Avia B534 Royal Class Eduard 1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 05 de Abril de 2015 21:08

Item R0010

 

Histórico:

Quando entrou em serviço em 1936 o Avia B-534 era uma avião bastante avançado para os padrões da época. Neste período os biplanos ainda eram o padrão e quase todos os primeiros caças monoplanos ainda estavam nos primeiros estágios de desenvolvimento. Cerca de 450 destes elegantes biplanos foram produzidos atá 1939 quando os alemães ocuparam a Tchecoslováquia interrompendo a linha de montagem. Com a ocupação parte doas aviões foi dado a Força Aérea Slovaca, que funcionava como um estado independente monitorado pelos alemães. Estes aviões entraram em ação ajudando no ataque a polônia em 1939 , na Ucrânia em 1941 e finalmente no combate anti partisan em 1942 quando finalmente foram tirados de ação.

 

 

 

 

 

Com a derrocada alemã os Slovacos mudaram de lado e em 1944 fizeram um levante contra os alemães. Alguns destes aviões, já em mau estado, foram novamente postos para voar. Nessa época teria sido obtida a última vitória de um biplano em combate aéreo, quando o avião pilotado pelo sargento František Cyprich teria abatido um Ju-52. Os Búlgaros também receberam 78 destas aeronaves que chegaram a entrar em combate contra os B-24 americanos no ataque a Ploesti e já no final da guerra contra as tropas alemãs quando a Bulgária mudou de lado na guerra.

 

O Modelo

A Eduard vai lançar uma nova série de aviões 1/72 em que pretende aplicar todo uma nova tecnologia no projeto e injeção de modelos. Para o primeiro lançamento a marca escolheu um avião emblemático de seu próprio pais, o Avia B.534. E para marcar este início o primeiro conjunto disponibilizado é um Royal Class Quattro Combo. Com diz o nome trata-se de um caixa com 4 modelos, completos, incluindo decais, mascaras para pintura e detalhes em metal. A princípio pode parecer um exagero 4 modelos do mesmo avião, mas neste caso as peças fornecidas permitem montar, 4 versões diferentes, 1 de cada, cobrindo assim quase todas as variantes deste belo avião.

A primeira coisa que chama a atenção é a embalagem, uma caixa grande resistente e com uma tampa de muito bom gosto. Na lateral uma ilustração permite ver um perfil das versões disponíveis, na outra lateral existem fotos do avião real. Ao abrir a caixa encontramos ao seguinte.

  • 8 árvores injetadas em plástico cinza com as peças do modelo
  • 2 árvores de transparências
  • 5 conjuntos de fotogravados
  • 1 conjunto de mascaras
  • 2 manuais
  • 1 livro.

Começado pelo fim da lista o livro que acompanha o modelo é muito bem impresso com fotos nítidas e ótimas ilustrações, infelizmente o texto é apenas em Tcheco. Apesar disto a quantidade e qualidade das fotos certamente é um adicional que vai ajudar muito a quem gosta de verificar os detalhes ou apenas procura por fotos de época. Os outros dois impressos são o já conhecido manual da Eduard, no padrão dos modelos Profipack, com ótimas ilustrações e um passo a passo de montagem muito detalhado; e um manual de pintura e marcações para nada menos que 31 versões diferentes.

 

 

 

 photo imgh 2_zpsbxg2bo2q.jpg  photo lv1_zpsmjcewhoz.jpg  photo lv2_zpsbcijhutq.jpg  photo lv3_zpsab1qgyno.jpg
 photo lv4_zpsi0qtuk1o.jpg  photo mn1_zpspr0urvmh.jpg  photo mn2_zpspsbqeegn.jpg  photo IMG_2202_zpsvdyu4zm2.jpg

 

 A qualidade de injeção é excepcional, não existem falhas ou rebarbas, os detalhes são perfeitamente nítidos e a reprodução das partes enteladas é muito convincente. O interior tem bom detalhamento, com assento, painel de instrumentos, manche, e detalhes laterais. As rodas muito bem detalhadas, são oferecidas com e sem a cobertura de proteção. Os montantes das asas têm espessura em escala e oferecem pequenos pinos nas pontas para ajudar na ancoragem da peça. As grades do radiador são bem representadas, mas não existe a possibilidade de monta-las na posição aberta. Como acessórios vem um conjunto de 6 bombas e um tanque extra de combustível. Tanto o leme vertical como os horizontais são feitos de forma que se possa monta-los em posição neutra ou acionada. O encosto de cabeça do piloto deve ser colado por dentro da transparência, para isto existe uma pequena ranhura na parte interna das últimas, que que facilita o trabalho.

 

 

 photo b1_zpsqoygg1kt.jpg  photo b2_zpsprt3sxna.jpg  photo b3_zpsj9aoubmg.jpg  photo b19_zpsuldq8rpj.jpg  photo b20_zpswydbgwv9.jpg
 photo b17_zpsoqwfbrli.jpg  photo b4_zpsczvfmw6a.jpg  photo b5_zpscuiwutvh.jpg  photo b18_zpsuyqaokvp.jpg  photo b7_zpsv7vur9gq.jpg
 photo b6_zpsl8skkuw8.jpg  photo b8_zpsclnhi5lo.jpg  photo b9_zpsg0ceh3i9.jpg  photo b10_zpsjrpfoh8p.jpg  photo b12_zpsjqp7ropt.jpg
 photo b13_zpszxj2igly.jpg  photo b14_zpscl3a4qib.jpg  photo b15_zpsgmkyc0a8.jpg  photo b16_zpsujwothbx.jpg  photo b25_zpso2d7i3vk.jpg
 photo b26_zpsfv0hocvr.jpg  photo b27_zpskjg5cmc6.jpg  photo B28_zpsxtvgzt1d.jpg  photo B29_zpsgdxduxid.jpg  photo b30_zpswiyzgk2e.jpg

 

As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem falhas. Nas variantes de cabine fechada são fornecidas peças que permitem a montagem tanto em posição aberta quanto fechada.

 

 photo tp1_zpssiowqx7j.jpg  photo tp2_zpsxhbfmenf.jpg  photo tp3_zpsswnekygr.jpg  photo tp4_zpszhdybeag.jpg  photo tp5_zps1k43um0e.jpg

 

 

As cinco folhas de fotogravados (quatro iguais) oferecem uma série de detalhes adicionais. Nas iguais estão os estais que reforçam a estrutura das asas. Nem todos sabem, mas estes estais não são cabos, mas barras metálicas de seção chata para dar maior aerodinâmica ao avião. Neste caso a representação em fotogravado fica bastante realista. Além disso o conjunto fornece as alças de amarração facilitando muito a montagem. Nesta mesma folha estão as grelhas do radiador e da entrada de ar frontal, estribo, cintas metálicas e outras pequenas peças. Na quinta folha encontramos os painéis de instrumentos, cintos de segurança, pedais, mira, tubo de pitot e aletas alternativas para as bombas.

 

 photo b21_zpseylfc4y8.jpg  photo b22_zpsddmzsgo1.jpg  photo b24_zpsyfzcpncz.jpg  photo b23_zpskds7uzjn.jpg

 

 

O conjunto de decais é extenso, já que cobre 31 versões diferentes, constando de 3 folhas. A maior impressa pela Cartograph e as outras duas pela própria Eduard. Não existe diferença visível de qualidade entre elas, os decais tem o filme fino, são nítidos, em perfeito registro e com cores vivas. Além das marcações as folhas contam com os estêncis para todas as versões.

 

 photo dc10_zpsammdz4sq.jpg  photo dc1_zpsv8ozwdlq.jpg  photo dc2_zpszogbp0ob.jpg  photo dc3_zpsbq1mzanf.jpg  photo dc4_zpsgwrcsihm.jpg
 photo dc5_zpsurd0mipo.jpg  photo dc6_zpsrf52pg43.jpg  photo dc7_zpsqitzowa4.jpg  photo dc8_zpsow2mzmnj.jpg  photo dc9_zpslqzqpfmu.jpg

 

 

 

 photo r0010-01_zpsbbpuxxok.jpg  photo r0010-02_zpsqyqmrgui.jpg  photo r0010-03_zpsksuncjdp.jpg  photo r0010-04_zps54o7a48c.jpg  photo r0010-05_zpsettipevd.jpg
 photo r0010-06_zpsh8i95xze.jpg  photo r0010-07_zpsdway8kwv.jpg  photo r0010-09_zpsoat6y2dr.jpg  photo r0010-08_zpszwaesail.jpg  photo r0010-10_zpspmcgnkps.jpg
 photo r0010-11_zpstowxn3vx.jpg  photo r0010-12_zpssdllc8z4.jpg  photo r0010-13_zpshheoftkh.jpg  photo r0010-14_zpsz2engnpg.jpg  photo r0010-15_zps7yxkb6la.jpg
 photo r0010-16_zpswr4snrkr.jpg  photo r0010-17_zpshsygg2gi.jpg  photo r0010-18_zpseeqtrbum.jpg  photo r0010-19_zps7vyo6dwu.jpg  photo r0010-20_zpskroueeej.jpg
 photo r0010-21_zpsm4gqw3z0.jpg  photo r0010-22_zpsw9kvgpwi.jpg  photo r0010-23_zpsnldkbznr.jpg  photo r0010-24_zpswbtwqh0b.jpg  photo r0010-25_zpstjzlojgx.jpg
 photo r0010-26_zpsyflds3xx.jpg  photo r0010-30_zpsfh141k03.jpg  photo r0010-29_zps0kyspoz0.jpg  photo r0010-27_zps8tputwi5.jpg  photo r0010-28_zpsr0aqqdau.jpg
 photo r0010-31_zpsghicdt3u.jpg

 

Para quem quiser aproveitar melhor a quantidade de marcações existentes neste conjunto a Eduard oferece os modelos Overtree, que são caixas bancas contendo apenas as arvores injetadas. Para acompanhar estes Overtrees existe uma folha de fotogravados específica, comprada a parte (cod 7102). Vale lembrar que os Overtrees só são encontrados na loja da própria Eduard e apenas por um tempo limitado.

 

 photo ov1_zpscfbefqfi.jpg  photo ov2_zpsq5wxnltn.jpg  photo ov3_zpskog0kfqm.jpg

 

 

Por tudo que foi mostrado pode-se concluir que é um modelo absolutamente completo e exaustivo sobre o B 534, no entanto fica a dúvida de como seria a qualidade dos encaixes. Para tirar esta dúvida, antes mesmo do lançamento no mercado, a Eduard nos enviou um modelo para teste, identificado pelas arvores de duas cores. O modelo tinha apenas as arvores injetadas e o manual. Definindo em uma palavra, os encaixes são Excepcionais! Nas fotos da montagem abaixo só foram utilizados um estilete e cola liquida. O modelo foi deixado sem pintura para demonstrar que não houve necessidade de se usar qualquer produto para correção de emendas, nem mesmo uma lixa foi necessária. Os pinos de encaixe dos montantes das asas, que a princípio me pareceram muito pequenos, foram mais do que suficientes para garantir um encaixe firme e perfeito, muito ajudado pela qualidade das peças. Basta olhar com cuidado o manual para evitar a inversão de posicionamento. Todos os encaixes são firmes e sem desalinhamentos, algumas peças nem precisavam de cola para ficar no lugar. Se os próximos modelos 1/72 da Eduard forem como estes, vai haver um novo padrão nesta escala.

 

 

 photo avb 4_zpshgtwe0rr.jpg  photo avb 3_zpsphgjywk8.jpg  photo avb 2_zpskvrmiuzg.jpg  photo avb 5_zpsz4cpnha4.jpg  photo avb 6_zpsiffdtctu.jpg
   photo avb 7_zpsfybeij8u.jpg    photo avb 8_zps84hpqmuq.jpg   photo avb 9_zpsrracne8c.jpg   photo avb 10_zpsrnwsptr0.jpg   photo avb 11_zpscbukp6re.jpg

 

 

Conclusão

Um excelente modelo, um belo avião e uma caixa cheia de opções, é garantia de boas horas de puro divertimento, altamente recomendado.

 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum