de pouso, como as paredes das caixas das rodas, as portas e acionadores, conduites do sistema de freios e a delicada peça que incorpora as pinças da suspensão e o limpa-barro – que me chamaram a atenção no kit de um exemplo de peça que seria muito melhor se feita em fotogravado.

Outras peças oferecidas na segunda folha de PE são as grades e o flap do radiador, o degrau de acesso retrátil (em posição abaixada, não oferecido pelo kit), o acionador do leme de direção, uma moldura para o farol do bordo de ataque da asa e até os painéis antiderrapantes que ficam na raiz da asa de bombordo.

Para ver onde e o que essas peças complementam / substituem, confira a instruções aqui.

Se você se satisfaz (ou prefere) com cintos em metal, este conjunto dispensa o conjunto 73071 (“Superfabric”).

Realmente muito completo, este conjunto de fotogravados refina bastante o já ótimo kit da Airfix. Com uma montagem cuidadosa, uma boa pintura (e, quem sabe um canopi em vacuform quando um estiver disponível) teremos um modelo para disputar concursos em alto nível.

Recomendado para modelistas habituados a lidar com peças em fotogravado.

 

 41  42

 

 

 

 

 5

 SS525 - Defiant Mk. I interior S. A. 1/72

 

Este conjunto compreende apenas a primeira folha (colorida com peças auto-adesivas) do conjunto 73525 e destina-se a detalhar apenas o interior do modelo, compreendendo o cockpit e a torreta.

Destaca-se no conjunto o painel de controle do piloto, composto por nada menos de três peças em PE superpostas, muito bem pesquisadas, que adicionarão muito em qualidade ao modelo. Essa peça por si só já justifica o investimento no conjunto de detalhamento, pois é visivelmente o ponto que mais destoa negativamente no kit original. Um novo assento para o piloto, completo com cinto de segurança em fotogravado colorido e suporte para o manche, além de detalhes para a placa de blindagem, assoalho, cintas para as pedaleiras, painéis auxiliares diversos nas laterais e um intrincado conjunto fazendo as manetes do acelerador/mistura/passo de hélice completam o cockpit do piloto.

Na área da torreta recebemos um novo painel para o artilheiro (também bastante mais acurado que o que o kit oferece), manetes e os cintos de segurança. Infelizmente boa parte desse rico detalhe ficará oculto, pois a torreta é oferecida fechada no kit. As instruções para este conjunto podem ser baixadas deste link.

 

 41

 

Recomendado para modelistas habituados a lidar com peças em fotogravados

 

 

Agradecemos a Eduard pelo envio do material deste review

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum