J-7 Hasegawa - 1/72
Escrito por André Cardoso   
Dom, 29 de Março de 2015 00:00

 

alt

 

Item 02102

 

O avião

Derivado do Mig 21, o J-7 foi concebido a partir da transferência de tecnologia da URSS para a China, ocorrida em 1962. A China mandou para a URSS uma delegação, para conhecer a produção do Mig 21. Como os estados não possuíam, à época, uma boa relação, os chineses, segundo fontes, estavam preparados para a engenharia reversa.

Assinado o acordo a URSS mandou para a China alguns Mig´s 21, pilotados por pilotos soviéticos, sendo que a China também recebeu alguns kits com partes dos Mig´s 21 F, e documentos técnicos. Todavia, descobriram, posteriormente, que os documentos estavam incompletos, mas os engenheiros chineses estavam preparados para a engenharia reversa, conseguindo resolver 249 problemas, os quais não haviam sido citados nos documentos recebidos da URSS, reproduzindo, assim, 8 importantes documentos técnicos.

Segundo o programa Asas, do Discovery Chanel, durante a Guerra do Vietnã, a China interceptou alguns Mig´s 21 que sobrevoaram seu território, e descobriram que se cuidava de uma aeronave down, ou seja, que não havia sido desenvolvida com a mesma capacidade daquelas operadas pela URSS, sendo uma aeronave de exportação.

Com isso, a partir da reengenharia, os chineses chegaram à concepção do J-7, uma aeronave capaz, e guardando poucas diferenças do Mig 21, tendo a Shenyang Aircraft Factory, iniciado a produção em série em 1964. Entretanto, considerando a situação política e econômica da China naquela época, o J-7 só alcançou sua capacidade total, semelhante ao Mig 21 em meados de 1980.

A sua produção perdurou até maio de 2013, com 48 variantes, tendo sido exportado para outros países, onde recebeu a denominação de F-7. Dentre os principais países que receberam o J/F -7 estão Iraque, Iran, Paquistão e Egito.

 

alt

 

alt alt alt alt

 

alt alt

 

 

O kit

Apesar de ser uma bela aeronave, o kit não está a sua altura. Não obstante, a possibilidade de se construir um J-7 ou F-7 (tendo em vista a diversidade de nações que o operou) torna o kit, ainda, bastante requisitado.

Trata-se de um combo da Hasegawa, ou seja, a caixa fornece dois kits, ambos na versão monoplace. Não há a versão biplace (FT-7).

Os kits estão injetados em plástico de excelente qualidade (padrão Hasegawa) cinza claro, com peças distribuídas em quatro grades (duas para cada kit que são idênticos). Apresenta poucas peças, sem rebarbas, caracterizando uma montagem fácil.

Peca, entretanto, pela falta de detalhes, certo que o cockpit consiste em um mero assento e um painel, a tubeira não representa com a fidelidade necessária esse componente do avião real, os porões de roda são rasos e sem detalhes, e os painéis da fuselagem estão representados em linhas em alto relevo um tanto quanto grossas.

Em minha opinião é um kit para ser montado por iniciantes, dada a sua simplicidade. Todavia, como se cuida da representação de um avião exportado para diversos países, com uma série de pinturas e camuflagens interessantes, um modelista experiente poderá, com algum trabalho, e adaptando conjuntos de detalhamento de modelos de Mig 21, além de lançar mão da técnica do Scratch building, fazer uma bela representação desse clássico da aviação militar.

 

alt alt alt alt alt
alt alt alt alt alt

 

Há duas pequenas árvores com as transparências, que representam apenas um único modelo de canopy, não obstante a ilustração da caixa apresentar canopys diferentes.

O manual do kit é bem explicado, não deixando dúvidas no passo a passo da montagem.

Os decais apresentados permitem que o modelista faça duas das três versões, todas da Força Aérea da República Popular da China, aparelhos 11188, 11447 e 3487, com variações na pintura. 

 

alt alt alt alt

  

Tratando-se de um kit de fácil montagem é recomendado para iniciantes. Todavia, como não existe outro modelo no mercado, é um atrativo também para os mais exigentes.

 

Obrigado HobbyEasy pelo envio deste kit para review

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum