Mig-15bis Eduard1/72
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 23 de Abril de 2014 13:21

 

Mig-15bis item 7056

 

Quando apareceu nos céus da Coreia em 1950, o MIG-15 foi uma completa surpresa para as potências ocidentais. Um caça a jato leve, rápido, capaz de voar a a grande altitude e com asas em flecha, era muito superior a qualquer avião de combate do ocidente.

A surpresa foi maior porque naquela época não se considerava que os soviéticos fossem capazes de desenvolver um avião como este. Na verdade a indústria aeronáutica soviética sempre foi muito desenvolvida e apresentou diversos projetos pioneiros, foi deles, por exemplo, o primeiro caça monoplano com trem retrátil, o I-16. No entanto os expurgos feitos por Stalin ao longo dos anos 30 não atingiram somente os militares. A grande maioria dos projetistas soviéticos foi colocada sob suspeita e acabou presa. Isto estagnou a pesquisa aeronáutica soviética e eles começaram a 2ª guerra com aviões claramente ultrapassados. As derrotas seguidas no início do conflito levaram a uma reavaliação de prioridades e os projetistas, antes inimigos do estado, foram recolocados em suas funções ainda que sob estrita vigilância. Com isso ao fim da guerra os soviéticos já contavam com aviões tão bons como os do ocidente ainda que isto não estivesse claro para as potências ocidentais.

A incredulidade na capacidade soviética era tão grande que por muito tempo o MIG-15 foi considerado apenas uma cópia de um projeto alemão, o Ta-183 (O mesmo foi dito sobre o  Saab J29 Tunnan), mas provavelmente o unico que seguiu parte do desenho alemão foi o Pulgui II argentino, desenhado pelo mesmo preojestista, Kurt tank. O Mig-15, era um projeto próprio, ainda que utilizasse um motor de projeto inglês e o conceito de asas em flecha obtido através da captura de documentos alemães. Todas as grandes potencias fizeram o mesmo. O conceito de asas em flecha foi apresentado pela primeira vez na conferência de Volta, na Itália em 1935 pelo projetista alemão Adolf Busemann, no entanto ninguém prestou muita atenção a esta descoberta uma vez que a real vantagem desta configuração só se faz presente em velocidades próxima de Mach 1 (velocidade do som) e um avião capaz de desenvolver esta velocidade era uma impossibilidade com a tecnologia de então. Os alemães durante a segunda guerra investiram pesado em tecnologias novas e uma delas foi o das asas em flecha, ainda que não tivessem feito uso prático deste conceito (o Me-262 tinha asas assim mais pelo equilíbrio do centro de gravidade do que por motivos aerodinâmicos) Estes estudos foram capturados tanto pelos aliados ocidentais como pelos soviéticos. O MIG -15bis foi uma nova versão, basicamente igual ao MIG-15 original, com mudança no motor, armamento e pequenas alterações aerodinâmicas.

O MIG-15, seja pelo inovação do desenho, seja pelo desempenho, muito superior aos aviões da época em que começou a voar, tem um lugar garantido na galeria dos aviões mais famosos da história da aviação.

 

 

 

O Kit

Com o lançamento do MIG-15 Bis na 1/72 a Eduard resgatou a memória deste importante avião lançando finalmente um modelo que incorpora todas as tecnologias mais recentes. Neste caso trata-se de um modelo Profipack, que inclui não só o kit básico como também photoetchs, mascaras para pintura e diversas opções de marcação. As peças são muito bem injetadas, sem rebarbas ou falhas visíveis, as linhas de painel são finas e perfeitamente nítidas. O interior é bem detalhado para a escala e se beneficia dos acessórios em PE que acompanha esta versão. Existem duas opções de rodas bem como duas opções de tanques sub alares. As transparências são de ótima qualidade sem distorções e perfeitamente translucidas. Para o painel de instrumentos existem 3 opções de acabamento, decal + peça injetada, peça injetada com instrumentos em relevo, e nesta versão profipack, o painel em PE. Os pontos negativos são os pneus, tanto das rodas principais, como da bequilha, que me pareceram com detalhes exagerados. Vale chamar a atenção que na versão cubana, segundo o manual, é preciso cortar um pequeno pedaço, em meia lua, da aleta interna sobre a asa esquerda, como pode ser visto na foto acima (ollhar a sombra).

 

 

 photo P1060284_zps095a9a3c.jpg  photo P1060286_zps6f36f853.jpg  photo P1060287_zps8897c1ad.jpg  photo P1060289_zps068bf101.jpg  photo P1060291_zps38c0e441.jpg
 photo P1060293_zps9b246419.jpg  photo P1060295_zpsf4ef3e14.jpg  photo P1060296_zps4dba9c71.jpg  photo P1060298_zps954a1cd1.jpg  photo P1060299_zpsf3f167bb.jpg
 photo P1060300_zpsf888c721.jpg  photo P1060301_zps3ae5317f.jpg  photo P1060302_zpsa1434464.jpg  photo P1060303_zps3b829fa5.jpg  photo P1060304_zpsb55eef96.jpg
 photo P1060305_zps831c87e5.jpg  photo P1060306_zps6895eca6.jpg  photo P1060309_zpsdd5082ce.jpg  photo P1060310_zpsf845e035.jpg  photo P1060311_zpsa54c3a35.jpg
 photo P1060312_zpscb6ec7cc.jpg  photo P1060313_zpsf11aab72.jpg  photo P1060314_zpse2530718.jpg  photo P1060315_zpsecbd0fa0.jpg  photo P1060316_zpsd80322a9.jpg

 

 photo P1060282_zps9eb23e99.jpg  photo P1060275_zps0b0859cc.jpg  photo P1060276_zpsb409c4f6.jpg  photo P1060277_zpsa87ba777.jpg

 

O manual de instruções é no já conhecido padrão da Eduard, todo colorido e com papel e impressão de ótima qualidade. Os decais são muito bem impressos, sem falhas no registro e com o filme fino. As versões oferecidas são:

  1. Mig-15bis Col Yevigny G. Pepelyaev, Coreia 1951
  2. Mig-15bis 54o IAK, União Soviética, meados dos anos 50
  3. Mig-15bis, Henry Perez, Cuba, anos 60
  4. Mig-15bis, Força aérea egípcia, outubro de 1956
  5. Mig-15bis, JAG 11, Alemanha Oriental, 1956

 

 photo mig15_zps61e30d40.jpg  photo mig150001_zps7e4ff352.jpg

 

 photo mig150005_zps0cf0fcf0.jpg  photo mig150003_zpsf5da4eb2.jpg  photo mig150002_zpscccc8673.jpg

 

 

 

Conclusão

Um ótimo lançamento da Eduard que cobriu uma importante lacuna na aviação 1/72.

 

Veja também os complementos da Eduard para este modelo

Conjunto Brassin (inclui todos os abiaxo)

Cockpit

Airbrakes

Exterior

Flaps

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum