MiG-21 MF - 1/48 - Profipack - Eduard # 8231
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Seg, 06 de Abril de 2015 22:12

alt

Eduard # 8231

O MiG-21 é sem dúvida uma das aeronaves mais emblemáticas de todo o século XX, marcando a cara da "Guerra Fria". Esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Com asas em delta, foi o primeiro avião soviético a servir tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 com um motor de pós-combustão relativamente fraco, comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

Foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel. Também estiveram na guerra Indo-Paquistanesa e na invasão soviética do Afeganistão, mas logo substituídos,naquele conflito, pelos novos MiG-23 e MiG-27.

Atualmente calcula-se que existam 1500 MiG-21 e F-7 (versão chinesa dessa aeronave) em serviço com vários países do mundo. Algumas de suas qualidades, como alta velocidade ascencional, rápida aceleração, rusticidade, agilidade e fácil manutenção, atreladas a uma devida modernização de aviônica, ainda fazem dele uma ferramenta útil mesmo nos dias atuais.

Foram produzidos aproximadamente 10.000 exemplares de suas muitas variantes. É o segundo avião militar mais produzido depois da Segunda Guerra Mundial, depois do Lockheed C-130 Hercules.

A versão estudada aqui é a MF, sendo esta a versão de exportação, com um motor Tumansky R-13. O MF faz parte da chamada 3ª geração do caça, iniciada em 1968, e precedida pelas versões F, P e F-13 (1º geração), entre o fim dos anos 50 e início dos anos 60, e a 2ª geração, representada pelas versões PF, FL, PFM, entre outras.

alt

O Kit

Este modelo é uma reedição de um grande sucesso de vendas da Eduard. Este foi o segundo modelo a utilizar uma nova tecnologia de produção de moldes da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, foi bastante aprimorada até o lançamento do MiG-21 MF. Nesta reedição a Eduard realizou pequenas alteração nas laterais da fuselagem, para aproximar mais o modelo do avião real, e substituiu os decalques da marca italiana Cartograf por decalques de fabricação própria, que possuem qualidades já confirmadas por modelistas de todo o mundo.

Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 09 galhas cinza médio de alta qualidade, dois sets de PE, sendo um colorido e outro natural, máscaras para pintura, livreto de instruções e decais. Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do modelo e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados.

Fuselagem e asas de detalhamento superficial em baixo relevo, fino e consistente por todo o modelo. Não vejo uma linha sequer diferente das demais em alinhamento ou precisão. Flaps e ailerons moldados separadamente para posicionamento variado. Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas.

Para a versão MF, entretanto, é necessário riscar um painel na asa. Sem problemas, mesmo para os não iniciados no "scribing". A Eduard fornece um gabarito em PE, que se alinha com os demais painéis da asa e aí, basta seguir as técnicas. Para quem não se garantir, um adesivo é fornecido e pronto, lá estará o painel. Entende-se a manobra da empresa para manter apenas uma forma para as asas, pois evidentemente outras versões do MiG-21 serão lançadas e não apresentarão este painel.

alt alt alt alt
alt alt alt alt
alt alt alt alt

O cockpit vem completo e bastante detalhado, entretanto, logo de início nos salta aos olhos que será impossível montá-lo sem a opção de photoetches. Os painéis laterais superiores são apenas fornecidos assim, sem peças plásticas.

Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor KM-1 muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa.

Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor.

alt alt alt alt

Set de Photoetch colorido de detalhes intrincados, belíssimo! A cor do interior dos MiG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze.

alt alt

Duas são as opções de painel em PE, que também conta com cintos de segurança e detalhes para o assento ejetor, além de outras miudezas para a parte externa, turbina e armas.

Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente. 

alt alt alt alt

Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos.

Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de modelos deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto.

alt alt alt alt
alt alt alt alt

Armamento possível para o MiG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!

- 2 x 490l tanques subalares
- 1 x 800l tanque central  
- 2 x RS-2US (AA-1 Alkali)
- 2 x R-3S (AA-2 Atoll)
- 2 x R-3R (AA-2 Atoll)
- 2 x R-13 (AA-2 Atoll)
- 2 x R-60 (AA-8 Aphid)
- 2 x S-24 240mm (foguetes)
- 8 x FAB-100 (bombas)
- 2 x FAB-250 (bombas)
- 2 x MBD-2-67 MER 
- 2 x SPRD-99 "RATO" (foguete auxiliar para decolagem)

alt alt alt
alt alt alt

Os Decais têm as mesmas versões de pintura da primeira edição do modelo, são nada menos do que 6 multi-coloridas opções em duas grande folhas produzidas pela própria Eduard, sem defeitos de registro, de cores firmes e sem excesso de filme. Para a pintura, profiles em 4 vistas coloridos, padrão da empresa, muito bem indicados com cores Gunze.

- MiG-21MF, 7628, Tanta AB, Força Aérea Egípcia, 1988
- MiG-21MF, 7809, 10 FS, Lask AB, Força Aérea Polonesa, 2001-2003
- MiG-21SM, 127, 812 UAP, Kupyansk AB, Força Aérea Soviética6, 1991
- MiG-21MF, 687, JG 3, Preschen AB, RDA, 1990
- MiG-21MF, 9712, 9 FS, Bechyne AB, Força Aérea Tcheca, 1989-93
- MiG-21MF, 7713, 4th Flight, Silac AB, Força Aérea Eslovaca, 1999

alt alt alt
alt alt alt

Uma folha contém as versões de pintura, noutra, stencils em dois sets, uma em tcheco e outra em cirilico. A caixa oferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya.

alt alt

Conclusão

Esta reedição do MiG-21 MF da Eduard reforça o fato de que  este e toda a série de MiG-21 da marca theca são os melhores lançados até hoje em qualquer escala, sem sombra de dúvidas. Muitas peças, porém de montagem tranquila, instruções seguras, decais excelentes, versões coloridas e atraentes, são muitos os pontos de alto nível. Sem medo de errar, é um dos melhores e mais impressionantes modelos da Eduard! Aqui na APRJ temos um Walkaround do MiG-21MF do Museu Asas de um Sonho. Confira! Altamente recomendado!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum