Westland Lynx HAS.3 - Hobby Boss, 1/72 (87237)
Escrito por Marcello Pelliccione   
Seg, 02 de Junho de 2014 22:27

alt

 

Royal Navy Westland Lynx HAS.3 - Hobby Boss, 1/72 (87237)

 

Histórico

O Lynx (Lince, em português) é um helicóptero militar multi-tarefa projetado e construído pela Westland Helicopters britânica. Inicialmente de pretensão utilitária para uso civil e naval, o interesse militar despertado pelo helicóptero levou ao desenvolvimento de um grande número de variantes utilizadas por exércitos e marinhas das forças armadas de diversas nações pelo mundo. Seu uso mais corriqueiro se dá nas funções de utilitário de campo de batalha, tarefas anti-blindados, guerra anti-submarinos e socorro (busca e resgate).
O Lynx HAS.3 é uma evolução da variante HAS.2, utilizada em papel anti-submarino (daí o AS na nomenclatura) pela Royal Navy britânica. Impulsionado por 2 motores Gem 42-1, traz ainda evoluções em componentes dos motores.

O kit

O kit consiste em 5 sprues de estireno cinza claro e 2 sprues de transparências, totalizando 67 peças injetadas e vem embalado na típica caixa em papelão fino, porém resistente, da Hobby Boss.  As peças que compõem o nariz do helicóptero merecem um sprue isolado, provando que mudam de acordo com a variante do Lynx adquirida - a Hobby Boss também injetou os modelos HAS.2, Super Lynx, Mk. 88 e Mk. 90.
Os detalhes são finos e em baixo relevo, no padrão atual que a tecnologia de moldagem permite, mas nada excepcionais, sendo simplesmente corretos. Curiosamente, o kit não acrescenta muito nesse quesito em relação as outras opções no mercado, uma delas o Lynx da Airfix.
O modelo traz cockpit e cabine completos, porém os detalhes são simplórios, muito deve ser ajustado e/ou adicionado pelo modelista. Há 3 assentos "genéricos" para piloto, co-piloto e um tripulante, todos com almofadas em separado, facilitando a pintura. Curiosamente, o kit oferece opções de painel de controle e console central com ou sem detalhes moldados. Ao optar-se pelas peças lisas, porém, não encontramos os decais dos instrumentos na folha que o acompanha (?!).

alt alt alt alt


A cabine logo atrás do cockpit traz os chamados jump seats, presentes nas configurações de transporte de carga e/ou passageiros. O modelista terá de pesquisar ou usar conjuntos aftermarket para compor a verdadeira cabine da variante anti-submarino. Assoalho, teto e laterais estão presentes, mas sem detalhamento injetado. As portas da cabine vem em peças à parte, mas não há detalhes na fuselagem como os trilhos das mesmas, sendo mais fácil sua instalação na posição de fechadas.

alt alt alt alt


Os detalhes na cabeça do rotor são no entanto razoáveis e adequados, tornando esta talvez a melhor peça do conjunto. 2 peças com detalhes das telas das tomadas de ar do motor são incluídas e, ainda que sólidas, adicionam realismo à fuselagem superior.
Em relação ao armamento, o kit traz 2 torpedos. Outros projéteis aparecem nas instruções de pintura, mas somente esses 2 torpedos estão presentes nas árvores.
As instruções são aquelas típicas da HB: claras, em diagramas corretos e bem impressos, e a princípio parecem indicar bem onde entra cada antena do helicóptero.
O kit oferece 2 esquemas de pintura e decoração: um típico exemplar operacional cinza com painéis em vermelho, e um outro com uma decoração extravagante tipo aqueles esquemas "tiger meet", esse dos "Black Cats" da Royal Navy.

alt alt alt alt


Conclusão

O kit traz bons detalhes injetados, mas não se livra do uso de conjuntos de detalhamento e aftermarket. Isso o torna somente uma opção a mais no mercado.
Recomendado para modelistas dispostos a uma boa pesquisa e abertos ao uso de conjuntos de melhoramento, e/ou para aqueles dispostos a uma montagem rápida e correta, sem se ater a maiores detalhes.

Agradecemos a Hobbyterra pelos exemplares deste review.Imagem

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum