Potez 63-11 1/72 (parte 2)
Escrito por Henrique Castro   
Qua, 27 de Agosto de 2014 15:32


Parte I

 

Pintura feita. Ainda é preciso fazer correções, mas apliquei o verniz para proteger e depois farei isso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Segui o manual na indicação de cores e na posição da camuflagem. Percebi que os capôs dos motores podiam ser pintados separados, então desencaixei. Ainda falta pintá-los. O da direita tem uma boa parte marrom, o que equilibra a camuflagem.

 

Decais aplicados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não gostei da qualidade dos decais. Há alguns pequenos problemas de impressão e rasgam fácil.

Aproveitei para testar meu decal trey. Achei que era uma coisa boba e só comprei de curiosidade. Mas adorei a ferramenta. É excelente e ajuda, principalmente pessoas desastradas como eu.

Imagem

Aqui a forma como é usado.

Imagem


Enquanto esperava o verniz secar comecei a trabalhar nos motores.

O Potez tinha como propulsão dois motores radiais Gnome-Rhone 14M de 700HP. Era um motor pequeno e que não apresentava um bom desempenho se comparado aos motores produzidos fora da França. Na época em que o Potez 63-11 entrou em serviço a Alemanha já operava com o potente V Daimler-Benz e os ingleses possuíam dois motores, maiores e mais pesados, mas de excelente performance, o Bristol Hercules e o Roll-Royce Merlin. A preocupação francesa com sua capacidade limitada para fabricação de motores era tanta que em 1939 passou a exigir que todo modelo de aviação militar em operação fosse compatível com motores importados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As hélices do kit são horríveis, Parecem uns galhos de árvore:

Imagem

Então troquei por essas de metal:

Imagem

Imagem

Depois do verniz seco segui com o wash usando o produto da Pro-Modeler como o Augusto mostrou em uma das reuniões. Não me preocupei em limpar 100% o inferior para ajudar com o desgaste. Como a camuflagem superior é muito escura, em alguns lugares as linhas não ficaram muito marcadas, mas quando o brilho sair deve ficar mais fácil de ver.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

 


Rodas prontas. Usei uma em resina da Hi-Tech, pois a do kit é uma piada:

Imagem

Terminei a hélice e os motores, falta ainda aquela grade da tomada de ar, mas não tive tempo para ir pegar com o Augusto, vai ficar para o final:

Imagem

Dei uma forçadinha na hora de por um dos motores e abriu a carenagem do motor. :cry: :-( Vai ser um saco corrigir isso.

Imagem

Bequilha no lugar:

Imagem

O trem de pouso se mostrou um desafio. As peças não são boas e dá um certo trabalho arrumá-las, cortando ali, lixando aqui, até ficar no ponto. Depois, a montagem é complicada por não ter guia nenhum, o que dificulta muito o posicionamento das peças e o alinhamento. Troquei uma peça que faz a proteção na frente da roda, pois a peça do set em resina era muito ruim (defeitos e tamanho errado).

Imagem

Imagem

Imagem

 

Depois de reparar a carenagem do motor, aplicar o primer, pintar, envernizar e fazer o wash, fui fixar os benditos motores e descobri que havia invertido as cores da camuflagem quando repintei a peça. :bang: Que burro! Tive que repintar novamente.

Mas superando os percalços terminei essa parte. Vou agora colar os PEs, que não são muitos e fazer o envelhecimento.

Imagem

Imagem

Imagem

 

Desgaste realizado, verniz fosco aplicado e máscara retirada.

Não é que o mascaramento funcionou!
Depois de tanta massa, lixa, depois mais massa, mais lixa... realmente tinha dúvidas com esse canopy. Felizmente, tirando alguns probleminhas que estou com medo de tentar corrigir, acho que ficou bom.

Agora falta muito pouco. Vou por as armas e os PEs. A próxima atualização será com a montagem terminada. 

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

 

Fiquei satisfeito com o resultado, considerando que é um kit difícil de ser montado. Não posso deixar de agradecer a todos que me ajudaram, seja com seus comentários aqui ou com as incontáveis dicas nas reuniões. Obrigado mesmo! :drink: :ok

O que achei do kit:
Os pontos críticos da montagem foram o canopy e o trem de pouso, fora isso o kit vai bem. A falta de pinos guias dificulta o trabalho, mas não é nenhuma surpresa. A única coisa que realmente não gostei no kit foram as partes em resina: o interior é muito simplificado; assento distante do formato real; além de defeitos em muitas peças.

Abaixo algumas fotos. Ainda estou aprendendo a fotografar e ainda não consegui um ambiente controlado o suficiente. Com a prática melhora. :ordem: :lol:

O armamento:

Imagem

Imagem

Imagem

A mira (que decolou voo da bancada e fiquei um bom tempo caçando ela pelo chão)

Imagem

A grade que o Augusto me deu. Ficou muito legal. :ok

 

Imagem

Imagem

Mais algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum