Tornado IDS 1/48 - Revell
Escrito por Di Stephano   
Sex, 26 de Dezembro de 2014 00:00

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Revell Tornado IDS - 03987

Breve Histórico

O Panavia Tornado é um caça bombardeio bi-motor, com geometria variável, supersônico, 2 tripulantes, que foi desenvolvido no final dos anos 60 por um consórcio de três nações, Inglaterra, Itália e Alemanha. Foi concebido para invadir em baixa altitude e alta velocidade território inimigo e bombardea-lo. A sigla IDS vem de Interdiction/Strike.

O protótipo voou pela primeira vez em 1974 e entrou um operação em 1979. Uma das principais características do Tornado é a capacidade de pouso e decolagem em pista curta mesmo totalmente carregado graças a suas asas móveis e suas potentes turbinas. Importante dizer a capacidade do Tornado de sobrevivência e evasão a sistemas antiaéreos além de ser a primeira aeronave a utilizar sistema “fly by wire”.

O Tornado nunca foi uma aeronave que atraísse entusiastas, por causa das suas linhas pouco agradáveis, mas se o avião nunca ganhou um concursos de beleza, ganhou vários torneios de competições internacionais quando se tratava de ataques de precisão em condições de tempo desfavoráveis ou de noite e/ou sua difícil forma de ser detectado pelas baterias antiaéreas.

As primeiras unidades alemãs, da Marinha e da Força Aérea, foram recebidas em 1981. Teve seu batismo de fogo com a RAF na primeira guerra do Iraque em 1991 onde se mostrou bastante vulnerável a artilharia antiaérea graças as táticas usadas neste conflito.

O mercado de plastimodelismo já há algum tempo sentia a necessidade de um novo modelo mais detalhado do Tornado, seja IDS ou ADV. Os antigos Esci e Airfix eram muito toscos e o Italeri por algum tempo reinou solitário nesta escala. O Italeri apesar de simplório, com alguns acessórios em resina e/ou PE, se transformava em um belo modelo. A Hobby Boss então lançou um Tornado novo há alguns anos atrás. O mercado reclamou muito de seu alto preço e alguns erros em formatos da aeronave, especialmente na frente e estabilizadores horizontais. A Revell então nos lança um modelo muito bom, bastante detalhado e por um preço bem melhor, um pouco mais que a metade de um Hobby Boss nas boas lojas de modelismo.

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 O Kit

Com sua agora tradicional caixa com abertura lateral, razoáveis para modelos pequenos, mas para kits maiores são bastante frágeis, encontramos 12 árvores em plástico cinza claro fosco, 1 árvore de transparências, instruções de montagem e decais. São 260 peças no total. Com detalhamento de superfície bem preciso, todo em baixo relevo fino com alguma rebarba em várias peças. Em algumas destas encontramos também marcas de injeção em alguns lugares mas parecem que depois de montado não irão aparecer.

Começando pelo cockpit temos assentos ejetores Martin Baker Mk 10 muito bem representados com detalhamento em fino alto relevo, os cintos já estão injetados de espessura razoável para a escala, o modelista pode preferir um acessório em metal ou os novos cintos em papel simulando tecido. Os painéis de instrumentos e consoles possuem detalhamento bem delicado e preciso em alto relevo. Interessante observar que o interior deve ser pintado e por cima alguns pequenos decais em algumas partes dos painéis compondo o conjunto. Pedais injetados no cockpit tube.

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As turbinas, nas áreas onde são visíveis, estão muito bem detalhadas no modelo com alto padrão. O sistema de reverso das turbinas do Tornado estão ali representadas e podem ser posicionadas aberto ou fechado assim como o sistema de freios de ar também. As entradas de ar da turbina possuem detalhamento interno e os dutos destas também foram representados. Estes formam um “recheio” que eu acredito devem auxiliar no encaixe da fuselagem.

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A fuselagem do kit eu considero uma montagem bastante complexa, na parte da frente, onde está o cockpit. ela é composta de três partes, as laterais e a de baixo. E da tomada das turbinas para trás é dividida em quatro possuindo, como já disse anteriormente, o recheio dos dutos das turbinas. Continua a peça de baixo, as laterais e a de cima. Eu não sou muito favorável em dividir a fuselagem em várias partes separadas, mesmo contendo um recheio, pois podemos ter alguma complexidade nos encaixes, problemas de alinhamento, o que vai demandar muito putty e lixa acabando com os detalhes superficiais que são muito bem feitos no kit.

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As asas deste modelo possuem um detalhamento soberbo, slats, flaps e spoilers estão muito bem representados. Podem ser posicionados recolhidos ou estendidos. A Hobby Boss já havia feito seu modelo assim mas a Revell conseguiu fazer melhor com detalhamento superior.

Os estabilizadores verticais traseiros e a deriva horizontal possuem excelente detalhamento. Os estabilizadores verticais podem ser ajustáveis e existe o leme para a deriva em separado, se posicionado em um ângulo diferente da deriva o modelista tem que ficar atento para o decal que vai nesta área não ocasionando surpresas desagradáveis.

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É impressionante as partes que compõe os porões de rodas, na minha opinião um dos melhores que eu já vi feitos pelo próprio fabricante sem necessidade de conjunto de detalhamento em resina que apesar de terem muito detalhes são horríveis de encaixe com algumas exceções. Os trens de pouso com detalhamento muito fino e preciso porém a porta do trem de pouso principal precisa ser cortada para fazer o modelo com o trem baixado.

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Sabemos que o Tornado possui uma gama de armamentos muito grande mas pouquíssima coisa vem no kit. 2 tanques subalares, estes não sei por que estão em alto relevo, 2 Sidewinders AIM 9M, 1 Skyshadow Pod, 2 BOZ-101 Pods e FLIR & LRMTS Pods. Senti falta dos mísseis Kormoran tão usados pelos Tornado da marinha alemã. Neste ponto pisaram na bola, o modelo poderia vir com mais armamento. Acredito que a Revell irá lançar outras versões em que serão inclusos outros armamentos.

As trasparências apesar de bem cristalinas e não possuírem distorções vieram com marcas de injeção. Que isso Revell ?? E pelo que já andei pesquisando não é só no meu kit, outros que também compraram vieram com o mesmo problema. Existe detalhamento interno com espelhos (não é PE´s viu gente, é injetado), alças de travamento do cockpit e estrutura para o canopy aberto. Simplesmente fantástico.

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As instruções de montagem, totalmente em preto e branco, é outro ponto que eu acho que a Revell alemã pisa na bola. Eles dividem a folha de instruções em diversas caixinhas que no final das contas levam o modelista a não entender corretamente certas partes da montagem pela quantidade de peças, informações de localização correta da parte a ser colada e indicação de pintura. Partes que juntam com outras subpartes estão mal representadas. Modelos com menos peças como o de aeronaves na escala 1/72 não são tanto problema mas modelos com muitas peças como é o caso desse, do Ju-88, do He-111, e do Uhu todos 1/32, com montagem mais complexa tem esse problema de muita informação em uma pequena parte da instrução. A Eduard, por exemplo, tem uma instrução que indica ao modelista até aonde deve botar cola nas peças, para iniciantes é ótimo.

O modelo vem somente com uma versão de decal comemorativa do Tornado IDS 45 + 44 ’50 Jahre JaBog 33’ Buchel 2008. Os decais contem pouco filme, cores firmes e sem distorções mas já vi decais mais finos. São impressos na Itália para a Revell alemã. As instruções de pintura trazem as cores da linha da Revell de esmaltes sintéticos

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Atenção: 40 gr de peso no nariz para o modelo ficar equilibrado nos três pontos.

 

Conclusão 

Um excelente kit do Tornado IDS na escala 1/48. Para os amantes desta aeronave o kit é altamente recomendado. A transparência, acredito que um bom polimento o modelista consiga contornar o problema. Os iniciantes podem ter alguma dificuldade com a quantidade grande de peças e a complexidade da montagem e a péssima folha de instrução.

 

 
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