Mig 15 Bis Eduard weekend - 1/72
Escrito por André Cardoso   
Dom, 21 de Dezembro de 2014 00:00

 

 alt

 

Item 7424

O Mig 15 foi um caça rápido, leve e extremamente combativo, tendo sido criado a partir de projeto alemão e utilizando motor inglês. Construído a partir de 1948, foi fabricado até meados dos anos 50, quando a produção foi substituída pelo Mig 17. Foi amplamente utilizado na Guerra da Coréia (1950 a 1953) pela Coréia do Norte, sendo certo que muitos aviões foram pilotados por pilotos russos, chineses e de outros países do Pacto de Varsóvia. Estima-se que mais de 18.000 unidades tenham sido construídas para os países satélites da URSS, bem como da Ásia e África, e 15.000 para a URSS, tendo sido utilizado em várias versões, tais como caça, caça-bombardeiro, dois assentos, interceptação. Na OTAN recebeu os nomes de Fagot e Midget.

O Mig 15 Bis, versão do kit, o Fagot-B, que entrou em serviço no começo dos anos 50, possuía 20% a mais de potência, e estava armado com um canhão de 37mm (N-37) e dois canhões de 23mm (NS-23KM), possuindo também pontos fixos com capacidade para transportar duas bombas de 50kg ou 250kg. A diferença visível para o Mig 15 está no farol na divisão da entrada de ar, freios aerodinâmicos de aresta superior, os canhões de 23 mm foram colocados de forma mais estreita, e os pilones para bombas e lançadores de foguetes e saída da turbina.(Fonte: pesquisa livre na internet)

A Eduard nos apresenta o kit do Mig 15 Bis na versão weekend, ou seja, sem qualquer tipo de acessório. Acompanha o kit apenas um pequena folha com o cinto de segurança autoadesivo, e em alto relevo, o que já agregará maior realismo a cabine do modelo que, no meu entender, é muito bem feita e detalhada. Os detalhes desse kit, bem como acessórios, podem ser vistos neste review, da versão profipack.

O modelo traz apenas uma versão, da Força Aérea Soviética. Todavia, se for do agrado do modelista, a folha de decais permite montar uma versão da Força Aérea da Coréia do Norte. Explico! A versão apresentada pela Eduard simula uma aeronave que foi utilizada pela Coréia do Norte, provavelmente na Guerra da Coréia, e após o conflito, foi devolvida à URSS, tendo recebido as marcações soviéticas. Por isso, o modelista deve ter atenção na hora da decalização do modelo se quiser montar a versão soviética, pois deverá, primeiro, aplicar os decais da Coréia do Norte, cobrir com uma leve mão de tinta alumínio, e depois aplicar, por cima, os decais da versão soviética.

Isso tudo está muito bem explicado no manual. De fato, após a mão de tinta alumínio sobre os decais coreanos, estes deverão formar uma sombra.

 

alt alt alt

 

Versão do manual:

 

Mig 15Bis, c/n 1315376 (amarelo 30), ex-64th IAK, União Soviética, meados dos anos 50.

  

Altamente recomendado para todos os tipos de modelistas.

 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum